sábado, 8 de janeiro de 2011

Horóscopo


1/1 a 31/12/2011

PREVISÕES COMPLETAS PARA

CAPRICÓRNIO



PLUTÃO

Plutão ingressou em seu signo em dezembro de 2009 e permanecerá nele por mais catorze anos, promovendo uma lenta transformação. Aos poucos, várias qualidades e virtudes serão adquiridas ou aperfeiçoadas pelos capricornianos. Algumas giram em torno da ideia de renúncia. No caso, renunciar a tudo o que é supérfluo ou de somenos importância, para se concentrar apenas naquilo que é absolutamente essencial. Na vida profissional, você passará a se especializar exatamente naquilo que considera ser sua maior contribuição para o mundo. Em muitos casos, a recompensa financeira não será o motor do seu desejo de produzir, mas apenas uma consequência natural. Por outro lado, Plutão em Capricórnio nos remete aos grandes capitais, por isso é bem possível que em sua atividade profissional você tenha de gerir somas vultosas, o que fará com muita ética e responsabilidade. Qualquer que seja seu trabalho, sentirá um apelo espiritual para fazer sua parte na reformulação das instituições e na maneira como o capital e o poder se estruturam no mundo capitalista. Você vai desejar fazer revelações e denúncias, e por isso seu emprego e sua integridade moral e física poderão até correr riscos, dependendo da dimensão do vespeiro que for cutucar.
Nas relações familiares, você aos poucos se tornará mais crítico e exigente, não no sentido do conservadorismo, mas no que diz respeito às responsabilidades de cada um. Se não tomar cuidado, poderá se tornar um rígido partidário do trabalho acima de tudo ou um fanático pela acumulação material. Poderá também ficar neurótico com questões de segurança e controle. Muito cuidado, pois Plutão é um radical e é também uma bomba-relógio: se você se tornar rígido demais, autoritário demais, exigente demais, alguma coisa acabará arrebentando. Com Plutão no seu signo, rupturas são possíveis a qualquer momento, seja no relacionamento afetivo, na família ou no trabalho. O momento mais crítico para isso, em 2011, é de 10/4 a 17/9.
Por outro lado, Plutão também vai minar alguns dos conceitos rígidos de Capricórnio. Na verdade, esse longo trânsito representará para o mundo a queda de alguns valores tradicionais, ortodoxos, reacionários e conservadores. Muitos associam Plutão em Capricórnio à queda da Igreja, não chego a dizer tanto, mas com certeza as instituições cristãs terão de rever e reformar muitos de seus dogmas e regras se quiserem continuar angariando seguidores. A “queda” pode simbolizar que seus preceitos deixam de ser padrão para o mundo ocidental. Infelizmente, muitos jovens, influenciados pela cultura cientificista dominante na mídia, optarão pelo ateísmo, e considerarão religião, espiritualidade, ciências esotéricas, etc. meras crenças antigas e supersticiosas. No entanto, são males necessários. A Era de Aquário que ora vivemos privilegia a ciência e a tecnologia acima de tudo, e é apenas uma preparação da Era de Capricórnio, quando espiritualidade e ciência finalmente se tornarão um só conhecimento. Aos poucos, a física quântica começa a se aperceber dessa realidade.
No que diz respeito aos capricornianos individualmente, cada qual terá de reformar seus próprios valores diante de um mundo e de novas gerações que simplesmente não aceitarão a imposição de regras dogmáticas na base do “é assim porque sempre foi assim”. Se você é pai, mãe ou educador, reveja seus conceitos antes que fiquem obsoletos, especialmente aqueles que dizem respeito a família, patrimônio e trabalho.


SATURNO

Seu regente Saturno permanece durante todo o ano de 2011 em seu setor profissional. E aí ficará até setembro de 2012, e até lá está “exaltado”, o que significa que está emanando suas melhores qualidades. Saturno está lembrando a seus regentes a importância essencial do seu trabalho profissional. Enfatizando que o objetivo mais importante desse mister, qualquer que seja sua profissão, não é o dinheiro que vai ganhar, nem o poder que talvez exerça e nem mesmo o status social que lhe concede. A razão maior para o exercício profissional é a doação, a promoção humana, é fazer o bem – de alguma maneira – para alguém. É muito importante lembrarmos isso num mundo em que marcas e empresas valem muito mais do que pessoas. 
Assim, capricorniano, se você estiver fazendo a coisa certa, se está seguindo sua vocação, se ama o que faz e se aufere satisfação íntima pelo bem que seu trabalho causa a pessoas, então Saturno certamente vai promover seu crescimento profissional, dar-lhe estabilidade e reconhecimento. Caso contrário, Saturno só lhe trará mais obrigações, tarefas árduas e penosas. E haverá até a possibilidade de você mudar de emprego, o que seria uma oportunidade para procurar um trabalho, função, empresa ou profissão mais de acordo com seus ideais. O período em que uma mudança pode acontecer vai de 27/1 a 13/6, quando você estará revisando sua vida profissional. O momento mais crítico ocorrerá de 23/4 até 7/7, sendo a data mais provável para uma ruptura em torno de 13/6. A partir de 8/11, você experimentará uma satisfação íntima e uma sensação de adequação espiritual-material decorrente das mudanças ou aperfeiçoamentos que tiver realizado em sua carreira profissional ao longo do ano.


JÚPITER

Júpiter começa 2011 ainda expandindo seus contatos e acelerando seus deslocamentos diários, mas já em 23/1 ingressa no setor familiar e doméstico, onde vai trazer mais calor, compreensão e bom-humor às relações familiares. Haverá prosperidade para a família e a casa, com aquisição de bens que proporcionarão mais conforto e alegria à vida doméstica. Durante o período, poderá haver aumento da família, ou pelo nascimento de uma criança, pela chegada de um parente para morar junto ou em função de um casamento. A família poderá também desejar se mudar para uma casa maior e melhor, e até mesmo a mudança de cidade não está descartada. O período de 30/1 a 20/3 é o mais provável para as mudanças citadas. De 10/3 a 16/4, as mudanças domésticas e familiares entrarão em choque com sua vida profissional, pelo tempo que lhe tomarão, pela distração que lhe causarão ou mesmo pelas consequências de uma mudança de lugar. Após 26/5 e até 24/6, no entanto, você estará experimentando uma sensação de bem-estar doméstico em decorrência das mudanças e do progresso da família.
Em 5/6, Júpiter ingressa no seu setor dos namoros, da arte e do esporte. Caso anda esteja sozinho, é extremamente provável que venha a conhecer alguém muito interessante com quem começará um namoro. Essa pessoa provavelmente terá os signos de Sagitário ou Peixes proeminentes em seu mapa natal, será livre, desimpedida, alegre, culta, bem-humorada, talvez um profissional liberal ou pequeno empresário. Viverão juntos momentos de muito prazer e alegria, seus sentimentos e sua sexualidade ficarão muito estimulados. Caso você seja casado ou esteja namorando firme, Júpiter no setor do namoro trará uma renovação da vida afetiva e sexual do casal. Para que isso aconteça, poderão fazer alguma nova atividade juntos, pois novos desafios vividos a dois têm o dom de reaproximar o casal mesmo quando a rotina já está instalada no relacionamento. Assim, sugere-se que pratiquem juntos um novo esporte, como por exemplo, vôlei, equitação, caminhadas ou uma arte marcial; ou então que façam um curso de arte como dança ou teatro; ou ainda, simplesmente realizem uma viagem no estilo aventureiro.
No entanto, se o desgaste do casamento ou mesmo do namoro for grande, Júpiter poderá trazer a separação, e muitas vezes uma terceira pessoa estará envolvida nesse processo. Resumindo: é renovar ou começar algo novo. De 12/6 até 2/12, devido à renovação amorosa, você experimentará um estado de entusiasmo e paixão, uma alegria natural acrescida de autoconfiança e sensação de poder que lhe fará muito bem. Em 31/8, as novidades de Júpiter diminuem seu ritmo e a revisão da sua vida amorosa tem mais chance de terminar em separação. Seja como for, de 15/11 em diante, em função das mudanças realizadas, você estará experimentando uma agradável sensação de paz e amor, que vai deixá-lo de bem com a vida. Júpiter transitando nesse setor pode ainda simbolizar uma gravidez.


URANO
Urano começa o ano ainda agitando seus contatos e seus deslocamentos diários, mas a partir de 11/3 ingressa no seu setor familiar, juntando-se a Júpiter, que ainda lá estará, conforme descrito na primeira parte do tópico anterior. Urano reforçará todas as mudanças já descritas na vida familiar e doméstica, mas acrescentará a elas um sentimento de urgência. Alguns fatos ocorrerão de forma precipitada e surpreendente, e você precisará de rapidez de pensamento, criatividade e adaptabilidade para lidar com algumas dessas situações. Essas mudanças no setor doméstico e familiar continuarão acontecendo nos próximos sete anos, o que significa que você poderá passar por muitas mudanças de residência, ou mudanças e reformas na residência. A estrutura familiar (quem mora com quem) também poderá mudar várias vezes. Se você mora com os pais, esse é o momento em que trabalhará para conseguir morar sozinho e obter sua independência. 
Muitas vezes, haverá discussões e atritos em família, um clima sujeito a explosões repentinas e gratuitas. O sinal de que isso estará acontecendo será uma sucessão de problemas com eletricidade ou equipamentos eletrônicos em casa. Mudanças terão de ser feitas e por isso rupturas acontecerão. De 11/7 até 11/12 é o período em que tais rupturas têm mais chance de acontecer.


NETUNO

Netuno inicia 2011 ainda criando dificuldades na sua vida financeira, como vem fazendo nos últimos catorze anos, mas a partir de 5/4 ingressa no setor dos contatos e dos deslocamentos de Capricórnio. Vale dizer que será uma breve visita, apenas uma avant-première do ingresso definitivo no setor que só se dará em fevereiro de 2012. Em 2011, Netuno ficará aí apenas até 4/8, dando uma amostra do que virá nos catorze anos à frente.
Lenta e progressivamente, haverá uma substituição dos seus contatos sociais, profissionais e familiares: você se preocupará em ter por perto, conversar todo dia, visitar e atualizar em suas redes sociais pessoas que tenham mais a ver com você em termos espirituais ou artísticos. Se você um capricorniano mais místico, dará ênfase cada vez maior aos contatos com pessoas que compartilham da sua fé; se você for mais do tipo artístico e musical, selecionará aos poucos pessoas que compartilham dos seus estilos prediletos. Os verdadeiros sentimentos, a afetividade espontânea serão os valores primários na escolha das pessoas com quem você vai conviver, além da identificação espiritual e cultural, como já dissemos. Esse processo ocorrerá concomitantemente com o trânsito de Plutão no seu signo, ambos ao longo dos próximos catorze anos. E o filtro de Plutão trabalhará em comum acordo com o filtro de Netuno, em busca dos mesmo objetivos de vida.
De 4/6 em diante, você já sentirá a necessidade de realizar alguns cortes em suas listas de contato. Depois de 5/8, Netuno volta a perturbar seu setor financeiro, e a questão dos contatos só voltará a foco em fevereiro de 2012.
Com relação aos deslocamentos diários, Netuno vai torná-lo preguiçoso, você vai querer ficar mais tempo em casa. Vai também passar a se preocupar menos com rapidez e velocidade e dar mais valor à calma e ao conforto. Isto é, preferirá viajar de navio que de avião, por assim dizer. Poderá, com o tempo, vir a gostar de morar em regiões litorâneas, ou próximas a lagos ou rios. 


MARTE

Marte começa 2011 no seu signo, onde estará ativando fortemente as mudanças promovidas por Plutão (vistas acima), que poderá estar deixando você nervoso, com raiva, crítico demais, agitado e até um pouco agressivo. Compreenda a necessidade de mudanças e aja com firmeza, mas gentilmente.
Em 16/1, Marte ingressa no setor financeiro, enfatizando as necessidades descritas no tópico anterior. Neste período, há risco de coisas quebrarem ou queimarem, e também de perdas ou roubos. Cuidado com a manutenção e a segurança de seus bens. Em 24/2, Marte entra no seu setor dos contatos e dos deslocamentos, trazendo a necessidade de responder a indagações de maneira rápida e firme, porém tentando controlar suas emoções, pois tende a sentir raiva, discutir, brigar e até ofender, especialmente se se sentir criticado ou questionado. Atenção também com seus deslocamentos, pois poderá se envolver em incidentes ou dificuldades no trânsito. Durante o período, evite locais ermos ou perigosos.
Em 3/4, Marte ingressa no seu setor familiar e doméstico. Poderá haver discussões, brigas e agressões verbais em família. O clima ruim em casa poderá gerar uma propensão a acidentes com fogo, cortes, coisas que queimam ou quebram. Procure manter as emoções sob equilíbrio e ser firme e direto em suas posições. 
Após 12/5 Marte trará muita atividade e agitação para seus momentos de lazer, ao desfrutar da companhia dos amigos e também no namoro. Se você estiver sozinho, poderá encontrar um novo amor e começar um namoro (especialmente se você for mulher). Este também será um período de grande criatividade nas artes e de grande energia e entusiasmo nos esportes e atividades ao ar livre em geral. 
Depois de 22/6, Marte provocará alguns desafios no seu cotidiano profissional e doméstico, aumento a agitação aí conforme já foi descrito nos tópicos sobre Júpiter e Urano. Você terá de se esforçar e utilizar de muita energia para resolver alguns problemas. Haverá críticas e rebeldia contra suas posições, seu poder de liderança está sendo questionado. Tente evitar discussões, confrontos e fuja de brigas. Cuidado com fogo e instrumentos cortantes; aliás, cuide da saúde evitando sal e comidas e temperos estimulantes em excesso. A partir de 4/8, Marte passará a gerar cobranças e discussões no relacionamento, podendo resultar em brigas, mas não necessariamente em ruptura. Caso esteja só, esse é o momento para aparecer uma nova pessoa muito atraída por você (especialmente se você for mulher: tome cuidado com as reais intenções dessa pessoa, pois nem sempre atração física, por mais irresistível que seja, significa que haverá amor, Marte gosta de personificar o lobo mau). 
Em 20/9, o planeta passará a ativar a sua sexualidade. Toda a sua energia física, mental e psíquica estará em alta. Depois de 12/11, Marte criará alguns desafios e questionamentos intelectuais, você terá dificuldade em se concentrar nos estudos, porém, se, ao contrário, estiver viajando, cuidado com acidentes, cortes e queimaduras. 


LILITH

A Lilith começa o ano ainda trazendo maledicência, fofocas, mentiras e baixarias em seus contatos cotidianos, podendo também criar situações difíceis em seus relacionamentos de todo dia. Mas a partir de 23/3, ingressa no seu setor familiar, onde se junta a Júpiter e Urano, colocando seu dedinho também nas mudanças que haverá na vida familiar e doméstica, conforme descritas acima. Ocorre que é o elemento introduzido pela Lilith não é nada agradável: fofocas, segredos (alguns escabrosos...), intrigas, raiva, mágoa, agressão. Tudo isso vai conseguir prejudicar um pouco as boas novidades na vida doméstica e familiar, apenas se você permitir! Não dê ouvidos nem sequência a nenhuma história mal explicada. Não recolha ofensas e não permita que elas saiam de sua boca. Será preciso cuidar rigorosamente do astral da casa, além de proteger-se espiritualmente. Utilize técnicas e rituais de limpeza e purificação do lar, aplique o Feng-Shui e assim por diante.
Será conveniente também selecionar muito bem as pessoas que você permitirá que adentrem sua casa, evite pessoas invejosas e também aquelas que sempre estão reproduzindo histórias tristes: são vampiros de energia. Proteja sua casa com cristais e plantas benfazejas, e assim impedirá que a maldade da Lilith perturbe o progresso que haverá esse ano em sua família e residência.

Horóscopo

1/1 a 31/12/2011

PREVISÕES COMPLETAS PARA

SAGITÁRIO




JÚPITER

Seu regente, Júpiter, começa 2011 ainda ativando seu setor familiar e doméstico, trazendo prosperidade para a família e para a casa, e unindo a família em torno de bons momentos. Mas a partir de 23/1, ingressa no setor dos namoros, das artes e dos esportes, onde ficará até 4/6.
Se você estiver sozinho, este será um bom momento para conhecer alguém interessante, com quem rapidamente poderá estar namorando. É provável que esta pessoa tenha Sagitário ou Peixes fortes no mapa astral, seja culta, sem compromissos, livre, bem-humorada e talvez profissional liberal ou pequeno empresário. Se já estiver namorando ou casado, a vida a dois passará por momentos muito alegres e agradáveis, e o prazer sexual aumentará bastante. Talvez o casal venha a gostar de ler alguma literatura sexual que incremente sua vida íntima, mas a vivência conjunta de momentos de lazer ou de atividades artísticas ou esportivas também servirá para isso. Júpiter transitando neste setor também pode trazer uma gravidez no período.
Se você faz alguma arte, Júpiter estará lhe trazendo grande criatividade e entusiasmo no período, resultando em grande produtividade. Caso seja um esportista, viverá uma fase excelente! Mas todas as pessoas se beneficiarão de qualquer atividade artística, esportiva ou passeios ao ar livre com esse trânsito de Júpiter. A fase também é propícia para fazer investimentos de médio prazo. A convivência com os amigos, em encontros e festas, lhe trará muito prazer.
De 30/1 a 20/3, os sagitarianos poderão passar por uma queda da energia geral, além de ter de enfrentar acontecimentos críticos, especialmente na área financeira. No período, será fundamental cuidar da saúde e da alimentação, para manter energia extra, que será necessária. Cuide também das proteções espirituais, pois também poderá estar sendo vítima de alguma forma de sugação energética ou vampirismo. Cuidado especial também com a segurança de seus bens em geral. Neste período específico não é aconselhável fazer investimentos e nem se expor muito socialmente.
De 10/3 a 16/4, você poderá enfrentar oposições sociais, de determinados grupos, de determinadas sociedades, ou mesmo de determinadas instituições, públicas ou privadas. Seu comportamento poderá sofrer censuras e críticas, e suas posições políticas, filosóficas ou éticas serem muito combatidas. Tente ser mais discreto em seu comportamento público (que inclui as mídias sociais) e em suas opiniões, para evitar confrontos. 
Para compensar, de 26/5 a 24/6, você experimentará uma agradável sensação de pertencimento e adequação pelo fato de ter ingressado em novas turmas ou grupos sociais, em outras palavras, por ter encontrado pessoas que pensam como você e poder compartilhar de sua companhia e das coisas que lhes dão prazer. 
Em 5/6, Júpiter ingressa no seu setor do dia-a-dia profissional, onde permanecerá por um ano. Você terá um grande aumento de trabalho e de produtividade. Caso trabalhe com clientes, haverá uma grande multiplicação deles. Terá de despender muita energia física e mental no trabalho nos próximos meses. Caso esteja desempregado ou insatisfeito com o atual emprego, certamente neste período encontrará um emprego de seu agrado, com incremento de ganhos! Caso esteja já bem empregado, esse poderá ser o momento de uma promoção, com aumento de responsabilidades e também de ganhos. Você contará com a ajuda de um igual ou superior no trabalho, mais experiente, que fará as vezes de “mestre” para você, ensinando-lhe pormenores e manhas de suas novas funções. Neste período, seu trabalho poderá exigir que aperfeiçoe seus conhecimentos também por meio de leituras ou cursos. Haverá provavelmente viagens a trabalho.
Sagitarianos, de pois de 5/6 e até meados de 2012, será muito importante que vocês cuidem da saúde coibindo os excessos alimentares. Existe tendência a obesidade e também para problemas do fígado.
De 12/6 a 2/12, você experimentará uma agradável sensação de poder, relacionada às recentes conquistas profissionais e financeiras. Isto vai aumentar sua auto-estima e autoconfiança. Em 31/8, Júpiter diminui o ritmo do aumento de atividades, dando uma folga até o fim do ano. De 15/11 em diante você experimentará uma sensação de bem-estar psicológico e espiritual, aliada a um novo entrosamento familiar, com mais amor e harmonia.



SATURNO

Saturno ficará durante todo o ano no seu setor social, dando ênfase à sua necessidade de se encaixar socialmente, encontrar os círculos dos quais deseja fazer parte, e fazer por merecer sua inclusão neles, além de brilhar e alcançar sucesso e destaque pessoal. Essa necessidade advem da sua grande consciência social, ética e política. Você deseja deixar sua marca no mundo, deseja participar, e esse é o momento para fazê-lo. Aliás, essa posição de Saturno começou em agosto de 2010 e prossegue até setembro de 2012. A vontade de ser conhecido, de ser popular tornou-se muito comum atualmente, com o advento das mídias sociais, nas quais todos querem ter milhares de “amigos” ou de “seguidores”. Mas no seu caso, sagitariano, esse é um anelo legítimo, porque você tem algo de importante a dizer ao mundo, você tem razões espirituais para desejar influir na transformação do mundo, e este é o momento.
Porém, o setor agora ativado por Saturno também remete a outras metas e objetivos pessoais, de foro mais particular, coisas que você vem perseguindo há muito tempo, como ter sua casa própria, mudar-se para outra região ou outro país, fazer uma longa viagem e coisas assim. Tudo isso agora vai se encaixar num todo sinalizando qual é o rumo da sua vida. Do comecinho do ano até 26/1 essas metas estarão mais claras, depois você ficará mais voltado para as atividades cotidianas, mas após 14/6 esses assuntos voltam a clamar por sua atenção. Entre 23/4 e 7/7, poderão acontecer algumas mudanças em função dessas metas, como venda ou compra de imóvel, o começo de um novo investimento ou até mesmo mudança de emprego, a data mais provável para esses fatos é por volta de 13/6. A partir de 8/11, você experimentará uma agradável sensação de ordem e equilíbrio em sua vida, decorrente das mudanças realizadas e das novas relações sociais.



URANO

Urano começa 2011 ainda atuando em seu setor familiar e doméstico, trazendo instabilidade e mudanças, como tem feito ao longo dos últimos sete anos. Mas em 12/3, ingressa no setor dos namoros, artes e esportes de Sagitário, onde ficará nos próximos sete anos.
Caso você esteja sozinho, é muito certo que rapidamente Urano traga um novo amor, que provavelmente terá o signo de Aquário proeminente em seu mapa astral, e será uma pessoa muito inteligente, culta, bem relacionada e com forte personalidade. Começando esse novo relacionamento, ou mesmo que você já esteja em um, Urano poderá trazer certa instabilidade, talvez seja difícil encontrarem tempo para ficar juntos e os encontros sejam meio corridos. Pode ser também que haja algo de inusual com o relacionamento, poderá ser um triângulo e você poderá ser qualquer um dos vértices... Com Urano envolvido, nada é muito normal, mas, em compensação, é bem divertido! Dependendo do seu perfil e do seu mapa astral natal, é até mesmo possível que você desenvolva uma “bicuriosidade” ou resolva explorar outras facetas de sua sexualidade. Por essas e outras razões, caso esteja num namoro ou noivado que venha se arrastando por aproximadamente sete anos, é bem provável que agora aconteça uma ruptura.
Outra possibilidade de Urano transitando neste setor, é que aconteça uma gravidez imprevista ou até mesmo indesejada.
Caso você seja artista, Urano vai estimular enormemente sua criatividade, e você poderá até incursionar por outros estilos, outras técnicas e outras artes. Os próximos sete anos serão muito propícios para o crescimento da sua popularidade e do seu sucesso. Caso seja esportista, o período também será bom para o sucesso, mas haverá que ter cuidado especial com acidentes, ou poderá ter de ficar parado por algum tempo. 



NETUNO

Netuno começa 2011 ainda no setor dos contatos e deslocamentos de Sagitário, trazendo certa languidez mental, desordem no contatos e morosidade nos deslocamentos. No entanto, em 5/4, ingressa no setor doméstico e familiar, onde fará uma avant-première do que acontecerá definitivamente a partir de fevereiro de 2012 e pelos catorze anos conseguintes. Em 2011, Netuno dará apenas uma amostra disso, de 5/4 até 4/8. 
Haverá mais sentimentalismo e união na família, inicialmente, muitas mágoas lá do passado serão reviradas, como se diz: muita roupa suja será lavada. Mas tudo isso vai terminar por unir a família em torno de sentimentos e de aspirações comuns. Isso será importante porque, ao longo dos próximos anos, os bens de família poderão sofrer uma diluição, poderão ser separados e correm o risco de se extinguirem. Se as mágoas e ressentimentos não forem bem resolvidos, isso poderá acontecer. Os sinais disso serão todos os problemas na casa envolvendo água: vazamentos, goteiras, umidade, entupimentos... Tudo isso será manifestação material de uma inadequação emocional da família. É importante que tudo isso seja combatido e resolvido, inclusive com o auxílio do Feng-Shui. 


PLUTÃO

Plutão permanecerá por todo o ano de 2011 em seu setor financeiro onde, aliás, já se encontra desde dezembro de 2009 e onde permanecerá nos próximos catorze anos. Assim, a necessidade de controlar as finanças será uma constante na sua vida. Você terá de se esforçar para manter a vida material em equilíbrio, e muitas vezes se valerá da máxima “menos é mais” para simplificar essa tarefa. Como Plutão rege também os grandes capitais, é bem possível que em determinado momento você assuma a posse ou a administração de grandes montantes, no entanto, a necessidade de controle será ainda maior. Novos ingressos de capital podem ocorre do início do ano até 9/4. Depois de 10/4, fica mais forte a necessidade de repor determinados recursos, consertar bens, executar reformas, etc. Após 18/9, a situação tende a se normalizar novamente.



MARTE

Marte começa 2011 no setor financeiro, enfatizando as necessidades descritas no tópico anterior. Neste período, há risco de coisas quebrarem ou queimarem, e também de perdas ou roubos. Cuidado com a manutenção e a segurança de seus bens. Em 16/1, Marte entra no seu setor dos contatos e dos deslocamentos, trazendo a necessidade de responder a indagações de maneira rápida e firme, porém tentando controlar suas emoções, pois tende a sentir raiva, discutir, brigar e até ofender, especialmente se se sentir criticado ou questionado. Atenção também com seus deslocamentos, pois poderá se envolver em incidentes ou dificuldades no trânsito. Durante o período, evite locais ermos ou perigosos.
Em 24/2, Marte ingressa no seu setor familiar e doméstico. Poderá haver discussões, brigas e agressões verbais em família. O clima ruim em casa poderá gerar uma propensão a acidentes com fogo, cortes, coisas que queimam ou quebram. Procure manter as emoções sob equilíbrio e ser firme e direto em suas posições. 
Após 3/4 Marte trará muita atividade e agitação para seus momentos de lazer, ao desfrutar da companhia dos amigos e também no namoro. Se você estiver sozinho, poderá encontrar um novo amor e começar um namoro (especialmente se você for mulher). Este também será um período de grande criatividade nas artes e de grande energia e entusiasmo nos esportes e atividades ao ar livre em geral. 
Depois de 12/5, Marte provocará alguns desafios no seu cotidiano profissional e doméstico, aumento a agitação aí conforme já foi descrito nos tópicos sobre Júpiter e Urano. Você terá de se esforçar e utilizar de muita energia para resolver alguns problemas. Haverá críticas e rebeldia contra suas posições, seu poder de liderança está sendo questionado. Tente evitar discussões, confrontos e fuja de brigas. Cuidado com fogo e instrumentos cortantes; aliás, cuide da saúde evitando sal e comidas e temperos estimulantes em excesso. A partir de 22/6, Marte passará a gerar cobranças e discussões no relacionamento, podendo resultar em brigas, mas não necessariamente em ruptura. Caso esteja só, esse é o momento para aparecer uma nova pessoa muito atraída por você (especialmente se você for mulher: tome cuidado com as reais intenções dessa pessoa, pois nem sempre atração física, por mais irresistível que seja, significa que haverá amor, Marte gosta de personificar o lobo mau). 
Em 4/8, o planeta passará a ativar a sua sexualidade. Toda a sua energia física, mental e psíquica estará em alta. Depois de 20/9, Marte criará alguns desafios e questionamentos intelectuais, você terá dificuldade em se concentrar nos estudos, porém, se, ao contrário, estiver viajando, cuidado com acidentes, cortes e queimaduras. Em 12/11, Marte passa a ativar ainda mais seu labor profissional, haverá novidades, iniciativas da sua parte, mas também sofrerá críticas e pressões. 



LILITH

A Lilith começa o ano ainda trazendo fofocas e intrigas no seu setor familiar, você precisa tomar cuidado com quem recebe em sua casa. Mas a partir de 23/3, a Lilith ingressa no seu setor dos namoros, das artes e dos esportes. No namoro você correrá o risco de sofrer seduções inescrupulosas, com interesse puramente sexual, ou de ter seus desejos manipulados em função de interesses financeiros. Não acredite em tudo o que ouvir! Haverá inveja em torno de seu relacionamento amoroso, o que poderá resultar em fofocas e intrigas e na tentativa de armações para manipular seus ciúmes. Cuidado com a maledicência e também com o chamado “vampirismo”, desconfie de pessoas que o seduzem com elogios baratos, manipulando seu ego, que é uma forma de sugar suas energias. Devido a todas essas tentações, há risco de traição por parte da pessoa amada. Fique muito atento aos sinais.
De 2/5 a 2/6, essas situações ficam ainda mais críticas, havendo inclusive a possibilidade de ruptura do relacionamento. Pense muito bem e avalie o que está acontecendo antes de tomar uma decisão precipitada. Entre 6/6 e 25/7, intrigas, fofocas ou “escândalos” ligados à sua vida amorosa e sexual poderão repercutir negativamente em sua imagem pública, tornando-o alvo de censura ou exclusão. Em 16/12, essa influência termina, e a Lilith leva seu leque de maledicências para o setor profissional.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Horóscopo


1/1 a 31/12/2011

PREVISÕES COMPLETAS PARA

ESCORPIÃO



PLUTÃO

Seu regente Plutão permanecerá todo o ano de 2011 no signo de Capricórnio, onde está desde dezembro de 2008 e onde ficará por mais catorze anos, ocupando, portanto, o setor dos contatos e dos deslocamentos do seu signo. Isto significa que você estará continuamente trabalhando e aperfeiçoando sua mente, principalmente no que diz respeito a linguagens: aprendendo novas línguas ou novas linguagens, técnicas e científicas. Haverá um grande interesse e curiosidade por novas áreas de estudo, mas aos poucos você vai se especializar em determinados conhecimentos específicos. Há uma tendência a eliminar de sua vida certos contatos e certos hábitos que vai passar a considerar frívolos ou pouco importantes, para desenvolver uma concentração intelectual muito mais produtiva e eficaz. 
Usará e abusará cada vez de tecnologia em suas formas de se comunicar, e seus contatos serão mais virtuais que físicos. Tenderá a participar de grupos estreitos e específicos que tenham os mesmos interesses que você. Nesse sentido, poderá até correr o risco de ser considerado um tanto recluso por vizinhos, colegas de estudos ou mesmo pelos parentes. Em outras palavras, o seu caráter escorpiano ficará cada vez mais transparente, até mesmo na sua forma de falar e em suas opiniões. 
Não gostará mais de fazer muitos deslocamentos diários, e vai evitá-los sempre que puder, até mesmo chegando ao ponto de trabalhar ou estudar a partir de casa. Por outro lado, poderá gostar de adquirir um carro ou uma moto possante e barulhenta para os seus raros deslocamentos. Provavelmente viajará ou passeará muito pouco, mas quando fizer será para lugares pouco comuns, ermos ou misteriosos, passeios, digamos, “radicais”.
Enfim, os escorpianos como você, nos próximos anos, se tornarão ainda mais frios, lógicos, racionais, radicais e rebeldes do que já são... Qualidades como objetividade, pragmatismo, criticidade e cálculo estarão ainda mais marcantes. O período de 10/4 até 17/9, será menos para iniciar atividades e interesses novos, como no restante do ano, e mais para eliminar contatos e hábitos mentais que vai considerar contraproducentes.


SATURNO

Saturno permanece todo o ano no setor espiritual de Escorpião, estimulando seus nativos a se dedicarem à vida espiritual e buscar práticas que levem cada vez mais a um autoconhecimento mais profundo. Neste momento, a lição cósmica mais importante para os escorpianos é que tudo começa no espírito, a essência precede toda existência e toda concretude material nada mais é que manifestação das energias espirituais. Em outras palavras, o que você é hoje é resultado de uma longa sucessão de vidas, perfazendo uma grande evolução, e que esta evolução continua a acontecer neste exato momento, em todos os minutos do seu dia. Assim sendo, você vai buscar no conhecimento de si mesmo, que começa pela compreensão psicológica de seu subconsciente e de seu inconsciente profundo, você vai lá buscar o sentido e o significado da sua vida. Desta maneira poderá desenhar seu futuro, remodelando toda a estrutura da sua vida, inclusive a material, o que será colocado em prática a partir de outubro de 2012.
Este, portanto, é um excelente momento, que só se repete a cada três décadas, para você buscar uma terapia psicológica de qualquer tipo ou para ingressar em uma escola espiritual da linha que mais o encantar. Em termos mais simples, será grande a necessidade de viver a maior parte do tempo num ambiente calmo, silencioso e reservado, mas repor suas energias e também para poder desenvolver suas faculdades mentais ao máximo, como explicamos no tópico anterior. No período de 27/1 a 13/6, a necessidade de retiro e de reflexão será ainda maior, e para tal provavelmente renunciará a determinadas atividades. Essa renúncia e até mesmo algumas rupturas sociais podem acontecer entre 23/4 e 7/7, quando você poderá apresentar algumas tensões nervosas até mesmo sinais de estafa, irritando-se muito facilmente com as pessoas. No fim do ano, após 8/11, experimentará uma enorme sensação de paz, tranqüilidade e conexão cósmica, desde que, é claro, tenha se dedicado a algumas das práticas que aqui sugerimos.


JÚPITER

Júpiter inicia o ano ainda expandindo os sentimentos no namoro, os bons momentos com amigos e também a criatividade nas artes. Caso esteja só, ainda há tempo (até 15/2) para que novidades ocorram em sua vida amorosa. Mas em 23/1, Júpiter ingressa no seu setor do dia-a-dia profissional, aumentando bruscamente o ritmo e o número de suas atividades cotidianas. Você se verá tendo de apagar vários incêndios por dia, fazendo inúmeros contatos, participando de muitas batalhas e resolvendo diversas situações novas e inesperadas todos os dias. Mas, em compensação, seu sentimento de força pessoal, sua autoconfiança e poder de luta estarão em alta. Sua criatividade para descobrir soluções rápidas e engenhosas para cada situação também. O nível de energia física e mental que será despendido será elevado, por isso é fundamental que você se alimente bem, isto é, consuma alimentos energéticos de fácil digestão, evite misturar carboidratos e proteínas na mesma refeição e também alimentos e bebidas que dêem muito trabalho para o fígado (pois este órgão será o alvo predileto de problemas de saúde no período).
De 30/1 a 20/3, haverá provavelmente problemas de deslocamento pessoal ou de comunicação atrapalhando muito o andamento das suas atividades cotidianas, em especial as profissionais. Você tenderá a ficar muito nervoso e agitado com essas situações, e entrará em atrito, discussões e até mesmo brigas com algumas pessoas, tanto no ambiente profissional como prestadores de serviços e contatos em geral. Tente ser compreensivo e tolerante para evitar piorar a situação.
Entre 10/3 e 16/4, você hesitará em acelerar novos projetos e iniciativas profissionais devido ao fato de estar também muito empenhado em cultivar seu autoconhecimento e sua espiritualidade. Tente equilibrar as coisas, porque as duas ações serão importantes para você. Saiba organizar o seu tempo: hora de trabalhar, concentrado em inovações e soluções; e hora de meditar e refletir, aproveitando pra descansar. Separe muito bem as coisas, pois este será um dos maiores desafios de 2011.
De 26/5 a 24/6, você já estará experimentando uma satisfação íntima pelos sucessos profissionais e pelas mudanças em sua rotina; essa melhora será testemunhada também por sua família, porque, desde que tenha se empenhado em organizar seu tempo, você terá tempo para si mesmo, para a família e para os desafios do dia-a-dia.
Em 5/6, Júpiter ingressa no setor dos relacionamentos amorosos de Escorpião, iniciando um período de um ano muito favorável para o amor. Se você está sozinho, certamente encontrará novo amor, com o qual estabelecerá um relacionamento sério, e não é impossível que venha a se casar ainda até meados de 2012. A pessoa que vai encontrar provavelmente terá Sagitário ou Peixes fortes no mapa astral, será culta, sem compromissos, livre, bem-humorada e talvez profissional liberal ou pequeno empresário.
Se você está namorando ou noivando, certamente o casamento deverá se dar dentro desse período de um ano. No entanto, às vezes Júpiter “mostra” que há ilusão de uma ou de outra parte quanto à real intenção de se casar, podendo então acontecer o contrário, o cancelamento e a separação. Se você for casado, especialmente se está casado há mais ou menos doze anos, Júpiter poderá trazer o fim do casamento ou, no mínimo, uma renovação dos votos e dos sentimentos para que o casal se comprometa a continuar junto, mas com alegria e satisfação. Enfim, Júpiter promove as coisas boas, se não houver realidade e sentimento nelas, ele derruba, para abrir espaço para novas coisas boas. 
De 12/6 a 2/12 serão muito maiores as chances de encontrar a pessoa certa, o grande amor, seu poder de atração (não só de atração física, mas atração metafísica, poder de atrair a pessoa que deseja, a pessoa que você mentaliza!) estará muito mais forte, especialmente próximo das seguintes datas: 8/7 e 28/10. Aproveita para aparecer e se dispor a conhecer gente nova nessas datas. Depois de 31/8, no entanto, o poder expansivo de Júpiter diminui, diminuindo as possibilidades e levando você a refletir mais detidamente sobre suas necessidades amorosas. A partir de 15/11, você experimentará uma sensação de completude afetiva e espiritual, provavelmente já como resultado dos sentimentos que estarão sendo vivenciados.


URANO

Urano começa 2011 ainda atuando no seu setor dos namoros, como vem fazendo nos últimos sete anos, talvez trazendo uma vida amorosa instável, mas a partir de 12/3, ingressa no setor do dia-a-dia profissional, onde permanecerá pelos próximos sete anos. Aí ele se junta a Júpiter, acelerando os acontecimentos descritos no primeiro parágrafo do tópico anterior. No entanto, a influência de Urano neste setor perdurará pelos próximos sete anos, período no qual você terá muita atividade cotidiana, profissional e também não-profissional. Terá de munir de tecnologias que permitam dinamizar seus contatos e agilizar sua produção. Velocidade e versatilidade serão as palavras de ordem. 
No período, ocorrerão fatos estranhos, inesperados, surpresas nem sempre agradáveis interferindo com sua rotina. Aliás, rotina será uma situação que não acontecerá mais pelos próximos sete anos. Em outras palavras: o inesperado será sua rotina. Você de se adaptar e se atualizar constantemente e com rapidez. A partir de 11/7 essas novidades vão diminuir, mas algumas situações de trabalho ou de suas atividades diárias poderão “travar”, sofrendo atrasos por questões técnicas ou erros humanos. Por causa disso, é aconselhável que você tenha sempre em mãos uma alternativa. A partir de 11/12, as coisas voltam ao normal, isto é, as novidades se aceleram e as coisas caminharão com rapidez.


NETUNO

Netuno inicia o ano ainda atuando no âmbito familiar, trazendo sentimentalismos e talvez mágoas em família, mas a partir de 5/4, ingressa no setor dos namoros, onde vai intensificar os sentimentos e a paixão nos relacionamentos do tipo namoro. Se você está só, provavelmente surgirá novo amor com forte sentimento de paixão, que aos poucos poderá resultar num relacionamento com sentimentos fortes e profundos. Com o tempo, já que Netuno permanecerá no setor por catorze anos, o casal poderá experimentar uma verdadeira comunhão sentimental e espiritual. Mas cuidado, Netuno, no começo, poderá trazer apesar a “sensação” ou a “ilusão” de um grande amor, como se você estivesse drogado ou enfeitiçado. Tenha consciência disso para conseguir discernir amor de manipulação e sentimento de paixão.
Se você pratica alguma arte, Netuno neste setor, que também é o das artes, vai lhe trazer muita inspiração, poesia e criatividade nos próximos anos. Se não pratica nenhuma arte ainda, mas sonha aprender, o momento é agora! Seja como for, dançar e cantar, curtir bons filmes ou boa literatura lhe fará muito bem ao espírito. Esse setor também representa os esportes em geral, com a presença aí de Netuno, todos os esportes ligados à água estarão muito beneficiados, e também lhe farão muito bem à saúde e à alma.
Em 5/8, no entanto, tudo isso acaba, porque Netuno simplesmente volta para o setor anterior, da família. Na verdade este ingresso de Netuno no seu setor do namoro, artes e esportes é apenas uma pré-estreia do que vai definitivamente acontecer a partir de fevereiro de 2012.


MARTE

Marte começa 2011 no seu setor dos contatos e dos deslocamentos, trazendo a necessidade de responder a indagações de maneira rápida e firme, porém tentando controlar suas emoções, pois tende a sentir raiva, discutir, brigar e até ofender, especialmente se se sentir criticado ou questionado. Atenção também com seus deslocamentos, pois poderá se envolver em incidentes ou dificuldades no trânsito. Durante o período, evite locais ermos ou perigosos.
Em 16/1, Marte ingressa no seu setor familiar e doméstico. Poderá haver discussões, brigas e agressões verbais em família. O clima ruim em casa poderá gerar uma propensão a acidentes com fogo, cortes, coisas que queimam ou quebram. Procure manter as emoções sob equilíbrio e ser firme e direto em suas posições. De 14 a 27/2 há tendência a ilusões, então procure avaliar racional e friamente os acontecimentos que estiverem acontecendo com relação a casa e família.
Após 24/2 Marte trará muita atividade e agitação para seus momentos de lazer, ao desfrutar da companhia dos amigos e também no namoro. Se você estiver sozinho, poderá encontrar um novo amor e começar um namoro (especialmente se você for mulher). Este também será um período de grande criatividade nas artes e de grande energia e entusiasmo nos esportes e atividades ao ar livre em geral. 
Depois de 3/4, Marte provocará alguns desafios no seu cotidiano profissional e doméstico, aumento a agitação aí conforme já foi descrito nos tópicos sobre Júpiter e Urano. Você terá de se esforçar e utilizar de muita energia para resolver alguns problemas. Haverá críticas e rebeldia contra suas posições, seu poder de liderança está sendo questionado. Tente evitar discussões, confrontos e fuja de brigas. Cuidado com fogo e instrumentos cortantes; aliás, cuide da saúde evitando sal e comidas e temperos estimulantes em excesso. A partir de 12/5, Marte suavizará sua ação mas passará a gerar cobranças e discussões no relacionamento, podendo resultar em brigas, mas não necessariamente em ruptura. Caso esteja só, esse é o momento para aparecer uma nova pessoa muito atraída por você (especialmente se você for mulher: tome cuidado com as reais intenções dessa pessoa, pois nem sempre atração física, por mais irresistível que seja, significa que haverá amor, Marte gosta de personificar o lobo mau). 
Em 22/6, o planeta passará a ativar a sua sexualidade. Toda a sua energia física, mental e psíquica estará em alta. Depois de 4/8, Marte criará alguns desafios e questionamentos intelectuais, você terá dificuldade em se concentrar nos estudos, porém, se, ao contrário, estiver viajando, cuidado com acidentes, cortes e queimaduras. Em 20/9, Marte passa a ativar ainda mais seu labor profissional, haverá novidades, iniciativas da sua parte, mas também sofrerá críticas e pressões. A partir de 12/11 Marte estará ativando sua vida social, haverá muitos novos contatos e também amizades, mas sofrerá também oposições e questionamentos. 


LILITH

A Lilith começa 2011 ainda em seu setor dos namoros, trazendo intrigas, fofocas e seduções baratas. Mas em 23/3, ingressa também no seu setor das atividades cotidianas, juntando-se a Júpiter e Urano, trazendo mais um ingrediente para, agora, atrapalhar seu dia-a-dia: intrigas, fofocas, maledicência, tentativas de “puxar o tapete”, ações por baixo do pano, além de inveja e críticas. Para cuidar disso, você tem de se proteger espiritualmente, pois as energias da Lilith são aquelas que chamados de “vampirismo”. Muito cuidado para não se envolver ou ser envolvido em algum tipo de assédio sexual no trabalho. Seja discreto, use bastante a cor preta, carregue uma turmalina negra no bolso e não se envolva em diz-que-diz. 
No período de 2/5 a 2/6 essas ameaças estarão mais fortes: proteja seus arquivos e seus meios de comunicação, cuidado com roubo de senhas ou ataques de vírus e que-tais. De 6/6 até 25/7 você precisará de muita proteção espiritual, limpezas, passes, pois as energias agressivas poderão abalá-lo espiritualmente e prejudicar até mesmo a saúde. Aliás, durante todo o ano, muito cuidado com alimentos que possam estar contaminados ou estragados, procure conhecer a origem e data de fabricação de tudo o que for ingerir. Depois, de 16/12, cuidado com seduções inescrupulosas, fofocas, intrigas e tentativas outras de prejudicar sua vida amorosa.

Horóscopo



1/1 a 31/12/2011

PREVISÕES COMPLETAS PARA LIBRA



SATURNO

O principal trânsito em Libra em 2011 é de Saturno. Esse planeta já está no signo desde agosto de 2010 e permanece até setembro de 2012. A passagem de Saturno em Libra, para toda a humanidade, significa a necessidade urgente de reformar a maneira como os relacionamentos amorosos estão acontecendo. Devido às mudanças sociais, culturais e morais que vem ocorrendo nas últimas décadas, são necessárias uma nova consciência e uma nova responsabilidade nesse âmbito. A forma geral do casamento que vem de dois mil anos atrás, no ocidente, não parece mais atender às necessidades de mulheres e de homens. Mudanças “recentes” (em relação a dois milênios) trouxeram muita confusão. A instituição do divórcio, a emancipação feminina, a revolução sexual, a aceitação da homossexualidade e a liberdade conquistada pelos jovens são algumas dessas mudanças. É notório que quase não existe mais a sequência namorar, noivar, casar que antes era tão natural. Hoje existe o “ficar”, e o “ficar” pode ser múltiplo. E não só os adolescentes ficam: as gerações mais velhas, especialmente os homens, gostaram dessa história de “ficar”, e hoje tem muita gente até da terceira idade “ficando”...
Antigamente, o casamento era realmente “até que a morte os separe”, mas atualmente isso não existe mais. E aqui cabe uma explicação espiritualista: devido a um grande número de pessoas estarem encarnadas, ao fato da Terra estar superpovoada, as experiências cármicas duram quatro, sete ou doze anos no máximo. Por isso hoje é absolutamente normal uma pessoa ter dois ou três casamentos. Uma relação que dura até a morte pode acontecer, claro, mas dificilmente será a primeira da vida. E perante tudo isso, um grande número de homens e mulheres ainda vive na ilusão e não aceita essas verdades. Por isso vemos homens cuja mulher o deixa, e ele não aceita que ela tenha outro homem, chegando muitas vezes à violência. Por isso vemos mulheres que não se conformam com o fim de um relacionamento, como se fosse uma questão de honra, e apelam obsessivamente para todo tipo de tentativa de reconquistar o parceiro, até mesmo para a magia negra (quando se afundam mais e mais...).
Enfim, Saturno em Libra traz a consciência de que os relacionamentos não servem apenas para se obter sexo e prestígio, senhores, e nem para se obter companhia e atenção, senhoras. Um relacionamento afetivo precisa existir em todos os planos da vida e ter a participação de todas as funções psicológicas: sexo, vontade, emoção, afeto, razão, emoção e espiritualidade. Notem que são sete funções, e Libra é o sétimo signo, não por acaso. No mapa astral, o setor dos relacionamentos é o sétimo. Um relacionamento amoroso existe para proporcionar a ambos os parceiros a oportunidade de crescer psicológica e espiritualmente, por isso dizemos que as relações são cármicas. Mas carma não significa castigo, e sim aprendizado. Libra é balança, equilíbrio, justiça, igualdade, amizade, fraternidade e compromisso. Não existe relacionamento saudável sem essas qualidades. Este é o sentido do comprometimento: comprometer-se consigo mesmo e com o ser amado a participar dessa jornada de crescimento psicológico e espiritual a dois. Que também incluirá, naturalmente, o crescimento material a dois, o crescimento intelectual a dois, o crescimento familiar a dois, e assim por diante, abrangendo todos os aspectos da vida sem, no entanto, coibir a liberdade de cada parceiro. Isto é, se seu homem gosta de jogar futebol aos sábados, mulher, você não precisa ir jogar com ele, ou ficar lá assistindo sem muita vontade, e nem ele precisa deixar de jogar bola, como você, no íntimo, adoraria... 
O que quero dizer é que não funciona evolutivamente um relacionamento no qual o casal se encontra duas vezes por semana para transar e só. Não funciona, mas eu conheço diversos que são assim, e que duram meses ou anos... As pessoas, especialmente as mulheres, precisam perder a esperança. Como digo, quem espera sempre cansa! Esperar que o parceiro vá melhorar com o tempo... Não vai! O relacionamento, desde o primeiro encontro, tem quatro meses para se estabelecer, como namoro. Quatro meses, não mais; é tempo suficiente para se fazer as adaptações e ajustes necessários na sua vida se você estiver realmente disposto a ter um relacionamento de verdade. Veja bem, considero muito positiva a experiência do “ficar”, porque permite que o jovem conheça e faça um “test-drive” com vários outros jovens, sem compromisso e com segurança (espera-se!) até encontrar uma pessoa compatível. Note que eu usei a palavra “jovem”. Você, mulher de trinta, que quer ainda ter dois filhos, não tem tempo para “ficar”! E se o gajo estiver enrolando, caia fora! Quatro meses para firmar o namoro, conhecer amigos e familiares de ambos, viajarem passando uma semana inteira juntinhos pra sentir o baque do espelho do banheiro de manhã; e um ano aproximadamente para planejarem a vida em comum. Porque Saturno é razão e Libra é sentimento: então razão sobre os sentimentos, se você quiser um relacionamento estável e que apóie seus objetivos de vida, precisa colocar a razão em primeiro lugar. Precisa ser responsável!
Isso vale para todos, mas para os librianos em especial. E Saturno em Libra também vai solicitar, em 2011, que você estabilize não só o relacionamento, mas também a vida familiar e a vida profissional. Mudanças serão necessárias, e para realizá-las você precisa ter calma, clareza mental, determinação, persistência, prudência, coragem e responsabilidade. O trânsito de Saturno no nosso signo nos exige muito, mas se você cumprir o que ele pede, será recompensado com a estabilidade nos setores mais básicos da vida: equilíbrio psicológico e satisfação pessoal, casa e família, carreira profissional e casamento.
Em 27/1, as mudanças propostas por Saturno ficarão mais lentas, permitindo-lhe um período de reflexão e de preparação. Em 23/4 e até 7/7, em função dessas mudanças poderá haver algumas rupturas em relações afetivas, familiares ou profissionais, com mudança de residência e/ou de emprego. A partir de 14/6, as mudanças intensificam seu ritmo. E depois de 8/11 até o fim do ano, você começará a experimentar já uma sensação agradável de segurança, autoconfiança e auto-estima, já num prenúncio das recompensas que citei acima.


