domingo, 8 de fevereiro de 2009

Embora este blog seja dedicado a esoterismo e culinária, outro assunto que mexe muito comigo é o meio ambiente. Por isso esse post de hoje.

AS ÁRVORES DA CIDADE DE SÃO PAULO

Muitas coisas estão erradas nesta cidade: excesso de muros, de grades, de cães, de lanças, de cacos de vidro. Lixo nas calçadas, postes, excesso de fios à altura do segundo pavimento das casas, é só abrir a janela para se deparar com "lindos" e variados fios de todos os tipos, gerando um enorme campo eletromagnético que prejudica a saúde (por que não estão em galerias subterrâneas?), e vai por aí afora.
Porém, é realmente muito triste ver a maneira com a prefeitura e os moradores desta cidade têm tratado as árvores. Tenho para mim que as árvores são os elementos mais importantes numa megalópole como São Paulo. Precisarei relembrar o leitor das lições do primeiro grau? Ok, vamos lá.

Importância das árvores:
1. Árvores fornecem oxigênio e limpam o gás carbônico do ar, além de "filtrar" vários outros poluentes em suspensão;
2. Árvores dão sombra;
3. Árvores embelezam por si só, além de enquadrar e valorizar esteticamente as estruturas edificadas;
4. Árvores protegem-nos dos ventos fortes;
5. Árvores melhoram o micro-clima, reduzindo o efeito "ilha de calor", aumentando o conforto e diminuindo a necessidade de condicionadores de ar e que-tais que consomem ainda mais energia;
6. Árvores fornecem madeira, que serve para tantas coisas que nem consigo enumerar;
7. Árvores aumentam a umidade atmosférica nos dias mais secos, que irritam nossos olhos, nariz e garganta;
8. Árvores dão flores;
9. Árvores reduzem o excesso de luminosidade gerado por pisos, paredes e vidraças, que irritam e prejudicam nossa visão;
10. Árvores dão frutos;
11. Árvores geram um habitat natural para os pássaros (aqueles que têm a sorte de não estarem presos em gaiolas sem ter cometido crime algum);
12. Árvores trazem boas energias e canalizam convenientemente o "chi", de acordo com o feng-shui;
13. Árvores aumentam o valor financeiro dos imóveis próximos a elas;
14. Árvores geram variações de cor, forma e textura à cidade, criando uma sensação de bem-estar;
15. Árvores e seus canteiros favorecem a permeabilização do solo;
16. Árvores absorvem o excesso de água do solo (este item e o anterior são primordiais numa cidade cheia de enchentes devido à estúpida impermeabilização excessiva do solo);
17. Árvores reciclam os componentes químicos da terra, trazendo-os novamente para o ciclo da vida;
18. Árvores mantêm a estrutura do solo firme, prevenindo desmoronamentos que matam pessoas;
19. Árvores servem pras crianças brincarem;
20. Árvores servem pra ser abraçadas e amadas, captando-se assim a energia vital da terra;
21. Árvores conectam-nos à natureza, preservando nossa humanidade;

21 razões para cuidarmos bem delas, e para disseminá-las; curioso, né, 21, e dia 21 de setembro é o Dia da Árvore! Mas pra que serve ter um Dia da Árvore se a prefeitura não cuida delas como deveria? Eu morava numa casas em frente à qual havia uma árvore, e a prefeitura ia lá sim pra "cuidar" dela, isto é, cortar os galhos que atrapalhavam a passagem da fiação elétrica, telefônica, etc. A pobre árvore era mutilada e desfigurada a cada 3 meses em nome da ridícula disposição aérea de horríveis e perigosos cabos de energia e transmissão de dados! Hoje moro em frente a uma praça muito linda, e sempre preciso telefonar pra prefeitura vir fazer a capinação. Há várias árvores, hoje, com os ventos e a chuva, 3 delas caíram, e me deixaram muito triste! Porque não foram convenientemente mantidas pela mesma prefeitura que me cobra IPTU mensalmente para fazer isso. Basta ligar a TV às 18hs para se ver mais de 10 árvores caindo ou incendiando na cidade, devido a problemas com cupins, pragas, parasitas e outros. Causando interrupção de energia, de transmissão de dados e prejuízos, além de arriscar vidas e paralisar mais ainda o trânsito caótico dessa cidade maluca.
Por que será que os vereadores não criam uma lei obrigando construtores e proprietários de imóveis a plantar e conservar árvores em todas as calçadas? Obviamente com a supervisão de botânicos da prefeitura. Por que árvores em estado crítico não são substituídas, antes de causar acidentes? Por que não se incentiva o plantio de árvores floríferas e frutíferas em toda a cidade? Nós não respiramos exalações de concreto!

