terça-feira, 18 de maio de 2010

livros


AUTORES = Pierre Verger, Waldeloir Rego e Jorge Amado (textos) & Carybé (aquarelas)

LIVRO = Iconografia dos Deuses Africanos no Candomblé da Bahia





ASSUNTO = Artes, Religião

TODA A BIBLIOTECA - MAPA DO BRECHÓ

ANO = 1980
EDITORA = Raízes Artes Gráficas, São Paulo
FORMATO = Encadernado, Capa dura, 31 X 42 cm, impresso em papel Waterprint 180 gs
PÁGINAS = 240
ILUSTRAÇÕES = 128 aquarelas de Carybé, em cores, pintadas entre 1940 e 1980
ESTADO = Excelente





SINOPSE/ VALOR HISTÓRICO = Tiragem de apenas 5 mil exemplares. Projetado pelo artista baiano Emanoel Araújo, o livro Iconografia dos Deuses Africanos no Candomblé da Bahia foi impresso pela Editora Raízes Artes Gráficas, em São Paulo (1980), sob a coordenação da Universidade Federal da Bahia, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, e com apoio do então Ministério da Educação e Cultura através do Instituto Nacional do Livro.





Com introdução do escritor Jorge Amado e textos antropológicos do fotógrafo e etnólogo Pierre Verger e do historiador Waldeloir Rego, o documentário contém 128 aquarelas do pintor, desenhista e muralista Carybé e foi realizado entre 1940 e 1980. Uma recriação da participação do elemento negro na cultura baiana, que preserva a memória histórica da Bahia.







Segundo Carybé, esse trabalho foi estimulado quando o escritor Rubem Braga o apresentou ao professor Anísio Teixeira, que o apresentou ao então governador da Bahia, Otávio Mangabeira, com o intuito de contratá-lo para "desenhar a Bahia".










Nos textos de Waldeloir Rego e Pierre Verger, distribuídos nos tópicos seguintes, o documentário organiza incomparável contribuição para o Candomblé da Bahia, sua história e significação exata dos valores culturais trazidos da África pelos escravos, aspectos dos mais representativos da memória do povo baiano e do povo brasileiro:
Mitos e Ritos Africanos da Bahia – A vinda dos escravos; O espaço sagrado; As divindades; Os ritos. (Waldeloir Rego).
Orixás da Bahia – Tráfico de escravos; Sincretismo; Primeiro Terreiro de Candomblé; Relações Bahia-Africa – Culto dos Orixás; Iniciação;Terreiro de Candomblé. (Pierre Verger)


As 128 aquarelas revelam e evidenciam o relacionamento pessoal de Carybé com o candomblé baiano. Segundo Jorge Amado, no prefácio desse documentário, Carybé não se limitou à pesquisa puramente, mas demonstrou o valor e a importância da sua arte "À serviço, vale a pena acentuar, da preservação dos valores culturais trazidos da África pelos negros para aqui se misturarem com as outras matrizes de nossa cultura original(..)".

PREÇO SUGERIDO = R$ 1290,00 (mais custos de envio)

CONTATO = andre.bhm@linkbr.com.br



Nenhum comentário: