sábado, 18 de fevereiro de 2012

Horóscopo

4/2/2012 até 2026
    
EFEITOS DE NETUNO EM PEIXES

PARA TODOS OS SIGNOS


O ingresso de Netuno em Peixes, signo que ele rege, em 2012, marcou e ainda está marcando o início de uma nova consciência espiritual coletiva. Esse trânsito durará 11 anos. Acredita-se que durante essa época, e especialmente neste ano, o ser humano tomará consciência de outras dimensões da existência. Verdades como a existência da alma, a natureza de Deus e dos deuses e anjos, a consciência de que animais e plantas também são seres sencientes, com um tipo de alma e, portanto, com direitos. A constatação de que a vida não existe apenas neste planeta, mas se dissemina pelo Universo afora. Todos ou alguns desses conhecimentos serão revelados. A arrogância do ser humano que não concebe vida fora do seu planetinha, e nem vê alma e sensibilidade nas outras infinitas espécies deste planeta, vai, literalmente, por água abaixo.
    A arrogância da Ciência oficial, racionalista, que se considera a única detentora da verdade igualmente será desmascarada. Muitas coisas acontecerão nos próximos 11 anos, e algumas delas já neste ano, é difícil prever porque Netuno em Peixes só acontece a cada 168 anos, aproximadamente, e é claro que a cada vez encontra uma Humanidade com diferentes necessidades. Neste momento, a premência de rever este cientificismo radical que mantém ocultos muitos mistérios, inclusive sobre a história humana, e que é patrocinado pelo status quo político e corporativo, de um lado, enquanto que, em outro extremo, os fanatismos religiosos de todo tipo, que também de certa maneira labutam mais nas trevas que na luz. Essa cegueira em massa será desvelada pela influência sutil porém poderosa dos valores que Netuno levantará.
    Para mim, a busca da Espiritualidade (e não da religião, necessariamente) é uma de suas chaves. Sempre que historicamente, Netuno passa por Peixes, há importantes mudanças religiosas: religiões surgem, outras se transformam, devido a revelações científicas ou ideológicas que se propagam rapidamente pelo mundo. Assim, neste e nos próximos anos, Netuno promete revelações e revoluções de conceitos profundos capazes de mover massas e deixar marcas durante séculos e sua direção ideológica mais marcante seguirá um sentido global e universalista.
    Outra chave será uma concepção renovada do Amor e, portanto, da sexualidade; prevê-se não exatamente uma volta do romantismo, mas uma retomada e revalorização do sentimento amoroso, da união, da comunhão anímica e espiritual da qual o sexo será o coroamento, e não a motivação básica. E outra chave, ainda, será o resgate da verdadeira Arte, em substituição à falência dos divertimentos viciantes em que as artes foram tornadas, em função de uma indústria cultural que as utiliza como anestésico das massas.
    
    De 13/6 a 20/11, Netuno, o poeta e místico, caminha para trás, fazendo com que todos nós revisemos e reconsideremos os ideais espirituais, éticos e morais que orientam nossas ações e atitudes. Poderemos rever e mesmo abandonar crenças filosóficas e religiosas que permeiam nossa consciência, buscando desenvolver outras mais coerentes com nossa essência e mais condizentes com nossos verdadeiros valores espirituais. Nesse processo, poderemos renunciar à participação em determinados círculos, bem como deixar de frequentar certos ambientes.
    É um bom momento também para reavaliar nosso modo de vida, e aproveitar o impulso espiritual de Netuno retrógrado para desintoxicarmos nossa mente e nosso corpo. Por exemplo, se há tempos você está com vontade de parar de fumar, ou de comer carne vermelha ou qualquer outra coisa, esse é um bom momento cósmico para fazer essa renúncia. Hábitos intelectuais perniciosos também podem ser abandonados nesse momento, como por exemplo assistir diariamente jornalismo policial, novelas, histórias chorosas, tristes... todas essas coisas que perturbam a pureza espiritual da nossa criança interior. Vamos refletir sobre isso, pois praticar a renúncia e a purificação pode ser muito significativo para a melhoria da sua vida.

Áries
    Para os arianos, em especial, esse trânsito ocorrerá em seu setor espiritual, então essas transformações acontecerão em suas crenças e valores existenciais mais íntimos. Devido à sua natureza investigativa, muitos arianos enveredarão por jornadas espirituais de busca, seja interior, meditativa, ou peregrinatória. Outros optarão por uma abordagem mais psicológica ou psicanalítica, buscando uma satisfação íntima na paz interior. Mas não se enganem, essas experiências meditativas em busca do autoconhecimento e da força interior, nada mais são do que a concentração zen do samurai que depois vai à luta ainda mais forte. Embora, ao longo dos próximos anos, Netuno vai lentamente conseguir tornar os arianos menos competitivos na busca por exterioridades, seja no amor, seja nos negócios, e mais voltado para a conquista interior da satisfação consigo mesmo e na obtenção de um estado de "paz atenta" que os tornará menos ansiosos, urgentes e barulhentos do que tem sido.

Touro
    Para os taurinos, tudo isso acontece na casa dos amigos, da inserção social, da participação comunitária e dos seus objetivos de longo prazo. Em função de seus novos objetivos de vida, incluindo o já citado crescimento interior, o taurino vai selecionar muito mais suas amizades. Procurará pessoas refinadas, sensíveis, espiritualizadas e também artistas (especialmente se você for um taurino envolvido com arte, o que é muito comum). Procurará também, fazer de sua vida social uma verdadeira ação comunitária, não tanto no sentido da caridade que dá o peixe, mas no daquela que ensina a pescar. A meta maior é a compreensão de que os valores culturais, artísticos e espirituais são muito mais valiosos (constatação taurina) do que a disseminação massiva de informação sem a devida formação, tão comum neste conturbado início de Era de Aquário.

Gêmeos
    Netuno em Peixes está atuando na carreira profissional dos geminianos, e aí ficará por mais 11 anos. Todas as pesquisas e estudos acumulados nos últimos anos terão agora de ser aplicados à prática profissional. Depois de organizados de acordo com sua importância para a evolução espiritual e mental da humanidade, esse cabedal de conhecimentos acumulados deverá ser apresentado ao mundo, de maneira consistente e incontestável. Isso significa também que a ética deverá conduzir essa apresentação e essa prática. A curiosidade e a capacidade de juntar e alinhavar diferentes conhecimentos será colocada à disposição da humanidade, seja qual for o seu campo de atuação. O símbolo de Netuno é o tridente, e os três dentes são: a química (e todas as ciências que dependem dela), a arte em geral e a espiritualidade (incluindo o esoterismo em geral e as várias psicologias).
    Você vai, afinal, nos próximos anos, buscar um significado maior para as suas atividades profissionais. Você ansiará que seu trabalho se insira perfeitamente em um projeto divino, cósmico e universal. Esse sentido de importância, de significado, vai ser extremamente importante para você obter uma verdadeira satisfação pela sua obra. Seja você um artista, médico, engenheiro, não importa; o dinheiro também não vai importar muito, talvez até mesmo você doe seu trabalho! O importante é atingir esse senso de serviço cósmico, ter a certeza de que você está diariamente fazendo algo importante e algo essencialmente bom para dar ao mundo, e também será importante o reconhecimento disso por parte do mundo.

Câncer
    Para Câncer, Netuno está no setor intelectual, de modo que as transformações interiores agora o lançarão em uma busca intelectual e o farão se interessar por novas áreas de conhecimento, sejam elas científicos, espirituais ou artísticos. Essa influência durará pelos próximos 11 anos. Esse também é o setor das viagens, portanto nesse período é possível que você venha a viajar pelo exterior, viagens de estudos, ou de caráter peregrinante ou, até mesmo, simplesmente morar no estrangeiro para satisfazer sua ânsia de conhecer novas culturas. Sempre buscando encontrar um sentido maior para a vida, e uma filosofia de vida, seja espiritual, religiosa ou laica, que possa embasar um novo código ético e moral.
    Netuno em Peixes vai fazer algo semelhante com todos os seres humanos: questionar valores ou a falta de valores que hoje permeia muitos setores da sociedade, questionar também a história, a ciência, as religiões, etc. Toda a cultura humana passará, não só por uma revisão, mas por um redimensionamento. Valores universalistas vão se sobrepor a crenças e ideais em geral, sobretudo àqueles mais estreitos e limitantes. Mas para você, canceriano, essa influência será especialmente forte, uma vez que acontece no seu setor 9, que é exatamente o da cultura, filosofia, religião e vida intelectual como um todo.
    Não é improvável que, ao longo desse período, você decida mudar de religião, ou de país, ou de política, ou mesmo ingressar numa faculdade para conhecer uma nova ciência, seja humana, exata ou biológica. Vai se interessar muito por leituras, e talvez goste de escrever também.

Leão
    Netuno está no setor energético de Leão, onde permanecerá pelos próximos 11 anos, trazendo aos leoninos a possibilidade de exercitar um autoconhecimento de sua energia física e mental e de sua sexualidade, o que vai ajudar muito também nas questões amorosas. Para buscar esse conhecimento terá de estudar, pesquisar ou se submeter a análises de ciências da alma e das energias: psicologia, psicanálise, teoria reichiana, biodança, tantra yoga, yoga, e por aí vai.

Virgem
    Netuno está no setor dos relacionamentos dos virginianos, trazendo uma nova tendência a paixões, sentimentos fortes e romantismo que você nunca experimentou antes! Essa posição de Netuno durará pelos próximos 11 anos! Você vai ser apresentado a uma nova dimensão do relacionamento amoroso, em que o casal irá fundir suas emoções e sentimentos, podendo chegar, com o tempo, a uma verdadeira comunhão espiritual. Você, virginiano frio e lógico, de qualquer maneira, vai começar a chorar ao assistir a comédias românticas... Mesmo a intimidade sexual permeará novos níveis de profundidade, com a revelação e compartilhamento de fantasias.
    Nesse processo, caso você esteja sozinho, acontecerá um envolvimento mágico com alguém que vai surgir, e muito provavelmente essa pessoa terá o signo de Peixes ou o planeta Netuno em evidência no seu mapa astral (para saber isso consulte um astrólogo, tendo em mãos a data de nascimento e, se possível, a hora do nascimento do pretendente). Caso esteja casado há muitos anos, e um pouco insatisfeito, esse trânsito de Netuno vai ampliar essa insatisfação, e há uma séria possibilidade do casamento sucumbir a isso.