EU PROTESTO!

POR FAVOR, JUNTE SEU COMENTÁRIO A MEU PROTESTO!


Importância das Árvores



Ciclo da água
A infiltração de água em solos com cobertura florestal é 40 vezes maior do que em solos descobertos (Rezende e cols., 2000), alimentando os lençóis freáticos, que formam as nascentes e os rios. A presença de árvores reduz o impacto causado pelas chuvas, evitando a erosão do solo e o conseqüente assoreamento dos recursos hídricos (Magalhães e Crispim, 2003). Além disso, quando absorvida pelas plantas, a água volta à atmosfera em forma de vapor, pela transpiração das folhas, que também origina partículas necessárias (aerossóis) para que as nuvens se formem (Claeys e cols, 2004). 

Amenizam o clima
Uma árvore isolada pode transpirar até 500 litros de água por dia. Além disso, a interceptação solar pelas copas evita o aquecimento dos prédios, cria ambientes que servem de abrigo nas horas mais quentes do dia e diminui as consequências da insolação direta.

Diminuem a reflexão da radiação do sol
Superfícies artificiais refletem até 50%%, enquanto a vegetação reflete de 25 a 10% dessa radiação, diminuindo o efeito térmico.

Efeito sobre o regime dos ventos
Podem bloquear ventos frios no inverno e dirigir a entrada de correntes que resfriam o ambiente no verão.

Economia de energia
Redução do gasto com refrigeração. Segundo uma pesquisa, em Sacramento, Califórnia, EUA, a economia anual foi calculada em 18,5 bilhões de dólares devido à presença de árvores.

Captação de partículas e gases presentes no ar
Remoção de 1,2 tonelada/hectare de dióxido de carbono.

Conservação da biodiversidade
As árvores servem de refúgio e provêem alimento para consumidores primários (herbívoros) tais como aves e insetos. Em dois bairros de Volta Redonda foram registradas 90 espécies de aves nas árvores individuais existentes na arborização das ruas.

Atuam nos aspectos sensoriais e estéticos
Amenizam a aridez e a repetição dos prédios e outras áreas construídas.

Saúde física e mental
Auxilia na recuperação de doentes e tem um efeito restaurador, com mudanças positivas no estado psicológico, no sistema fisiológico (diminui a pressão arterial), funcionamento cognitivo e comportamental.

Atendimento às necessidades lúdicas, de recreação e lazer
Os espaços verdes são utilizados para eventos, festas, festivais, shows, entre outras atividades.

Bibliografia

Claeys M, Graham B, Vas G, Wang W, Vermeylen R, Pahynska V, Cafmeyer J, Guyon P, Andreae MO, Artaxo P e Maenhaut W. Formation of secondary organic aerosols through photooxidation of isoprene. Science. Feb 20;303(5661):1173-6, 2004.

Magalhães LM e Crispim AA. Vale a pena plantar e manter árvores e florestas na cidade? Ciência Hoje, vol.33, n.193, p.64-68, 2003.

Rezende, RP, Lazarini da Fonseca, CE, Balbino, VK e De Souza, CC. As matas de galeria e sua importância biológica. Engenharia Florestal, UnB, 2000.

FONTE: http://www.iesambi.org.br/campanhas_arquivos/arvoresimportancia.htm