VÊNUS

Sua regente Vênus começa o ano no exílio, fraca, atuando no setor financeiro, trazendo novas parcerias, novos clientes, novos negócios e lucros! Se for empregado, será a hora propícia para solicitar um aumento. Você vai querer também fazer algumas compras, mas o importante mesmo é equilibrar as finanças. Em 8/1, Vênus vai trazer novos contatos, que depois poderão virar amizades e também namoros, se for o caso. Nesse período você vai se preocupar com a manutenção e beleza do carro ou de seus aparelhos de comunicação. A partir de 5/2, vai influir na vida doméstica, trazendo mais união e bons momentos familiares, e também a vontade de agregar mais beleza e conforto à sua casa. Situações amorosas muito prazerosas poderão ser vividas em casa.
Depois de 3/3, a Vênus transitará pelo seu setor dos investimentos, incitando você a manter as contas cuidadosamente em dia e a ter paciência. No amor, não tente nada fora da rotina e evite discussões; evite especialmente demonstrar ciúmes ou qualquer forma de dominação. Em 23/3, junta-se a Netuno, podendo então ativar alguma nova paixão amorosa, ou renovando seus ideais materiais e profissionais. Objetos de desejo, enfim, estarão no foco. Mas em 28/3 novamente a Vênus ganha força ao entrar no setor do trabalho e dos afazeres do dia-a-dia. Você encontrará prazer e equilíbrio em organizar melhor sua rotina e resolver todas as coisas pendentes, inclusive com as pessoas com quem trabalha, sejam pares ou subordinados. 
Em 3/4, novamente uma fase crítica, quando ingressa no setor amoroso e você terá de lidar com críticas e exigências vindas justamente do parceiro afetivo. Terá de ter muito equilíbrio, enfrentar conversas sobre a relação com muita calma e paciência, e principalmente fazer algumas concessões para recuperar o equilíbrio e a tranqüilidade no relacionamento. Entre 3 e 9/4, período mais crítico, há risco de briga ou ruptura no relacionamenot. Após essas crises, em 16/5, começa uma fase ótima especialmente na vida sexual. Uma espécie de compensação. Compensação também haverá na vida financeira, se você tiver conseguido mantê-la saneada ao longo do ano. Quantias a receber poderão sair nesse período. A partir de 10/6, o foco volta para a vida intelectual, e haverá grande prazer na obtenção de novos conhecimentos, bem como em viagens. Depois de 5/7, será a vida profissional que experimentará recompensas por sua dedicação, na forma de novas alianças ou parcerias e conquista de méritos e benefícios. O ambiente de trabalho vai ganhar em simpatia e tranqüilidade.
Em 29/7, a vida social também vai se beneficiar dessa sua disposição otimista, e angariará novas amizades e simpatias aí também, especialmente em círculos artísticos. De 31/7 a 3/9 novas amizades com presença de sentimento se firmarão; caso esteja sozinho nesta época, será provável conhecer alguém interessante. A partir de 22/8, o brilho da sua regente diminui, e você vai querer descansar, relaxar, cuidar da cabeça e da saúde. O contato com a terra e as boas leituras certamente lhe farão muito bem. 
Em 16/9, finalmente Vênus ingressa no seu signo, retomando sua força total e colocando-o no centro das ações. Toda a sua vida parece ganhar foco, você fica consciente de tudo, especialmente de todas as conexões com as pessoas. Seu brilho pessoal e sua beleza estarão em alta. Viverá bons momentos junto ao ser amado; caso esteja só, é boa hora para encontrar alguém. Em 26/9 e até 4/10 sua regente se junta a Saturno: nesse momento você terá consciência total da importância de um relacionamento de verdade conforme descrevi no tópico “Saturno”. Bom momento para refletir e escrever sobre suas aspirações amorosas e familiares!
Em 14/10, a Vênus volta para o setor financeiro, pedindo equilíbrio. Em 3/11, ativa novamente contatos e comunicações. Em 27/11, volta para o setor familiar e doméstico promovendo mais mudanças em casa, especialmente por volta de 6/12 e finalmente, em 21/12 ativa novamente o namoro e o lazer: hora de descansar e curtir as coisas boas.


JÚPITER

Júpiter começa 2011 ainda atuando em seu setor do dia-a-dia profissional, expandindo seus compromissos e suas tarefas. Mas em 23/1 ingressa, juntamente com Urano (que veremos a seguir) no seu setor dos relacionamentos, no qual ficará até 4/6. Dessa maneira, será esse o momento central das transformações na sua vida amorosa, como já explicamos no tópico “Saturno”. Júpiter, ao passar pelo setor amoroso de um signo, traz um novo relacionamento. Aparece em sua vida alguém bem disposto, sem compromissos, alegre, otimista e cheio de boa vontade. Se você já estiver num relacionamento, no entanto, Júpiter promoverá uma reforma do mesmo, trazendo maior convivência e cumplicidade entre o casal; ou mesmo levando o relacionamento para outro nível: de namoro a noivado ou de noivado a casamento. No entanto, se um namoro ou casamento estiver insatisfatório, hesitante, tedioso e modorrento, Júpiter pode provocar a separação para “limpar a área” para um amor novo e melhor. 
Aliás, o período mais propenso a crises ou rupturas vai de 30/1 a 20/3. E de 10/3 até 16/4, você estará muito consciente da comparação do relacionamento que está vivendo (seja antigo ou novo) com suas aspirações de um relacionamento ideal para você, conforme foi descrito no tópico “Saturno”. Essa consciência resultará num cabo-de-guerra entre suas necessidades sexuais, emocionais e afetivas e aquilo que o parceiro está lhe oferecendo. Essa tensão será projetada em discussões que podem levar a um entendimento, ou não. Se tudo der certo, de 26/5 a 24/6 você experimentará uma agradável sensação de bem-estar com o amor e com o companheiro, e os sentimentos vão se intensificar.
Em 5/6, Júpiter ingressa no setor sexual de Libra e, uma vez resolvidas as questões do relacionamento, agora é hora de desfrutar do sexo, expressando e explorando desejos e fantasias, para unir mais ainda o casal. Esse trânsito durará até meados de 2012, então haverá bastante tempo para o casal se envolver em estudos, atividades ou terapias que visem a melhora do nível de prazer sexual.
Esse período também será muito favorável, libriano, para você cuidar dos seus investimentos. Se tiver dívidas, é hora de negociá-las; se tiver dinheiro a receber na justiça, é provável que agora receba. Se tiver dinheiro parado, opte por um investimento de médio prazo. Dependendo de como é o seu trabalho, você poderá também passar a receber comissões ou participações que vão engordar suas finanças. De 12/6 a 2/12, essas vantagens financeiras vão lhe dar muita satisfação em alguma aquisição ligada a casa ou família, ou uma reforma, ou mudança, ou ainda poderá ajudar um parente ascendente em necessidade. A partir de 31/8 as novidades trazidas por Júpiter perdem um pouco a força. Mas no balanço final, a partir de 15/11, você experimentará uma agradável satisfação íntima por suas conquistas materiais ao longo do ano.


URANO

Urano inicia 2011 ainda no seu setor do dia-a-dia profissional, dando curso a algumas mudanças e adaptações no sentido da modernização, como vem fazendo nos últimos sete anos. Mas em 12/3, ingressa no setor dos relacionamentos afetivos, juntando-se a Júpiter para promover uma verdadeira revolução na sua vida amorosa. Se você estiver sozinho, certamente vai aparecer um novo amor muito marcante. Isso vai acontecer de maneira quase inesperada, em lugar, momento e situação impensável. Coincidências estranhas levarão você a conhecer essa pessoa, e talvez não seja apenas uma pessoa, talvez mais atrações instantâneas aconteçam simultaneamente, ou sucessivamente, de modo que em algum momento você terá de fazer uma escolha. Por isso prepare-se, comece desde agora a detalhar por escrito como é a pessoa que deseja amar, e como serão a rotina e os detalhes do seu novo relacionamento. De janeiro a junho, deverá conhecer pessoas com forte tônica de Sagitário ou Peixes no mapa astral; mas de março em diante (e durante os próximos sete anos), o signo preponderante em seus relacionamentos será Aquário.
Caso esteja envolvido num namoro estável ou num casamento, o ingresso de Urano no setor causará furacões e tornados no relacionamento. O casal será levado a viver situações críticas, tentações inesperadas, situações de “saia justa” ou até mesmo vexatórias. Poderá haver atrações irresistíveis levando até a traições. Enfim, a fortaleza da união será testada. Sendo assim, os relacionamentos que não estiverem firmemente alicerçados e solidamente construídos provavelmente perecerão. A partir de março, a palavra de ordem na sua vida amorosa é renovação. Se o casal não conseguir renovar seus votos e reformar a relação de modo a atender aos anseios de liberdade, privacidade ou esquisitices e idiossincrasias de cada parceiro, a renovação será a troca de parceiro. Se seu relacionamento tem por volta de sete anos, é provável que seja este o seu caso.
Deve-se ainda lembrar que as mesmas situações e mudanças também ocorrerão em suas parcerias ou sociedades comerciais.