Libra
    Netuno começa 2015 no setor do dia-a-dia profissional dos librianos, alterando lenta e gradualmente sua rotina. Aos poucos você passará a “pegar leve” com as coisas cotidianas, vai aprender a relaxar, a dar desconto, a relevar e a perdoar. Progressivamente, entenderá que a paz e a harmonia são as coisas mais importantes para você. Esse exercício diário do perdão começará por si mesmo, pela aceitação dos próprios limites e da própria maneira de ser. Aprenderá a dizer: “isso é o que eu posso fazer, então está bem feito”. Essa aceitação da sua própria natureza o fará prescindir de alguns excessos que você talvez utilize inconscientemente como compensação psicológica: excessos alimentares, açúcar, chocolate, bebidas etc.; ou excesso de música, novelas, filmes, mantras, orações... enfim, pode ser qualquer coisa ou pode não ser nada. Tudo em excesso é desequilíbrio e você é do signo do equilíbrio. A aceitação da sua forma de ser, de seus limites, de suas peculiaridades forma o amor-próprio. Amar a si mesmo incondicionalmente significa amar inclusive os próprios “defeitos”. O exercício dessa aceitação será sua lição netuniana nos próximos 11 anos. E de sua prática advirá uma grande tolerância que o fará aceitar também a maneira de ser de todas as pessoas, especialmente daquelas com que convive diariamente no trabalho, o que permitirá aos poucos criar uma atmosfera de paz e de amor ao seu redor.

Escorpião
    Netuno fica o ano todo no setor dos namoros de Escorpião, onde vai intensificar os sentimentos e a paixão nos relacionamentos do tipo namoro. Se você está só, provavelmente surgirá novo amor com forte sentimento de paixão, que aos poucos poderá resultar num relacionamento com sentimentos intensos e profundos. Com o tempo, já que Netuno permanecerá no setor por 11 anos, o casal poderá experimentar uma verdadeira comunhão sentimental e espiritual. Mas cuidado, Netuno, no começo, poderá trazer apenas a “sensação” ou a “ilusão” de um grande amor, como se você estivesse drogado ou enfeitiçado. Tenha consciência disso para conseguir discernir amor de manipulação e sentimento de paixão.
    Se você pratica alguma arte, Netuno neste setor, que também é o das artes, vai lhe trazer muita inspiração, poesia e criatividade nos próximos anos. Se não pratica nenhuma arte ainda, mas sonha aprender, o momento é agora! Seja como for, dançar e cantar, curtir bons filmes ou boa literatura lhe fará muito bem ao espírito. Esse setor também representa os esportes em geral, com a presença aí de Netuno, todos os esportes ligados à água estarão fortemente beneficiados, e também lhe farão muito bem à saúde e à alma.

Sagitário
    Para os sagitarianos, Netuno se encontra no seu setor familiar e doméstico, no qual haverá mais sentimentalismo e união na família. Inicialmente, muitas mágoas lá do passado serão reviradas, como se diz: muita roupa suja será lavada. Mas tudo isso vai terminar por unir a família em torno de sentimentos e de aspirações comuns. Isso será importante porque, ao longo dos próximos anos, os bens de família poderão sofrer uma diluição, poderão ser separados e correm o risco de se extinguirem. Se as mágoas e ressentimentos não forem bem resolvidos, isso poderá acontecer. Os sinais disso serão todos os problemas na casa envolvendo água: vazamentos, goteiras, umidade, entupimentos... Tudo isso será manifestação material de uma inadequação emocional da família. É importante que tudo isso seja combatido e resolvido, inclusive com o auxílio do Feng-Shui.
    Uma outra possibilidade desse trânsito, é uma mudança de imóvel ou mesmo de cidade que, se de fato acontecer, o levará a morar no litoral, bem próximo ao mar.

Capricórnio
    Capricorniano, Netuno está no setor dos contatos e dos deslocamentos do seu signo. Assim, lenta e progressivamente, haverá uma substituição dos seus contatos sociais, profissionais e familiares: você se preocupará em ter por perto, conversar todo dia, visitar e atualizar em suas redes sociais pessoas que tenham mais a ver com você em termos espirituais ou artísticos. Se você for um capricorniano mais místico, dará ênfase cada vez maior aos contatos com pessoas que compartilham da sua fé; se você for mais do tipo artístico e musical, selecionará aos poucos pessoas que compartilham dos seus estilos prediletos.
    Os verdadeiros sentimentos e a afetividade espontânea serão os valores primários na escolha das pessoas com quem vai conviver, além da identificação espiritual e cultural, como já dissemos. Esse processo ocorrerá concomitantemente com o trânsito de Plutão no seu signo, ao longo dos próximos 9 anos. E o filtro de Plutão trabalhará em comum acordo com o filtro de Netuno, em busca dos mesmo objetivos de vida.
    Com relação aos deslocamentos diários, Netuno vai torná-lo preguiçoso, você vai querer ficar mais tempo em casa. Vai também passar a se preocupar menos com rapidez e velocidade e dar mais valor à calma e ao conforto. Isto é, preferirá viajar de navio que de avião, por assim dizer. Poderá, com o tempo, vir a gostar de morar em regiões litorâneas, ou próximas a lagos ou rios.

Aquário
    Netuno está no setor financeiro de Aquário, onde ficará pelos próximos 11 anos. À primeira vista, Netuno na casa do dinheiro pode significar instabilidade financeira e material, e realmente assim será se não houver uma nova consciência do que é o dinheiro e de como funciona a vida material. Netuno passando por seu signo (nos 14 anos anteriores a 2012) lhe permitiu desenvolver diversos talentos que não são talentos comuns: são especiais, são inspirados, pois provem de sua inteligência e intuição em íntima ligação com a inteligência cósmica. Seja misticismo, arte ou ciência, é esse talento desenvolvido que vai lhe trazer o sustento e a riqueza. Seja qual for o seu trabalho, é importante compreender a qualidade de recepção e de doação em que ele implica. Você se torna um receptáculo do cosmo, ou do mundo espiritual, quando capta, pela intuição ou inspiração, sinais místicos para o mister esotérico, ideias artísticas ou descobertas e invenções científicas. Quando Netuno está envolvido, nunca podemos ter noção clara de onde termina o indivíduo e onde começa o coletivo; ou a mente individual e o inconsciente coletivo.
    Se sua fonte de renda deriva desse tipo de trabalho, será um pouco instável, o que significa períodos de gestação intelectual pouco produtivos, seguidos de períodos de sucesso materialmente compensadores. Para compensar a instabilidade, você precisará compreender que dinheiro é uma energia em fluxo. Netuno é água: como a água que, quando você abre a torneira, escorre abundantemente, faz o seu “serviço”, vai embora pelo esgoto, rios, mar, vira chuva e volta à represa. Ciclo. Quando você abriu a torneira, mais água entrou da rua para sua caixa d’água, seu depósito; quanto mais você deixar a torneira aberta, mais água entra em seu depósito. É um fluxo constante e cíclico. Como a energia elétrica: você acende a lâmpada e a energia flui, e mais energia vai entrando em sua casa. O dinheiro é assim! Porém, desde que você tenha a consciência, a certeza, de que ele é uma energia que sempre está a seu dispor, assim como a inteligência cósmica sempre está a seu dispor para ajudá-lo a realizar seu trabalho.
    Vamos entender isso melhor: vemos “gastar dinheiro” ou “pagar contas” como coisas negativas e horrorosas. Não é assim, quando você entrega seu dinheiro a alguém, o fluxo de energia que é o dinheiro (sim, porque a cédula é só um pedaço de papel incrementado e cheio de números...) segue adiante, fazendo o bem. A empresa que recebeu seu dinheiro vai pagar os funcionários, o trabalhador vai comprar comida que vai cozinhar e servir aos filhos. Quando você compra um pão, está, no contrafluxo, ajudando o lavrador que plantou o trigo, o caminhoneiro que o transportou, o vendedor de farinha, o padeiro, e assim por diante.
    Assim, dinheiro não é uma coisa suja como consta no inconsciente coletivo (psicanaliticamente dinheiro está associado a fezes!). Dinheiro é uma energia que flui, e quanto mais flui, mais bem proporciona. Se você quiser ter prosperidade com Netuno no seu setor financeiro nos próximos 11 anos, terá de entender isso. Procure pesquisar sobre a metafísica da prosperidade. Entenderá que, com seu trabalho, sendo um intermediário da inteligência cósmica, você faz bem às pessoas. E a própria inteligência cósmica fará bem a você, suprirá todas as suas necessidades, trazendo a você uma energia fluente chamada dinheiro.

Peixes
    Portanto, pisciano, seu regente, Netuno, começa 2015 no seu próprio signo, onde fica domiciliado e, portanto, muito mais forte; e o signo de Peixes também ficará mais forte, por ter “em casa” a presença de seu regente, o que só acontece a cada 165 anos, presença essa que vai durar ainda por 11 anos.
Os piscianos se tornarão mais piscianos! Cada qual em seu caminho, lembrando que Netuno tem três caminhos distintos, simbolizados por seu tridente. O primeiro desses caminhos é o espiritual, assim, os piscianos que se dedicam à religião ou aos estudos esotéricos e às práticas místicas, terão sua intuição e suas capacidades extra-sensoriais ou mediúnicas afloradas e desenvolvidas nos próximos anos, podendo assim melhor realizar seu trabalho e cumprir sua vocação de ajudar as pessoas. Obterão também mais sucesso e reconhecimento, já que Netuno vai envolvê-los com um carisma especial. Para os piscianos que seguem o caminho da arte, Netuno dará muito mais intuição, inspiração, sensibilidade e criatividade artística. Os músicos terão um ouvido ainda mais afinado, os fotógrafos e cineastas terão a visão apurada, e assim por diante com as demais artes. Para os cientistas das ciências geralmente ligadas à química, como medicina, biologia, ecologia, investigação etc., Netuno vai aumentar aquela intuição que coloca o pesquisador no caminho certo, aquela de que Einstein, pisciano, falava ao dizer que o importante é saber fazer a pergunta certa. Vocês, cientistas piscianos, farão as perguntas certas, resolverão muitos mistérios e farão muitas descobertas.
    Netuno alterará a personalidade e a aparência dos piscianos, deixando-os ainda mais fluidos, coleantes, inefáveis e misteriosos. A sensualidade natural de Peixes também aumentará, será como se houvesse uma aura em torno deles. Ficarão mais quietos, calmos, com aspecto de monges. Farão da indiferença, da tolerância e da compreensão suas grandes armas. Não se perturbarão com nada!
    No amor, procurarão acima de tudo o sentimento, buscando a comunhão afetiva e espiritual com o ser amado. Será isso ou nada, não tolerarão os laços do amor mundano, que prendem e limitam. Preferirão renunciar ao amor e ficar sozinhos, ou melhor, com essa presença divina que Netuno vai colocar dentro deles, com essa ligação cósmica que os deixarão tão plenos que, na verdade, não precisarão de ninguém. Desejarão a realização afetiva, mas, como disse, terá ela de ser uma verdadeira e profunda comunhão, quase que uma fusão.
    Na vida profissional, terão sucesso e fama, e aos poucos procurarão encaixar sua atividade nos ideais tão elevados que os estarão conduzindo, procurando o exercício do bem espiritual por meio do trabalho, qualquer que seja ele. Em relação à família, tantas mudanças certamente aumentarão os conflitos que os piscianos normalmente tem com suas famílias, que não os entendem. Isso poderá fazê-los se afastar da família ou sair de casa, afinal, com Netuno no seu signo sua família agora é composta de todos os seres vivos, encarnados e desencarnados, deste e de outros mundos.


