quarta-feira, 3 de setembro de 2008


Na filosofia ayurvédica, todos os 6 sabores (ácido, adstringente, amargo, doce, picante e salgado) estão associados a determinadas emoções. Já que estávamos no tema Lilith, ressalta-se o sabor salgado, que corresponde ao hedonismo, à busca do prazer e de sua saciedade. Não só o sal vem do mar, mas também os peixes. O mar representa o subconsciente coletivo, o repositário de todas as emoções. Um dos peixes mais saborosos do mar, na minha opinião, o cação (que é um pequeno tubarão) expressa como nenhum outro as qualidades que a filosofia ayurvédica atribui ao sabor salgado: determinação, vontade e embição. Assim, apresento uma receita que criei com esse peixe que adoro, e espero que vocês se deliciam. NÃO ESQUEÇAM DE COMENTAR!

Strogonoff de Tubarão
500 gs de cação em cubinhos (sem ossos)
2 xícaras de alho-poró em fatias de ½ cm de espessura
½ pimentão de cada cor (vermelho, verde, amarelo) em quadradinhos de 1½ cm de lado
½ xícara de óleo
2 colheres de sobremesa de extrato de tomate
200 gs de creme de leite
1 cubo de caldo de peixe
1 cebola pequena picadinha
50 gs de azeitona verde em aros

Reserve umas 50 gs de retalhos do peixe, 50 gs de retalhos dos pimentões e do alho-poró, liquidifique junto com o estrato de tomate e coe;Aqueça o óleo, refogue a cebola, o alho-poró e os pimentões até a cebola ficar transparente e os pimentões brilhantes, junte e refogue o cação até mudar de cor;Junte o caldo de peixe e misture;Junte o molho liquificado e misture, cozendo por 7 minutos;Junte o creme de leite e misture.

Sirva com arroz branco bem soltinho temperado com alho, E BOM APETITE!

Lilith


A INFLUÊNCIA DA LILITH

NA VIDA E NO AMOR


Apenas nas últimas décadas os astrólogos aprofundaram seus estudos sobre a misteriosa Lilith, conhecida pelos cabalistas desde a Antiguidade. Arquétipo feminino, associado na mitologia grega a Perséfone, a Lilith simboliza a libido, os desejos secretos e as fantasias que habitam nosso inconsciente, representado nos mitos como os subterrâneos da Terra, ou o Hades. Astrologicamente não se trata de um planeta, mas de um ponto energético no espaço que possui, como os planetas, ciclos regulares, no caso, a translação de 9 anos,permanecendo 9 meses em cada signo. Não é à toa que iguala a gestação humana, já que
simboliza "o lado oculto da Lua", isto é, sendo a Lua símbolo da maternidade e do subconsciente, a Lilith é a somatória dos instintos sexuais e rebeldes que foram reprimidos em função da cultura e da educação. É tudo aquilo que não se diz, mas que se deseja ardentemente... Sendo uma forte energia latente, pode e é usada pelos praticantes de magia para atingir os mais variados objetivos. Mas essa energia flui em todas pessoas na forma de charme, encanto e sedução, resultando na atração amorosa. Modernamente, as energias representadas na Astrologia pela Lilith são trabalhadas, por exemplo, pela Bioenergética, pela Metafísica, pelo Feng-Shui, pelo Reiki e pelas escolas de magia que utilizam a energia sexual, como a Wicca, na forma de rituais que utilizam apenas ervas, essências, cristais e velas coloridas. Os praticantes de tais técnicas sabem que devem visar somente o Bem, sob risco de ter quaisquer efeitos negativos revertidos sobre si mesmos. Tais rituais têm maior eficácia quando são respeitadas as influências astrológicas, escolhendo-se o dia e a hora ideais para realizá-los. Nessas análises, respeitam-se, inclusive, os trânsitos da Lilith. Quando mal dirigida, no entanto, a energia da Lilith tende a trazer confusões, dificuldades, malícia, intrigas ou seduções perigosas, ou seja, relacionamentos irresistíveis que acabam trazendo problemas, as chamadas "atrações fatais". Observar seus trânsitos, isto é, como e onde nos afeta astrologicamente, ajuda a prevenir tais transtornos e a aproveitar melhor seu potencial de sedução, para atrair não só o amor mas também a prosperidade.