NETUNO

Netuno começa o ano ainda em seu setor dos namoros, trazendo romantismo e também algumas ilusões e situações nebulosas, como vem fazendo nos últimos catorze anos. Porém, em 5/4, ingressa no setor do seu dia-a-dia profissional, alterando lenta e gradualmente sua rotina. Aos poucos você passará a “pegar leve” com as coisas cotidianas, vai aprender a relaxar, a dar desconto, a relevar e a perdoar. Progressivamente, entenderá que a paz e a harmonia são as coisas mais importantes para você. Esse exercício diário do perdão começará por si mesmo, pela aceitação dos próprios limites e da própria maneira de ser. Aprenderá a dizer: “isso é o que eu posso fazer, então está bem feito”. Essa aceitação da sua própria natureza o fará prescindir de alguns excessos que você talvez utilize inconscientemente como compensação psicológica: excessos alimentares, açúcar, chocolate, bebidas etc.; ou excesso de música, novelas, filmes, mantras, orações... enfim, pode ser qualquer coisa ou pode não ser nada. Tudo em excesso é desequilíbrio e você é do signo do equilíbrio. A aceitação da sua forma de ser, de seus limites, de suas idiossincrasias forma o amor-próprio. Amar a si mesmo incondicionalmente significa amar inclusive os próprios “defeitos”.
O exercício dessa aceitação será sua lição netuniana nos próximos catorze anos. E de sua prática advirá uma grande tolerância que o fará aceitar também a maneira de ser de todas as pessoas, especialmente daquelas com que convive diariamente no trabalho, o que permitirá aos poucos criar uma atmosfera de paz e de amor ao seu redor. 


PLUTÃO

Plutão começa 2011 no seu setor familiar, promovendo mudanças na sua família e da sua residência, conforme já vem ocorrendo desde dezembro de 2008 e vai continuar pelos próximos 14 anos. O clima em família deve ficar um pouco tenso, até que as mudanças necessárias sejam feitas. Alguém poderá se mudar e pode ser você, ou a família toda pode mudar de casa e até de cidade. Ou uma grande reforma será feita na casa. De qualquer, maneira, uma boa quantia de dinheiro terá de ser investida. Essas mudanças são mais prováveis de acontecer do início do ano até 9/4 ou de 18/9 até o fim do ano.


MARTE

Marte começa 2011 no seu setor familiar e doméstico, onde se junta a Plutão, ativando algumas das mudanças analisadas no tópico anterior. Poderá haver discussões, brigas e agressões verbais. O clima ruim em casa poderá gerar uma propensão a acidentes com fogo, cortes, coisas que queimam ou quebram. Procure manter as emoções sob equilíbrio e ser firme e direto em suas posições. 
Após 16/1 Marte trará muita atividade e agitação para seus momentos de lazer, ao desfrutar da companhia dos amigos e também no namoro. Se você estiver sozinho, poderá encontrar um novo amor e começar um namoro (especialmente se você for mulher). Este também será um período de grande criatividade nas artes e de grande energia e entusiasmo nos esportes e atividades ao ar livre em geral. De 14 a 27/2 há tendência a ilusões, então procure avaliar racional e friamente os acontecimentos que estiverem acontecendo nestes assuntos, especialmente se você for mulher e estiver sofrendo uma tentativa de sedução.
Depois de 24/2, Marte provocará alguns desafios no seu cotidiano profissional e doméstico. Você terá de se esforçar e utilizar de muita energia para resolver alguns problemas. Haverá críticas e rebeldia contra suas posições, seu poder de liderança está sendo questionado. Tente evitar discussões, confrontos e fuja de brigas. Cuidado com fogo e instrumentos cortantes; aliás, cuide da saúde evitando sal e comidas e temperos estimulantes em excesso. A partir de 3/4, Marte passa a gerar cobranças e discussões no relacionamento, podendo resultar em brigas, mas não necessariamente em ruptura. Caso esteja só, esse é o momento para aparecer uma nova pessoa muito atraída por você (especialmente se você for mulher: tome cuidado com as reais intenções dessa pessoa, pois nem sempre atração física, por mais irresistível que seja, significa que haverá amor, Marte gosta de personificar o lobo mau). 
Em 12/5, o planeta suavizará sua ação e passará a ativar a sua sexualidade. Toda a sua energia física, mental e psíquica estará em alta. Depois de 22/6, Marte criará alguns desafios e questionamentos intelectuais, você terá dificuldade em se concentrar nos estudos, porém, se, ao contrário, estiver viajando, cuidado com acidentes, cortes e queimaduras. Em 4/8, Marte passa a ativar ainda mais seu labor profissional, haverá novidades, iniciativas da sua parte, mas também sofrerá críticas e pressões. A partir de 20/9, Marte estará ativando sua vida social, haverá muitos novos contatos e também amizades, mas sofrerá também oposições e questionamentos. E a partir de 12/11 e até o fim do ano, você gostará de alguns momentos tranquilos, a sós, para ler e meditar.


LILITH

A Lilith começa o ano ainda no setor do seu dia-a-dia profissional, no qual poderá estar criando problemas do tipo intrigas, fofocas, maledicência e inveja. Acontecimentos mais sérios e surpreendentes ligados a isso podem acontecer de 27/2 a 22/3. Mas em 23/3, a Lilith ingressa no seu setor dos relacionamentos, e aí traz o perigo de seduções inescrupulosas sobre a sua pessoa, um interesse puramente sexual, talvez até um pouco cínico ou ofensivo. Vale notar que o trânsito da Lilith no seu setor amoroso durará até 15/12. Então será preciso se proteger espiritualmente para evitar esse tipo de assédio. Porém, poderá acontecer também de a vítima dessa sedução não ser você, mas sim seu parceiro. Será conveniente ficar bastante atento para isso, e ao mesmo tempo evitar gerar uma paranóia ciumenta. Aliás, ciúmes, discussões, mal-entendidos poderá acontecer entre o casal mesmo que não haja nenhuma razão para tal. Por isso é importante cuidar muito bem da proteção espiritual do casal. 
Outra coisa que poderá acontecer é que seu parceiro comece a manifestar ideias diferentes, fantasias sexuais. Isso poderá ser muito positivo se você se dispuser a expressar também as suas e mais ainda se houver disposição de ambos para experimentar diferentes situações sexuais. O que poderá ser um indício de que algo está errado, é quando essas fantasias, sejam as suas ou as do parceiro, se centrarem na ideia de incluir outra ou outras pessoas nas relações sexuais. Ou não, claro! Tudo depende de como você e seu parceiro encaram essas questões. O mais importante é haver franqueza e consenso. Jamais se force a aceitar uma determinada situação em que não vai ficar à vontade apenas pelo receio de que o parceiro vai se afastar caso você não atenda os desejos dele. Fantasias são positivas, mas às vezes podem ser sintoma de algum desequilíbrio emocional ou afetivo. Na dúvida, será conveniente procurarem algum tipo de esclarecimento profissional.
O período mais crítico para todas as questões descritas neste tópico, irá de 2/5 a 2/6, quando os conflitos poderá até mesmo levar a uma ruptura. De 6/6 a 25/7, haverá muita tensão entre o casal, no seguinte sentido: você estará querendo mais estabilizar e dar forma ao relacionamento, você está querendo fazer a coisa certa, estruturar e vivenciar a vida como casal; enquanto que seu parceiro parecerá interessado apenas em sexo, em luxúria e em experimentar “sacanagens”. Será importante conversar com franqueza e despojamento para poderem chegar a um meio termo entre todas essas necessidades; compreendendo que seu parceiro também tem necessidade de estabilidade e forma na relação, e que você também tem necessidade de estímulos eróticos mais ou menos picantes, cada qual na sua medida.