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Horóscopo


20/1 a 19/2
                
EFEITOS DE SOL EM AQUÁRIO
PARA TODOS OS SIGNOS


O Sol está em Aquário, convidando-nos a festejar e celebrar
a multiplicidade da vida em todas as suas manifestações, voltar nosso olhar para todas as direções, contemplar e congraçar todas as culturas e tribos e rodopiar com todo tipo de manifestação cultural, científica, espiritual e artística.

ÁRIES
Dedique as próximas semanas à vida social, ingresse em novos círculos, faça novos contatos e novas amizades. Além de divertido, isso será importante mais tarde para você atingir seus objetivos. Popularidade e bom humor em alta.

TOURO
É hora de trabalhar duro! Dê o seu melhor para a carreira profissional, é o momento certo para mostrar aos superiores (ou clientes) sua determinação, pró-atividade, assertividade e confiança.

GÊMEOS
As próximas semanas pedem concentração total nos estudos e pesquisas.. Sua capacidade de observar, aprender e tirar conclusões estará no máximo. Período propício também para viagens mais longas.

CÂNCER
O foco agora está no seu setor das energias, incrementando sua vida sexual. Trabalhe as energias física, mental e sexual utilizando técnicas adequadas e sob orientação profissional. O momento é ideal também para organizar suas finanças, resolver pendências, cobrar o que lhe devem e obter crédito.

LEÃO
Em 20/1, o Sol entra em seu exílio aquariano, o que significa que o foco deve deixar de ser você mesmo, como quase sempre acontece para os leoninos, e se voltar inteiramente para o parceiro, para o ser amado. Será então preciso enxergar e vivenciar na pele as necessidades físicas, emocionais e afetivas do parceiro. Por isso é indicado ao leonino “entrar na dele”: se o parceiro gosta das praias nordestinas, vamos lá! Se o companheiro gosta de dançar e deseja fazer um curso, acompanhe-o! E assim por diante. O exílio do Sol leonino é um período de “férias de si mesmo”, e nada melhor que se deixar levar pelas mãos do ser amado.

VIRGEM
Muito trabalho nos próximos 30 dias, use de toda sua notória capacidade de trabalho, inventividade e organização para resolver logo as situações e ganhar tempo. Período indicado também para fazer uma dieta e cuidar da saúde, enfatizando na desintoxicação do organismo.

LIBRA
As próximas semanas serão dedicadas ao namoro, à convivência com os amigos, ao lazer e às diversões. O período também aumenta sua criatividade para a arte e para os negócios. Atividades ao ar livre, esportes e passeios lhe farão muito bem. Se estiver só, é o momento certo para surgir um novo amor!

ESCORPIÃO
Agora é hora de curtir mais a família, ficar em casa e estreitar os laços familiares. Aproveite para melhorar o ambiente doméstico com uma reforma, substituição de móveis ou eletrodomésticos. É importante garantir o conforto, mas também o equilíbrio energético da casa, aplicando curas de feng-shui.

SAGITÁRIO
O setor dos contatos e dos deslocamentos cotidianos estará ativado nas próximas semanas. Organize sua agenda, resolva tudo o que está pendente, atualize-se quanto a amigos e conhecidos, clientes, colegas, etc. Período muito propício também para os estudos e para pequenas viagens.

CAPRICÓRNIO
O Sol ativa o setor financeiro! Aproveite para trabalhar e ganhar dinheiro, a hora é agora! Planeje-se para fazer as aquisições que há tanto deseja, agora você conseguirá; no entanto, contenha os impulsos consumistas. Considere investimentos que contribuirão para aumentar seus ganhos, como tecnologia.

AQUÁRIO
O Sol está em seu signo: até o aniversário, procure descansar, refletir, meditar e concluir o que ainda está pendente; depois, com energia tinindo de nova, ative e fortaleça os novos projetos. Esse período favorece o amor, a família e a carreira profissional; porém, coloque-se em primeiro lugar, tudo o que obtiver está sendo gerado por sua consciência espiritual.

PEIXES
Agora você precisa dar uma folga pra si mesmo e reservar um tempo para descansar junto à natureza, ler um bom livro, ouvir boa música ou simplesmente parar, relaxar e meditar. O período é favorável para exercer o autoconhecimento, por meio de algum tipo de terapia, bem como para seguir em frente em suas buscas espirituais.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Horóscopo 2012


1/1 a 31/12/2012

PREVISÕES COMPLETAS PARA PEIXES




1. NETUNO

    No astral de 2012, esse é o trânsito mais importante para a Humanidade como um todo, porque o ingresso definitivo de Netuno em Peixes, signo que ele rege, marcará o início de uma nova consciência espiritual coletiva. Esse trânsito durará 14 anos. Acredita-se que durante essa época, e especialmente neste ano, o ser humano tomará consciência de outras dimensões da existência. Verdades como a existência da alma, a natureza de Deus e dos deuses e anjos, a consciência de que animais e plantas também são seres sencientes, com um tipo de alma e, portanto, com direitos. A constatação de que a vida não existe apenas neste planeta, mas se dissemina pelo Universo afora. Todos ou alguns desses conhecimentos serão revelados. A arrogância do ser humano que não concebe vida fora do seu planetinha, e nem vê alma e sensibilidade nas outras infinitas espécies deste planeta, vai, literalmente, por água abaixo.
    A arrogância da Ciência oficial, racionalista, que se considera a única detentora da verdade igualmente será desmascarada. Muitas coisas acontecerão nos próximos 14 anos, e algumas delas já neste ano, é difícil prever porque Netuno em Peixes só acontece a cada 168 anos, aproximadamente, e é claro que a cada vez encontra uma Humanidade com diferentes necessidades. Neste momento, a premência de rever este cientificismo radical que mantém ocultos muitos mistérios, inclusive sobre a história humana, e que é patrocinado pelo status quo político e corporativo, de um lado, enquanto que, em outro extremo, os fanatismos religiosos de todo tipo, que também de certa maneira labutam mais nas trevas que na luz. Essa cegueira em massa será desvelada pela influência sutil, porém poderosa, dos valores que Netuno levantará.
    Para mim, a busca da Espiritualidade (e não da religião, necessariamente) é uma de suas chaves. Sempre que historicamente, Netuno passa por Peixes, há importantes mudanças religiosas: religiões surgem, outras se transformam, devido a revelações científicas ou ideológicas que se propagam rapidamente pelo mundo. Assim, neste e nos próximos anos, Netuno promete revelações e revoluções de conceitos profundos capazes de mover massas e deixar marcas durante séculos e sua direção ideológica mais marcante seguirá um sentido global e universalista.
    Outra chave será uma concepção renovada do Amor e, portanto, da sexualidade; prevê-se não exatamente uma volta do romantismo, mas uma retomada e revalorização do sentimento amoroso, da união, da comunhão anímica e espiritual da qual o sexo será o coroamento, e não a motivação básica. E outra chave, ainda, será o resgate da verdadeira Arte, em substituição à falência dos divertimentos viciantes em que as artes foram tornadas, em função de uma indústria cultural que as utiliza como anestésico das massas.
    De 6/6 a 12/11, Netuno, o poeta e místico, caminha para trás, fazendo com que todos nós revisemos e reconsideremos os ideais espirituais, éticos e morais que orientam nossas ações e atitudes. Poderemos rever e mesmo abandonar crenças filosóficas e religiosas que permeiam nossa consciência, buscando desenvolver outras mais coerentes com nossa essência e mais condizentes com nossos verdadeiros valores espirituais. Nesse processo, poderemos renunciar à participação em determinados círculos, bem como deixar de frequentar certos ambientes.
    É um bom momento também para reavaliar nosso modo de vida, e aproveitar o impulso espiritual de Netuno retrógrado para desintoxicarmos nossa mente e nosso corpo. Por exemplo, se há tempos você está com vontade de parar de fumar, ou de comer carne vermelha ou qualquer outra coisa, esse é um bom momento cósmico para fazer essa renúncia. Hábitos intelectuais perniciosos também podem ser abandonados nesse momento como, por exemplo, assistir diariamente a jornalismo policial, novelas, histórias chorosas, tristes... todas essas coisas que perturbam a pureza espiritual da nossa criança interior. Vamos refletir sobre isso, pois praticar a renúncia e a purificação pode ser muito significativo para a melhoria da sua vida.

   
    Seu regente, Netuno, começa 2011 ainda no seu setor espiritual, onde tem estado pelos últimos catorze anos, promovendo uma lenta sutilização de sua sensibilidade e um aperfeiçoamento de seus conhecimentos espirituais e místicos. Esse processo agora está chegando ao fim. Em 4/2, Netuno ingressa no seu próprio signo, onde fica domiciliado e, portanto, muito mais forte; e o signo de Peixes também ficará mais forte, por ter “em casa” a presença de seu regente, o que só acontece a cada 165 anos, presença essa que vai durar catorze anos.
    Os piscianos se tornarão mais piscianos! Cada qual em seu caminho, lembrando que Netuno tem três caminhos distintos, simbolizados por seu tridente. O primeiro desses caminhos é o espiritual, assim, os piscianos que se dedicam à religião ou aos estudos esotéricos e às práticas místicas, terão sua intuição e suas capacidades extra-sensoriais ou mediúnicas afloradas e desenvolvidas nos próximos anos, podendo assim melhor realizar seu trabalho e cumprir sua vocação de ajudar as pessoas. Obterão também mais sucesso e reconhecimento, já que Netuno vai envolvê-los com um carisma especial. Para os piscianos que seguem o caminho da arte, Netuno dará muito mais intuição, inspiração, sensibilidade e criatividade artística. Os músicos terão um ouvido ainda mais afinado, os fotógrafos e cineastas terão a visão apurada, e assim por diante com as demais artes. Para os cientistas das ciências geralmente ligadas à química, como medicina, biologia, ecologia, investigação etc., Netuno vai aumentar aquela intuição que coloca o pesquisador no caminho certo, aquela de que Einstein, pisciano, falava ao dizer que o importante é saber fazer a pergunta certa. Vocês, cientistas piscianos, farão as perguntas certas e resolverão muitos mistérios e farão muitas descobertas.
    Netuno alterará a personalidade e a aparência dos piscianos, deixando-os ainda mais fluidos, coleantes, inefáveis e misteriosos. A sensualidade natural de Peixes também aumentará, será como se houvesse uma aura em torno deles. Ficarão mais quietos, calmos, com aspecto de monges. Farão da indiferença, da tolerância e da compreensão suas grandes armas. Não se perturbarão com nada!
    No amor, procurarão acima de tudo o sentimento, buscando a comunhão afetiva e espiritual com o ser amado. Será isso ou nada, não tolerarão os laços do amor mundano, que prende e limita. Preferirão renunciar ao amor e ficar sozinhos, ou melhor, com essa presença divina que Netuno vai colocar dentro deles, com essa ligação cósmica que os deixarão tão plenos que, na verdade, não precisarão de ninguém. Desejarão a realização afetiva, mas, como disse, terá ela de ser uma verdadeira e profunda comunhão, quase que uma fusão.
    Na vida profissional, os piscianos terão sucesso e fama, e aos poucos procurarão encaixar sua atividade nos ideais tão elevados que os estarão conduzindo, procurando o exercício do bem espiritual por meio do trabalho, qualquer que seja ele. Em relação à família, tantas mudanças certamente aumentarão os conflitos que os piscianos normalmente tem com suas famílias, que não os entendem. Isso poderá fazê-los se afastar da família ou sair de casa, afinal, com Netuno no seu signo sua família agora é composta de todos os seres vivos, encarnados e desencarnados, deste e de outros mundos.
   

2. SATURNO

    Saturno começa o ano em Libra, onde fica até 5/10. A passagem de Saturno em Libra, para toda a humanidade, significa a necessidade urgente de reformar a maneira como os relacionamentos amorosos estão acontecendo. Devido às mudanças sociais, culturais e morais que vem ocorrendo nas últimas décadas, são necessárias uma nova consciência e uma nova responsabilidade nesse âmbito. A forma geral do casamento que vem de dois mil anos atrás, no ocidente, não parece mais atender às necessidades de mulheres e de homens. Mudanças “recentes” (em relação a dois milênios) trouxeram muita confusão. A instituição do divórcio, a emancipação feminina, a revolução sexual, a aceitação da homossexualidade e a liberdade conquistada pelos jovens são algumas dessas mudanças. É notório que quase não existe mais a sequência namorar, noivar, casar que antes era tão natural. Hoje existe o “ficar”, e o “ficar” pode ser múltiplo. E não só os adolescentes ficam: as gerações mais velhas, especialmente os homens, gostaram dessa história de “ficar”, e hoje tem muita gente até da terceira idade “ficando”...
    Antigamente, o casamento era realmente “até que a morte os separe”, mas atualmente isso não existe mais. E aqui cabe uma explicação espiritualista: devido a um grande número de pessoas estarem encarnadas, o fato da Terra estar superpovoada, as experiências cármicas duram quatro, sete ou doze anos no máximo. Por isso hoje é absolutamente normal uma pessoa ter dois ou três casamentos. Uma relação que dura até a morte pode acontecer, claro, mas dificilmente será a primeira da vida. E perante tudo isso, um grande número de homens e mulheres ainda vive na ilusão e não aceita essas verdades. Por isso vemos homens cuja mulher o deixa, e ele não aceita que ela tenha outro homem, chegando muitas vezes à violência. Por isso vemos mulheres que não se conformam com o fim de um relacionamento, como se fosse uma questão de honra, e apelam obsessivamente para todo tipo de tentativa de reconquistar o parceiro, até mesmo para a magia negra (quando se afundam mais e mais...).
    Enfim, Saturno em Libra traz a consciência de que os relacionamentos não servem apenas para se obter sexo e prestígio, senhores, e nem para se obter companhia e atenção, senhoras. Um relacionamento afetivo precisa existir em todos os planos da vida e ter a participação de todas as funções psicológicas: sexo, vontade, emoção, afeto, razão, intuição e espiritualidade. Notem que são sete funções, e Libra é o sétimo signo, não por acaso. No mapa astral, o setor dos relacionamentos é o sétimo. Um relacionamento amoroso existe para proporcionar a ambos os parceiros a oportunidade de crescer psicológica e espiritualmente, por isso dizemos que as relações são cármicas. Mas carma não significa castigo, e sim aprendizado. Libra é balança, equilíbrio, justiça, igualdade, amizade, fraternidade e compromisso. Não existe relacionamento saudável sem essas qualidades. Este é o sentido do comprometimento: comprometer-se consigo mesmo e com o ser amado a participar dessa jornada de crescimento psicológico e espiritual a dois. Que também incluirá, naturalmente, o crescimento material a dois, o crescimento intelectual a dois, o crescimento familiar a dois, e assim por diante, abrangendo todos os aspectos da vida sem, no entanto, coibir a liberdade de cada parceiro. Isto é, se seu homem gosta de jogar futebol aos sábados, mulher, você não precisa ir jogar com ele, ou ficar lá assistindo sem muita vontade, e nem ele precisa deixar de jogar bola, como você, no íntimo, adoraria...
    O que quero dizer é que não funciona evolutivamente um relacionamento no qual o casal se encontra duas vezes por semana para transar e só. Não funciona, mas eu conheço diversos que são assim, e que duram meses ou anos... As pessoas, especialmente as mulheres, precisam perder a esperança. Como digo, quem espera sempre cansa! Esperar que o parceiro vá melhorar com o tempo... Não vai! O relacionamento, desde o primeiro encontro, tem quatro meses para se estabelecer como namoro. Quatro meses, não mais; é tempo suficiente para se fazer as adaptações e ajustes necessários na sua vida se você estiver realmente disposto a ter um relacionamento de verdade. Veja bem, considero muito positiva a experiência do “ficar”, porque permite que o jovem conheça e faça um “test-drive” com vários outros jovens, sem compromisso e com segurança (espera-se!) até encontrar uma pessoa compatível. Note que eu usei a palavra “jovem”. Você, mulher de trinta, que quer ainda ter dois filhos, não tem tempo para “ficar”! E se o gajo estiver enrolando, caia fora! Quatro meses para firmar o namoro, conhecer amigos e familiares de ambos, viajarem passando uma semana inteira juntinhos pra sentir o baque do espelho do banheiro de manhã; e um ano aproximadamente para planejarem a vida em comum. Porque Saturno é razão e Libra é sentimento: então razão sobre os sentimentos, se você quiser um relacionamento estável e que apóie seus objetivos de vida, precisa colocar a razão em primeiro lugar. Precisa ser responsável!
   

    Portanto, Saturno permanece quase todo o ano no setor energético dos piscianos, instando-os a serem moderados e equilibrados em sua utilização da energia física, mental, psíquica e sexual, e também em relação a seus recursos financeiros. Você precisa organizar suas atividades e seu tempo, para não se desgastar demais, saber quais são os seus limites, buscar o equilíbrio e, principalmente, evitar os excessos, aos quais os piscianos são dados. Isso vale para tudo: trabalho e lazer, atividade e descanso, comer e jejuar, sexo e abstinência, dormir e ficar acordado. Será preciso ter equilíbrio e limite em tudo, pisciano, se quiser manter a saúde física e mental. Quanto ao sexo, em especial, você precisa resolver os problemas da sua vida amorosa, caso eles existam, e sejam quais forem, de modo a conseguir ter uma vida sexual satisfatória. O sexo é uma das maneiras mais importantes de equilibrarmos nossas energias físicas, mentais e psíquicas e, a não ser que você seja um monge ou anacoreta, vai precisar também de uma vida sexual regular e saudável.
    O setor em que Saturno está rege também os recursos financeiros extraordinários dos piscianos, ou seja, ganhos advindos de investimentos, bônus, participações, comissões; ou ainda, bens recebidos por herança. E também o seu crédito na praça. Saturno pede e ordena que você regularize tudo o que estiver errado em relação a isso. Se houver pendências na justiça, elas serão resolvidas esse ano, seja a seu favor ou não. Para evitar qualquer problema, é importante que você faça uma reserva, investindo numa poupança ou em outros investimentos nos quais a segurança seja o quesito mais importante.
    Do início do ano até 3/4, Saturno recebe influência fortemente benéfica de Netuno, mostrando que sua paz de espírito interior está fazendo você se sentir mais seguro, calmo, equilibrado e leve em relação aos assuntos aqui citados.
    De 9/2 a 25/6, há risco de perdas relacionadas aos assuntos tratados no parágrafo anterior, e podendo manchar sua reputação social.
    Em 6/10, Saturno ingressa em Escorpião e no seu setor intelectual.

   
    Em 6/10, Saturno ingressa em Escorpião, e o mundo fica meio paranóico, preocupado com ameaças sociais, tanto econômicas como políticas (ou mais exatamente militares), medos muitas vezes irracionais, que criam um clima coletivo pesado, fazendo crescer o interesse pelas coisas ocultas (temas de ocultismo, profecias e de terror), pelo poder e pela corrupção, enfatizando o denuncismo e beirando o conspiracionismo. Porém, descontando-se os exageros, nessas épocas realmente acontecem coisas marcantes. Crises econômicas sérias em alguns países, já que Saturno é o veto, a impossibilidade, e Escorpião é o desejo, o poder aquisitivo; haverá recessão, corte de créditos, choques econômicos, contenção de dívidas e maior custo do dinheiro.
As crises cooperarão para que haja mudanças em regimes fechados e militaristas, mas também a exploração econômica de massas beirando o trabalho escravo (como temos na China hoje), formação e consolidação de blocos econômicos e a intervenção militar das grandes potências para "policiar" o mundo. Os controles de fronteira para "manter à distância" populações mais carentes se tornarão mais rigorosos e eficientes.
    Na vida das pessoas, haverá mais interesse (ou necessidade) de se envolver em recursos corporativos, finanças conjuntas, cooperativas, compras coletivas e seguros. Os impostos terão um controle muito maior, tornando-se quase impossível a sonegação. A economia informal tende a ser absorvida pelo sistema econômico devido a novas e rígidas leis financeiras de que ninguém vai conseguir se furtar. Cada pessoa será menos "dono" do seu dinheiro, pois terá menos poder sobre ele, menos liberdade para utilizá-lo. O dinheiro em si será cada vez mais um conceito (uma cifra em uma memória de computador) do que algo palpável. Porém, isso não inibirá o crescimento do crime organizado, que ficará mais organizado e violento.
     As grandes corporações financeiras tendem a consolidar ainda mais o seu domínio sobre a economia mundial, e toda a riqueza do planeta será concentrada em poucos grupos. A publicidade, em especial a institucional, tende a ganhar ainda mais espaço e tempo nas mídias e também na paisagem urbana, ainda que às vezes de maneira simbólica (disfarçada). Técnicas de controle mental (como mensagens subliminares) serão ainda mais utilizadas.
    De modo resumido, por meio dos poderes econômico, policial, judiciário e militar (todos de Escorpião), as grandes corporações ou estados totalitários (Saturno) vão aumentar seu controle sobre o poder a riqueza do mundo. Nessa mesma época, estará havendo uma recepção mútua, porque Plutão (regente de Escorpião) transita em Capricórnio (regido por Saturno), o que confirma e corrobora essa previsão.
    O mundo do trabalho tende a se tornar mais rígido, competitivo e exigente e as pessoas que trabalham em empresas tenderão, imperceptivelmente a assumir essas características, tornando-se enérgicas, pragmáticas e determinadas, mas também duras, frias e egoístas. Haverá menos emoção e menos paixão, exceto para os que trabalham de maneira autônoma ou semi-autônoma. A intensidade desse rígido controle emocional poderá somatizar nos sistemas sexual e excretor dessas pessoas. Culturalmente, esse quadro vai fazer prevalecer o cinismo, o sarcasmo, o deboche e o humor-negro. Seriados com temas de vampirismo e ETs continuarão em ascensão franca.
    Finalmente, dado que Escorpião rege a sexualidade (não o sexo como prazer e diversão, que é associado aos signos de fogo, mormente a Leão, mas o sexo como fator de união cúmplice, intimidade e equilíbrio energético) tenderá a haver um extremismo cheio de contradições na cultura sexual humana. De um lado, uma superliberação do sexo-prazer, para todos os gostos, sexualidades e fantasias, de modo a manter as pessoas entretidas e felizes. Por outro lado, haverá repressões pontuais, específicas ou em territórios restritos, de modo a conservar a aura mística que a condição de pecado, coisa proibida e tabu dá ao sexo (valorizando-o assim tanto como mercadoria de consumo como de troca). Como se viu recentemente, mulheres reprimidas ao amamentar em público, ao lado da precoce sensualização de meninas pela mídia, e depois manchetes sobre pedofilia, e por aí vai, sempre se rezando pela cartilha do cinismo e da hipocrisia.
    Visto que Escorpião rege o psiquismo, coisa semelhante deve acontecer com as drogas: estimulação indireta ao uso pela mídia e repressão ostensiva das mesmas. Repressão às atividades esotéricas também deve acontecer, ao mesmo tempo em que sua simbologia é cada vez mais disseminada pela mídia visando a confusão dos valores e, em alguns casos, à propagação de valores antagônicos ao Bem.


    Portanto, pisciano, Saturno entra no seu setor intelectual onde permanecerá por dois anos e meio. Seu cérebro estará trabalhando a mil por hora. Saturno lhe dará concentração, persistência, determinação e resistência mental nos estudos, pesquisas e trabalhos intelectuais. Você vai desejar obter um conhecimento muito sólido em determinada matéria ligada a sua profissão, o que certamente vai levá-lo a cursar uma faculdade ou fazer pós-graduação e assim por diante. Não é raro que Saturno transitando nesse setor represente a necessidade de um período no exterior, estudando e trabalhando.
    O mais importante, no entanto, é a seriedade e o perfeccionismo que vão permear sua vida intelectual neste ano: você vai querer conhecer as coisas a fundo, para ter certeza do que vai falar ou fazer. Todas as ciências humanas estão muito favorecidas por essa posição de Saturno, e os temas escorpianos como psicologia, ciências ocultas, finanças, investigação, etc. estarão mais destacados. Mais uma vez, é clara a consciência de que o objetivo final de todo conhecimento e de toda atividade que você estará fazendo é a promoção espiritual da Humanidade.

    De 2/11 a 1/12, Saturno recebe leve tensão de Urano, indicando que certa instabilidade nas suas finanças vai atrapalhar seus estudos ou viagens, ou então que estes é que vão provocar a instabilidade.
    De 14/11 até o fim do ano, Saturno recebe ajuda de Plutão, portanto novos contatos sociais vão ajudá-lo em sua busca intelectual ou em viagens.


3. JÚPITER

   
    Júpiter começa 2012 no seu setor dos contatos e dos deslocamentos: você vai investir em propaganda e promoção, vai querer se tornar mais conhecido e por isso fará muitos novos contatos. É possível que venha a dar palestras ou cursos, ou fazer apresentações, pessoalmente ou via internet. Haverá melhorias também nos seus meios de comunicação, em termos de qualidade. Procurará também fazer cursos e aprender novas linguagens ou novas línguas, tudo que possa contribuir para o fortalecimento da posição que você ocupa no mercado ou no seu meio de atuação. Sua mente estará muito ativa e mais uma vez buscando com afã a expansão de conhecimentos. Neste período, você aumentará também o número de deslocamentos que fará, em função de todas essas atividades promocionais e estudos, e é possível que queira investir num carro melhor. Fará também algumas viagens curtas.
   
    De 8/2 a 6/4, Júpiter recebe influência fortemente benéfica de Plutão, indicando que você vai coordenar seus contatos sociais mais próximos com aqueles de círculos mais amplos, aumentando assim seu raio de ação e visibilidade. Em sua expressão estará passando muita confiança e segurança, o que vai colaborar para seu sucesso. Ampliará muito o número de conhecidos e contatos, especialmente por meio das redes sociais. Utilizará também outros canais de comunicação mais diretos, como blogs, vídeos, webcam, etc.
    De 11 a 23/5, Júpiter recebe leve tensão de Saturno, de modo que necessidades financeiras mais prementes vão cercear sua mobilidade e comunicabilidade.
    Em 12/6, Júpiter ingressa em Gêmeos e no seu setor doméstico.

   
    Júpiter em Gêmeos espalha ou dissemina a sabedoria para todos, porque está exilado, é como se os mestres saíssem das universidades e resolvessem ensinar no meio das ruas; é como se os gurus saíssem dos templos e viessem pregar em praça pública. Claro que isso gera confusão. Por isso, é preciso ter disciplina e planejamento para que esses novos conhecimentos possam ser assimilados corretamente.
    No mundo, haverá renovação e expansão da educação, das comunicações e também dos meios de transporte. A fantástica disposição de informações que temos hoje será ainda acelerada! O intercâmbio cultural também, todos os seres humanos, praticamente, ficarão conectados numa grande algaravia global. Porém, a superficialidade das informações trocadas, os boatos e a desinformação proposital serão o inimigo a se combater. Todos vão querer estar atualizados, e essa curiosidade muitas vezes se perderá na ilusão da casa dos espelhos e enveredará por extremos: delírios conspiracionistas, pânicos apocalípticos, arrebatamentos fundamentalistas, cooptações satânicas ou o simples e vulgar entorpecimento pela saturada exposição às mídias. Mídias que serão onipresentes.
    Devido a isso e também à melhoria nos transportes, longe e perto se confundirão, estaremos mais próximos de alguém em outra cidade, país ou continente que do vizinho ao lado. Conversas, consultas, cursos, conferências e debates à distância serão cada vez mais comuns. A mania de se ter centenas de amigos recrudescerá, e as relações também tenderão a se superficializar.
    No amor, a instituição conhecida como "ficar" será cada vez mais cultivada, inclusive para várias idades e até para as mulheres. A homo e a bissexualidade serão cada vez mais comuns e aceitas, os armários servirão só para as roupas mesmo.
    Concluindo e resumindo. No plano do conhecimento: multiplicidade rasa, sem direção e muitas vezes equivocada. Teremos de ter uma bússola, um norte e um ideal para não nos perdermos.
    No plano das relações humanas, quantidade e variedade muito mais que qualidade e compromisso. Precisaremos procurar entender a verdadeira serventia dos relacionamentos humanos, sejam de amizade ou amorosos.


    Portanto, Júpiter ingressa no setor doméstico e familiar, onde permanecerá por um ano, trazendo muitas benesses, progresso, prosperidade e alegria para a sua família e a casa. A possibilidade de mudança de residência ou mesmo de cidade permanece até meados do ano que vem. Poderá também haver uma reforma para ampliar a casa, de qualquer maneira, a mudança será para melhor, investimentos serão feitos para tornar a casa mais confortável. Na família, em função dessa boa fase, haverá mais união, entendimento e alegria entre todos. Pode ser também que haja aumento da família em decorrência de um nascimento ou de um casamento.

    De 4/6 a 17/7, Júpiter recebe forte tensão de Netuno, de modo que sua nova sensibilidade ficará um tanto insatisfeita com as condições da casa ou das redondezas onde você habita, insuflando um forte desejo de mudar. Provavelmente você vai querer morar no litoral, próximo a águas ou no mínimo num lugar bem tranquilo e silencioso. Se você mora com a família, pode ser o momento de sair de casa.
    De 7/7 a 7/8, Júpiter recebe ajuda de Urano, indicando que uma boa entrada de dinheiro permitirá a você fazer melhorias e reformas na casa ou mesmo mudar-se. Poderá também receber ajuda financeira da família.
    De 10 a 28/7, Júpiter recebe leve tensão de Plutão, indicando que seus novos amigos e os novos círculos sociais que está frequentando não estão agradando à sua família. Não é um bom momento para receber amigos em casa.
    A partir de 6/10, a força e o ritmo dessas expansões diminuem, e você vai se preocupar mais em rever os progressos feitos com relação à sua moradia e realizar ajustes. Talvez desista de uma mudança agora, deixando-a para o ano que vem.
    De 9/12 até o fim do ano, volta a tensão de Plutão descrita acima.


4. URANO

    Urano em Áries está trazendo à Humanidade uma transformação e reestruturação social e política, com mudanças radicais e abruptas, na forma de revoluções pontuais. O discurso que as move, e as move tecnologicamente por celulares e redes sociais (Urano), é de caráter humanitário: direitos humanos, liberdades individuais, direito de voto, direito à liberdade religiosa (particularmente à liberdade de ser não-religioso), direitos de opção sexual e direitos das minorias em geral. Essas liberdades individuais específicas ganharão notória promoção e serão obtidas com surpreendente velocidade, notavelmente as das crianças e jovens, a liberdade sexual e a liberdade de expressão. Por outro lado, a tecnologia dos estados e das empresas, instâncias que cada vez mais se confundem e se equiparam, obterá controle e registro sobre cada ato de cada indivíduo. Então o que veremos é um aumento de certas liberdades individuais e, ao mesmo tempo, uma grande perda de privacidade. Em outras palavras: "você pode ser o que quiser e pensar o que quiser, desde que seja e pense como todo mundo", ou seja, a filosofia do "politicamente correto". Urano em Áries traz o começo da prevalência da massa Humanidade sobre o indivíduo Humano. As diferenças deixam de existir: isso é bom? Teremos de refletir sobre nossas escolhas. Utilizamos a tecnologia ou a tecnologia nos utiliza? Quero ser aceito por todos ou quero me aceitar como sou?
    Aparentemente, essa luta pela liberdade social segue os ideais aquarianos (Urano rege Aquário) de igualdade, fraternidade e liberdade. Mas muitos enxergam por trás disso a tentativa de implantação de um governo mundial, global e totalitário. Como sabemos, Urano regeu na História os movimentos totalitaristas, como aqueles que resultaram na União Soviética e seus satélites (Aquário). Enquanto que Áries remete ao poder absoluto e invencível, propugnado no mito nazista da "raça ariana" pretensamente superior.
    Já há algum tempo que nosso número individual num grande cadastro nacional (no Brasil, RG e CPF; nos EUA, nº do Seguro Social) é mais importante que nosso nome de família. O retrato da vida de uma pessoa já pode ser localizado em um único site na internet (Facebook), pelo menos para 1/7 da população mundial. Com Urano em Áries caminhamos para ser indivíduos indistintos, equalizados (mas não iguais) e uniformizados (ideologicamente) fazendo parte de uma grande população entrelaçada em redes. Foi o que previu Marilyn Fergusson, no livro "A Conspiração Aquariana" de 1980. Redes, como as redes sociais, em que os laços são horizontais e bidimensionais; ao contrário da estrutura orgânica e tridimensional que tínhamos antes: a organização em família, bairro, cidade e país.
    Em função dessa perda de identidade orgânica, perde-se o sentimento de pertencimento, o que levará a maioria a "identificar-se" com modismos, tribos, clubes, religiões fundamentalistas ou então a buscarem popularidade, ainda que momentânea e virtual (ter muitos amigos nas redes, por ex.). Uma minoria, porém, desenvolverá o gosto pela franqueza, verdade e transparência, resultando em um denuncismo generalizado, e em ações pontuais, anônimas, virtuais, como invasões ou disseminação de segredos por hackers. Isso poderá resultar numa guerra tecnológica a ser travada por meio de algoritmos de informática dentro da rede de computadores, como já se vê (Wikileaks, Anonymous).
    Outros, ainda, optarão por ações radicais que podem redundar em grandes reviravoltas, situações imprevistas, explosivas e intempestivas, com risco eminente de violência: fanatismo, rebeldia, revoluções, anarquismo, rebeliões e greves deverão acontecer principalmente contra governos, grandes corporações, igrejas e as instituições que os representam. Mas também há o risco de ações extremistas (bombas, incêndios, sabotagens) cometidas por indivíduos, sejam loucos, títeres manipulados remotamente ou ambos (como já estamos vendo acontecer).

    No plano planetário teremos a sequência de acidentes naturais mais ou menos com a mesma intensidade. Áries rege o ferro, que forma o núcleo líquido da Terra, cujo giro forma nosso campo magnético. Urano vai aumentar as alterações desse giro, podendo gerar anomalias no magnetismo terrestre, alguns esperam a inversão dos pólos, mas não posso afirmar isso. De qualquer forma, esse desequilíbrio do "balanço" deste grande pião que é nosso planeta, acelerará as erupções vulcânicas, terremotos e, consequentemente, o risco de tsunamis, bem como aumento dos temporais, tempestades, raios e ventanias súbitas, tornados e furacões. O desequilíbrio térmico também ficará mais extremo, aquecimento de modo geral, ondas incomuns de calor aqui, ondas incomuns de frio ali, e assim por diante.
    Frente a todos esses desafios ambientais, a tecnologia humana vai ter de encontrar soluções. Embora inicialmente, erros serão cometidos, devido à urgência das situações críticas, é consenso dos astrólogos que a criação, afinal, se sobrepujará à destruição. Urano em Áries inaugura uma nova onda tecnológica muito avançada, e muito rápida, especialmente em eletrônica, nanotecnologia, robótica e comunicações. Também notadamente nas áreas policial e militar. Surgirão muitas invenções e grandes descobertas científicas, também na neurologia (Áries corresponde à cabeça). Passaremos a usar outras fontes de energia alternativas, que ainda não utilizamos, a não ser experimentalmente e também outras que a ciência ainda nem conhece. Acredito que haverá muito progresso na física em relação a certos mistérios clássicos como a natureza da energia, da luz, da matéria e da gravidade. Áries também simboliza a vida e Urano, o extraordinário e o cósmico; o ser humano entrará em contato com outras dimensões existenciais tanto na Terra como fora dela.
   
    No âmbito dos relacionamentos, Urano em Áries está criando uma nova forma de seduzir: "eu te seduzo com minha liberdade". Só haverá relações duráveis se houver liberdade para que a essência da individualidade e da privacidade de cada parceiro seja preservada, pois na atual época o indivíduo passa a ser - para o bem ou para o mal - a célula-mater da sociedade, que até então era a família. Para o mal, porque os valores familiares: autoridade, respeito aos mais velhos, união, cooperação, aos poucos vai caindo por terra. Exemplos disso são crianças (Áries) que se "divorciam" (Urano) dos pais, ou que denunciam o pai ou a mãe por maus-tratos ou restrição da liberdade. Enfim, os direitos individuais falam mais alto que os direitos paternos. Agora, o novo pai que protege (Áries), garantindo os direitos humanos, é o Grande Irmão que a tudo vê e monitora com seus olhos e controles tecnológicos (Urano). Mas relacionamento com liberdade precisa de confiança e comprometimento, que só poderá surgir da espontaneidade, do despojamento das máscaras (Urano em Áries). "Eu te confesso que sou como sou e assim te seduzo".    
    Enfim, Urano em Áries é o ciclo inicial de um novo grande ciclo e, como tal, traz mais perguntas que respostas. As respostas dependerão de nós.


    Portanto, Urano começa 2012 no seu setor financeiro, trazendo instabilidade. Note que “instabilidade” significa que poderá haver tanto ganhos vultosos de dinheiro, como também gastos (ou perdas) vultosas. Será muito importante saber aproveitar as oportunidades velozmente. Você terá de aprender a tomar decisões financeiras com muita rapidez e inteligência, utilizando-se de capacidade de previsão e planejamento. Note que Urano permanecerá no setor durante os próximos seis anos, então, se não houver também um controle sempre atualizado e dinâmico das suas finanças, poderá enfrentar problemas.
    Procure um bom software ou planilha que o ajude a manter um controle rigoroso das finanças, porque vai entrar bastante dinheiro, às vezes de maneira rápida e inesperada, mas também vai sair da mesma forma! Planeje também a melhor de maneira de fazer uma boa reserva, seja numa poupança, seja em outros investimentos, mas pensando prioritariamente no quesito segurança.
    Outra consequência do trânsito de Urano pelo setor dos seus ganhos, é que o uso de tecnologia e conhecimentos de ponta na sua atividade produtiva vai ajudá-lo demais. Você precisará estar sempre modernizado e atualizado em relação a equipamentos de modo geral, e também quanto aos conhecimentos técnicos e de mercado relativos à sua área de atuação. Algumas dessas atualizações, ou outras exigências do trabalho, poderão levá-lo a viajar de avião para poder obtê-las. Precisará também, quase que constantemente, de suporte técnico a seu dispor.

    De 24/3 até o fim do ano, Urano recebe forte tensão de Plutão, indicando que poderá haver grandes gastos ou perdas por causa dos novos amigos ou círculos que você estará frequentando. Seja cauteloso e desconfiado, nem tudo que reluz é ouro, pisciano! Cuidado especialmente com mirabolantes planos para obtenção de determinados objetivos, como imóveis, por exemplo: algo poderá estar muito errado. Viagens ao exterior também poder estar envolvidas nessas possíveis perdas. Verifique os detalhes muito bem, mas o mais indicado é deixar investimentos maiores para o ano que vem.
   
    Urano andará pra trás de 14/7 a 14/12, portanto, esses 5 meses são os mais delicados e perigosos para as suas finanças. Controle rigidamente suas despesas, ou poderá ser obrigado a se desfazer de algum ou alguns bens.


5. PLUTÃO

    Plutão está em Capricórnio, trazendo novo ciclo de crescimento para as instituições sociais, políticas e econômicas. A tendência maior é pelo fortalecimento das empresas maiores e mais fortes (mas não necessariamente mais tradicionais), que irão absorver as menores e mais fracas. Assim, a economia globalizada tende a se consolidar e as grandes empresas e instituições poderão ficar mais fortes que as próprias nações.
    A crise econômica que já vemos acontecer, especialmente na Europa, permitirá essa reestruturação econômica em grande escala. Blocos político-econômicos regionais também se robustecerão e muitas decisões e planejamentos passarão a ser administrados em grupo. Já vemos hoje "agências" que emitindo uma "nota" conseguem parar ou desestabilizar a economia de todo um país. Sempre que Plutão, historicamente, passa em Capricórnio, vemos uma moeda única ser adotada universalmente (em algum contexto geográfico) e também um fortalecimento dos bancos e outras instituições financeiras. Dívidas soberanas são usadas como justificativa para decretar falências de grandes organizações e de países inteiros. São peixes grandes sendo engolidos por peixes maiores, e nessa guerra de gigantes, o operário, o empregado, o escriturário acaba por perder os poucos direitos que detinha. É só ver o que está acontecendo em Portugal e na Grécia, e que vai ser visto ainda em muitos países ao redor do globo.
    Essa nova ordem mundial terá inicialmente características muito fortes de uma verdadeira plutocracia (palavra que se origina de Plutão), de modo que até 2024 o planeta viverá uma tendência monopolizadora e centralizadora que fará a economia planetária expandir muito, mas as preocupações ambientais e sociais ficarão ainda - infelizmente - relegadas ao segundo plano (embora continuem sendo usadas e abusadas no discurso das empresas e dos governos). Aliás, no plano planetário, Plutão rege o magma e a atividade vulcânica, Capricórnio representa a estrutura da crosta; ou seja, terremotos e erupções vulcânicas serão muito mais frequentes nos próximos 15 anos.
    De 11/4 a 18/9, Plutão anda para trás, em movimento retrógrado, fazendo com que as instituições sociais e econômicas façam uma completa revisão de sua estruturação. É um passo para trás para depois se dar um salto à frente.
   

    Portanto, Plutão permanecerá todo o ano de 2012 no setor social de Peixes. Você, do começo do ano até 10/4, e de 19/9 até o fim do ano, vai intensificar sua vida social, participando mais de clubes, sociedade, organizações e círculos variados, mas sempre procurando grupos e pessoas com as quais tenha identificação de ideias e ideais. Você estará muito preocupado com a direção que as políticas públicas e privadas vai tomar, especialmente com os radicalismos, o abuso de poder, a censura a privação de direitos. Desejará participar para fazer a sua parte e fazer valer sua opinião. Em especial, tentará lutar contra o materialismo crescente que permeia cada vez mais a sociedade atual, o consumismo desenfreado, o cinismo, o escárnio, o cientificismo e as coisas ocultas. Por isso deverá se unir, inclusive por meio de redes sociais, a outros que clamam contra essa situação.
    No período de 11/4 a 18/9, você estará mais preocupado em eliminar de sua vida e de seus contatos aqueles ambientes, grupos ou pessoas que não mais terão parte em sua nova vida. Sua postura vai suscitar críticas e ataques, mas você não vai perder tempo e energia respondendo a eles. Estará cada vez mais objetivo e pragmático na busca de suas metas de vida, inclusive metas materiais, para poder obter e garantir o seu lugar no mundo em todos os sentidos, desde o espaço físico de sua posse, até o respeito por suas posições políticas, filosóficas e religiosas.


6. MARTE

    Marte começa 2012 no setor dos relacionamentos de Peixes, trazendo cobranças e discussões na relação amorosa, podendo resultar em brigas, mas não necessariamente em ruptura. Essa passagem de Marte pelo setor é recorde, 7 meses, ficando até 3/7, por isso, pisciano, muna-se de paciência! Contudo, caso esteja só, esse é o momento para aparecer uma nova pessoa muito atraída por você (especialmente se você for mulher: tome cuidado com as reais intenções dessa pessoa, pois nem sempre atração física, por mais irresistível que seja, significa que haverá amor, Marte gosta de personificar o lobo mau).
    Em 25/1, Marte vai andar para trás, e começa um momento mais perigoso para o relacionamento, chances maiores de ruptura. Se você está só, surgem apenas pessoas "erradas": indecisas, demoradas e instáveis. Procure fazer algum ritual mágico ou exercício metafísico para atrair um bom relacionamento.
    De 2/3 a 1/4, Marte recebe influência forte e positiva de Plutão, indicando que haverá muitas atrações e seduções na sua vida social, seja ao vivo, seja virtualmente. Mas o alerta de cautela permanece.
    De 20/3 a 12/5, Marte recebe leve tensão de Netuno, indicando que as transformações dentro de você, buscando uma insustentável leveza de ser, podem desiludi-lo e torná-lo insatisfeito quanto ao presente relacionamento. Fase de discussões, você será muito criticado e cobrado pelo parceiro amoroso.
    Em 15/4, Marte retoma o movimento direto e, para quem está só, aumentam as chances de começar um novo amor. De 26/4 a 29/5, repete-se a influência positiva de Plutão, descrita acima.
   
    A partir de 4/7, Marte ingressa no seu setor energético, sexual e das finanças compartilhadas. Você poderá enfrentar cobranças e julgamentos, especialmente se houver dívidas ou coisas pendentes na justiça, ou se tiver passado por um divórcio ou desmanchado uma sociedade. Cuidado com suas finanças. Talvez precise de um bom advogado, pois passará por negociações tensas. Sexualmente, estará sentindo uma forte energia sexual, tanto que é indicado procurar alguma válvula de escape: uma atividade física, artes marciais ou yoga, para equilibrar essa energia. Energia mental e psíquica também muito forte, com tendência a tensão.
    De 3 a 30/7, Marte recebe forte influência benéfica de Júpiter, aumentando o vigor sexual e mental, mas agora de maneira mais equilibrada. Um familiar ou uma pessoa ligada à justiça que é próximo de sua família poderá ajudá-lo em questões financeiras ou judiciais. A família também poderá ajudá-lo financeiramente.
   
    De 8 a 27/7, Marte recebe fortes influências negativas de Urano e de Plutão, caracterizando talvez o período mais tenso do ano. As questões financeiras ou judiciais estarão no auge, podendo fazer você ter de despender uma vultosa quantia para resolvê-las. É possível também que tenha de desfazer de um ou mais bens.     No mesmo período, aventuras amorosas acontecidas recentemente poderão trazer consequências ruins para o seu bolso: talvez um pedido de pensão ou uma indenização.
    Nessa mesma época, poderá haver prejuízos ou problemas com justiça originados das novas relações sociais, como falei no tópico 4. Você realmente precisa selecionar muito bem as novas amizades e tomar cuidado com onde se mete. Sua imagem também poderá ficar abalada por esses fatos.
   
    De 6 a 24/8, Marte se junta a Saturno incentivando-o mais ainda a buscar o equilíbrio energético, conforme descrito no tópico 2. E de 19/8 a 4/9, Marte recebe forte influência benéfica de Netuno, indicando que as transformações que este planeta está fazendo com você ajudarão muito a equilibrar suas energias mental, física e sexual, e também a lidar com dificuldades recém passadas como as mencionadas acima.

    Em 24/8, Marte vai o setor intelectual e de viagens de Peixes, onde criará alguns desafios, dúvidas e questionamentos nas suas ideias e conhecimentos, agregando a você uma argúcia investigativa ou uma curiosidade mórbida, ao mesmo tempo em que você terá certa dificuldade em se concentrar nos estudos. Caso esteja viajando, cuidado com acidentes, cortes e queimaduras.
    De 29/8 a 9/9, Marte recebe ajuda de Plutão, mostrando que suas buscas intelectuais suscitarão muita troca de informação nos novos círculos que você estará frequentando. Vai trocar muitas figurinhas sobre temas exóticos, misteriosos, eróticos ou ocultos. Talvez desenvolva uma atração por teorias conspiracionistas, assuntos policiais, bastidores do poder. Ou não: pode ser apenas um aprofundamento nos seus estudos científicos com compartilhamento nos meios competentes.
   
    Em 8/10, Marte fica muito forte ao ativar sua carreira profissional: haverá novidades, iniciativa e pró-atividade da sua parte, mas também críticas e pressões. Possivelmente uma pessoa rígida e exigente assuma um cargo de chefia acima de você.
    De 9 a 22/10, Marte recebe forte influência benéfica de Urano: provável aumento de salário! Ou então, conforme o caso, você será bem remunerado por um serviço que vai exigir algum esforço e dedicação da sua parte. Ou ainda, novos clientes! De qualquer maneira uma significativa melhora nas suas finanças, oriunda da carreira profissional. Já era hora!
    De 22/10 a 3/11, Marte recebe leve tensão de Júpiter, indicando que o excesso de trabalho pode estar deixando pouco tempo para você dedicar à família, sendo que esta vai reclamar. Também pode ser que uma reforma ou mudança de residência atrapalhem um pouco seus misteres profissionais.
   
    Em 18/11, Marte ingressa no seu setor social, onde se junta a Plutão (de 21/11 a 4/12), ativando e impulsionando sua participação em grupos, redes e círculos de todo tipo, como vimos no tópico 5. Novas amizades surgirão, em meio a críticas e fofocas de pessoas conhecidas.
    De 17 a 29/11, Marte recebe forte tensão de Urano, voltando novamente aquele risco de novos amigos ou círculos envolverem-no em algo que vai terminar com perda de dinheiro da sua parte. Mas também pode ser que a busca por uma meta de longo prazo, algo pelo que você anseia há muito tempo, faça você realizar um grande investimento, abalando um pouco suas finanças. O importante, baixo um aspecto astral desse porte, é que você analise muito bem, ou peça para um especialista fazer isso, qualquer tipo de negócio que for fazer nessa época.
    Em 27/12, Marte vai para o seu setor espiritual, mas isso já é assunto para o ano que vem.


7. LILITH

    A Lilith ficará a maior parte do ano no signo de Touro, trazendo para todos os signos situações apertadas, sufocantes, misteriosas e irregulares na vida financeira e na vida amorosa. No amor, as pessoas necessitarão sentir segurança, estabilidade e certeza dos sentimentos do outro no relacionamento, o que as levará a serem um tanto possessivas e controladoras; crises e brigas por ciúmes serão mais comuns do que nunca. Muitos recorrerão à magia para tentar "amarrar" a pessoa amada, o que provavelmente vai conduzir a um recrudescimento da crise. Com a Lilith, quanto mais se luta por controle, menos se consegue. Por isso haverá também muitas traições, amores ocultos e proibidos. Quanto à sexualidade, homens e mulheres desejarão ser sedutores a toda prova, usar o sexo para conquistar e talvez por causa dessa fixação, deverá haver uma predileção por "parafilias" sexuais.
    Nas finanças, algo semelhante, a obsessão consumista tão estimulada pela publicidade tende a tomar conta de todos, de modo geral; muitos se afundarão em dívidas no afã de ter coisas, de ter tudo, de ter a última versão, etc. Os bancos e instituições financeiras lucrarão muito com juros sobre juros. Essa obsessão também se verá na condição física das pessoas, muitos engordarão anormalmente, enquanto que outros emagrecerão exageradamente, ambos por doenças psicossomáticas ligadas às ideias de posse e controle.

   
    Portanto, a Lilith começa o ano no seu setor dos contatos e deslocamentos, trazendo fofocas, intrigas, mal-entendidos, maledicência, inveja e ciúmes. Portanto, ao multiplicar contatos, físicos e virtuais, tome cuidado em saber quem são realmente as pessoas. Você correrá o risco também de seduções inescrupulosas ou assédios, pessoas só interessadas em sexo ou mesmo no seu dinheiro. Outra coisa que pode preocupar é o roubo de dados e informações, portanto proteja muito bem seus documentos e suas senhas, use um bom antivírus e tudo o mais que for necessário.
    Proteja-se também espiritualmente, já que estará em contato com tantas pessoas recém-conhecidas.

    Do início do ano até 22/4, a Lilith se junta a Júpiter na expansão que este planeta está promovendo nesses assuntos, descrita no tópico 3., acrescentando à sua expressão um pouco mais de charme, carisma, bom humor e um toque de sedução.
    De 4/2 a 7/4, a Lilith recebe influência fortemente positiva de Plutão que, em algumas mitologias, é tido como seu companheiro, de modo que suas implicações negativas ficam quase que neutralizadas nesse período. Acontecerão muitas atrações em todo tipo de contato social, inclusive eróticas. Se você está sozinho, certamente terá muitas oportunidades de encontrar um novo amor.
    De 21/6 a 11/8, a Lilith recebe leve tensão de Saturno, indicando que o excesso de badalação, o tempo enorme despendido nesses contatos e comunicações estará desviando você de estudos importantes. Poderá se sair mal em provas ou concursos.
   
    Em 12/9, a Lilith ingressa no seu setor doméstico e familiar, colocando seu dedinho também nas mudanças que haverá nesses assuntos, conforme descritas no tópico 3. Ocorre que o elemento introduzido pela Lilith não é nada agradável: fofocas, segredos (alguns escabrosos...), intrigas, raiva, mágoa, agressão. Tudo isso vai conseguir prejudicar um pouco as boas novidades na vida doméstica e familiar, mas apenas se você permitir! Não dê ouvidos nem sequência a nenhuma história mal explicada. Não recolha ofensas e não permita que elas saiam de sua boca. Será preciso cuidar rigorosamente do astral da casa, além de proteger-se espiritualmente. Utilize técnicas e rituais de limpeza e purificação do lar, aplique o Feng-Shui e assim por diante.
    Será conveniente também selecionar muito bem as pessoas que você permitirá que adentrem sua casa, evite pessoas invejosas e também aquelas que sempre estão reproduzindo histórias tristes: são vampiros de energia. Proteja sua casa com cristais e plantas benfazejas, e assim impedirá que a maldade da Lilith perturbe o progresso que haverá esse ano em sua família e residência.
   
    De 12/9 a 14/10, a Lilith recebe influência fortemente positiva de Netuno, indicando que você gostará de criar em sua casa uma atmosfera mística, cigana, com toques de magia e sedução. Isso será importante porque a casa é o seu refúgio, e você estará muito sensível de ora em diante. Isso vai ajudar a consolidar as proteções espirituais de que sua casa e sua família já desfrutam.
    E de 17/10 até 13/11, Urano estará ajudando a Lilith, indicando que nessa nova decoração e itens de conforto, você vai poder despender uma boa quantia. Por outro lado, a aplicação de magia e de técnicas como o feng-shui vai auxiliar muito em sua prosperidade financeira.
    Bom ano para você, pisciano!


Horóscopo 2012


1/1 a 31/12/2012

PREVISÕES COMPLETAS PARA AQUÁRIO








1. URANO

    Urano em Áries está trazendo à Humanidade uma transformação e reestruturação social e política, com mudanças radicais e abruptas, na forma de revoluções pontuais. O discurso que as move, e as move tecnologicamente por celulares e redes sociais (Urano), é de caráter humanitário: direitos humanos, liberdades individuais, direito de voto, direito à liberdade religiosa (particularmente à liberdade de ser não-religioso), direitos de opção sexual e direitos das minorias em geral. Essas liberdades individuais específicas ganharão notória promoção e serão obtidas com surpreendente velocidade, notavelmente as das crianças e jovens, a liberdade sexual e a liberdade de expressão. Por outro lado, a tecnologia dos estados e das empresas, instâncias que cada vez mais se confundem e se equiparam, obterá controle e registro sobre cada ato de cada indivíduo. Então o que veremos é um aumento de certas liberdades individuais e, ao mesmo tempo, uma grande perda de privacidade. Em outras palavras: "você pode ser o que quiser e pensar o que quiser, desde que seja e pense como todo mundo", ou seja, a filosofia do "politicamente correto". Urano em Áries traz o começo da prevalência da massa Humanidade sobre o indivíduo Humano. As diferenças deixam de existir: isso é bom? Teremos de refletir sobre nossas escolhas. Utilizamos a tecnologia ou a tecnologia nos utiliza? Quero ser aceito por todos ou quero me aceitar como sou?
    Aparentemente, essa luta pela liberdade social segue os ideais aquarianos (Urano rege Aquário) de igualdade, fraternidade e liberdade. Mas muitos enxergam por trás disso a tentativa de implantação de um governo mundial, global e totalitário. Como sabemos, Urano regeu na História os movimentos totalitaristas, como aqueles que resultaram na União Soviética e seus satélites (Aquário). Enquanto que Áries remete ao poder absoluto e invencível, propugnado no mito nazista da "raça ariana" pretensamente superior.
    Já há algum tempo que nosso número individual num grande cadastro nacional (no Brasil, RG e CPF; nos EUA, nº do Seguro Social) é mais importante que nosso nome de família. O retrato da vida de uma pessoa já pode ser localizado em um único site na internet (Facebook), pelo menos para 1/7 da população mundial. Com Urano em Áries caminhamos para ser indivíduos indistintos, equalizados (mas não iguais) e uniformizados (ideologicamente) fazendo parte de uma grande população entrelaçada em redes. Foi o que previu Marilyn Fergusson, no livro "A Conspiração Aquariana" de 1980. Redes, como as redes sociais, em que os laços são horizontais e bidimensionais; ao contrário da estrutura orgânica e tridimensional que tínhamos antes: a organização em família, bairro, cidade e país.
    Em função dessa perda de identidade orgânica, perde-se o sentimento de pertencimento, o que levará a maioria a "identificar-se" com modismos, tribos, clubes, religiões fundamentalistas ou então a buscarem popularidade, ainda que momentânea e virtual (ter muitos amigos nas redes, por ex.). Uma minoria, porém, desenvolverá o gosto pela franqueza, verdade e transparência, resultando em um denuncismo generalizado, e em ações pontuais, anônimas, virtuais, como invasões ou disseminação de segredos por hackers. Isso poderá resultar numa guerra tecnológica a ser travada por meio de algoritmos de informática dentro da rede de computadores, como já se vê (Wikileaks, Anonymous).
    Outros, ainda, optarão por ações radicais que podem redundar em grandes reviravoltas, situações imprevistas, explosivas e intempestivas, com risco eminente de violência: fanatismo, rebeldia, revoluções, anarquismo, rebeliões e greves deverão acontecer principalmente contra governos, grandes corporações, igrejas e as instituições que os representam. Mas também há o risco de ações extremistas (bombas, incêndios, sabotagens) cometidas por indivíduos, sejam loucos, títeres manipulados remotamente ou ambos (como já estamos vendo acontecer).

    No plano planetário teremos a sequência de acidentes naturais mais ou menos com a mesma intensidade. Áries rege o ferro, que forma o núcleo líquido da Terra, cujo giro forma nosso campo magnético. Urano vai aumentar as alterações desse giro, podendo gerar anomalias no magnetismo terrestre, alguns esperam a inversão dos pólos, mas não posso afirmar isso. De qualquer forma, esse desequilíbrio do "balanço" deste grande pião que é nosso planeta, acelerará as erupções vulcânicas, terremotos e, consequentemente, o risco de tsunamis, bem como aumento dos temporais, tempestades, raios e ventanias súbitas, tornados e furacões. O desequilíbrio térmico também ficará mais extremo, aquecimento de modo geral, ondas incomuns de calor aqui, ondas incomuns de frio ali, e assim por diante.
    Frente a todos esses desafios ambientais, a tecnologia humana vai ter de encontrar soluções. Embora inicialmente, erros serão cometidos, devido à urgência das situações críticas, é consenso dos astrólogos que a criação, afinal, se sobrepujará à destruição. Urano em Áries inaugura uma nova onda tecnológica muito avançada, e muito rápida, especialmente em eletrônica, nanotecnologia, robótica e comunicações. Também notadamente nas áreas policial e militar. Surgirão muitas invenções e grandes descobertas científicas, também na neurologia (Áries corresponde à cabeça). Passaremos a usar outras fontes de energia alternativas, que ainda não utilizamos, a não ser experimentalmente e também outras que a ciência ainda nem conhece. Acredito que haverá muito progresso na física em relação a certos mistérios clássicos como a natureza da energia, da luz, da matéria e da gravidade. Áries também simboliza a vida e Urano, o extraordinário e o cósmico; o ser humano entrará em contato com outras dimensões existenciais tanto na Terra como fora dela.
   
    No âmbito dos relacionamentos, Urano em Áries está criando uma nova forma de seduzir: "eu te seduzo com minha liberdade". Só haverá relações duráveis se houver liberdade para que a essência da individualidade e da privacidade de cada parceiro seja preservada, pois na atual época o indivíduo passa a ser - para o bem ou para o mal - a célula-mater da sociedade, que até então era a família. Para o mal, porque os valores familiares: autoridade, respeito aos mais velhos, união, cooperação, aos poucos vai caindo por terra. Exemplos disso são crianças (Áries) que se "divorciam" (Urano) dos pais, ou que denunciam o pai ou a mãe por maus-tratos ou restrição da liberdade. Enfim, os direitos individuais falam mais alto que os direitos paternos. Agora, o novo pai que protege (Áries), garantindo os direitos humanos, é o Grande Irmão que a tudo vê e monitora com seus olhos e controles tecnológicos (Urano). Mas relacionamento com liberdade precisa de confiança e comprometimento, que só poderá surgir da espontaneidade, do despojamento das máscaras (Urano em Áries). "Eu te confesso que sou como sou e assim te seduzo".    
    Enfim, Urano em Áries é o ciclo inicial de um novo grande ciclo e, como tal, traz mais perguntas que respostas. As respostas dependerão de nós.


    Portanto, seu regente, Urano, começa 2012 no seu setor dos contatos e deslocamentos diários, trazendo muita velocidade a sua vida, do jeito que você gosta. Você certamente se cercará ainda mais de tecnologia de ponta para incrementar seus meios de comunicação. Se você é um raro aquariano que ainda não está “interligado”, conectado em redes sociais de todo tipo, fóruns e listas, agora você não escapa. Multiplicará muito o número de contatos, o que será basicamente uma necessidade profissional, mas não só, você se interessará em ficar em contato com muitas pessoas que tenham os mesmos interesses, e seus interesses são bem variados. A necessidade de se comunicar quase que instantaneamente se tornará rotina em sua vida pelos próximos seis anos.
    Quanto aos deslocamentos, você também vai desejar fazê-los com muita rapidez e velocidade. Por um lado, grande parte do seu trabalho será feita remotamente, pela internet; mas, por outro, você terá de fazer viagens rápidas para encontros, conferências ou mesmo atendimentos profissionais. O avião provavelmente fará parte de sua rotina. Devido a todo esse frenesi, paradoxalmente, você estará muito mais próximo de pessoas distantes (em vários sentidos: geograficamente, culturalmente e ideologicamente) e muito mais distante de pessoas próximas (parentes e amigos que vão se queixar de sua ausência).
    Mas o setor em que Urano estará transitando nos próximos seis anos também representa sua mente e seu intelecto. Urano em Áries no seu setor mental vai aumentar ainda mais a criatividade, a originalidade e a inventividade. Você terá muitos insights, sua mente estará muito rápida, e você também terá tendência a falar e escrever bem rápido. Sua produção intelectual será intensa.

    De 24/3 até o fim do ano, no entanto, Urano receberá forte tensão de Plutão, indicando que, em meio a todos esses contatos, você poderá ficar carregado com energias espirituais negativas, ou até mesmo que alguém (um paquera, um ficante, um amante) faça alguma magia pesada contra você. Esse tipo de coisa só funciona, é claro, se uma pessoa estiver desprotegida, com a guarda aberta; portanto, aquariano, durante o ano todo, é muito aconselhável que você cumpra direitinho com sua rotina espiritual, e que ocasionalmente faça rituais de limpeza e de proteção espiritual.
    Outra interpretação deste aspecto, é que essa multiplicidade de contatos e informações viajando à velocidade da luz, venha a desestabilizar o seu equilíbrio psíquico. O resultado prático disso podem ser conflitos, brigas, discussões, bafafás e coisas assim. Porém, lembremos que estamos no setor dos deslocamentos físicos: você poderá também correr risco de acidentes se não estiver protegido espiritualmente e se não conseguir conservar sua calma e seu equilíbrio emocional.
   
    Em 14/7, Urano passa a andar pra trás, diminuindo um pouco a velocidade das coisas, e você irá aproveitar para organizar contatos e informações, descartando os excessos inúteis. Urano volta ao movimento direto em 15/12, e tudo se acelera novamente.


2. SATURNO

    Saturno começa o ano em Libra, onde fica até 5/10. A passagem de Saturno em Libra, para toda a humanidade, significa a necessidade urgente de reformar a maneira como os relacionamentos amorosos estão acontecendo. Devido às mudanças sociais, culturais e morais que vem ocorrendo nas últimas décadas, são necessárias uma nova consciência e uma nova responsabilidade nesse âmbito. A forma geral do casamento que vem de dois mil anos atrás, no ocidente, não parece mais atender às necessidades de mulheres e de homens. Mudanças “recentes” (em relação a dois milênios) trouxeram muita confusão. A instituição do divórcio, a emancipação feminina, a revolução sexual, a aceitação da homossexualidade e a liberdade conquistada pelos jovens são algumas dessas mudanças. É notório que quase não existe mais a sequência namorar, noivar, casar que antes era tão natural. Hoje existe o “ficar”, e o “ficar” pode ser múltiplo. E não só os adolescentes ficam: as gerações mais velhas, especialmente os homens, gostaram dessa história de “ficar”, e hoje tem muita gente até da terceira idade “ficando”...
    Antigamente, o casamento era realmente “até que a morte os separe”, mas atualmente isso não existe mais. E aqui cabe uma explicação espiritualista: devido a um grande número de pessoas estarem encarnadas, o fato da Terra estar superpovoada, as experiências cármicas duram quatro, sete ou doze anos no máximo. Por isso hoje é absolutamente normal uma pessoa ter dois ou três casamentos. Uma relação que dura até a morte pode acontecer, claro, mas dificilmente será a primeira da vida. E perante tudo isso, um grande número de homens e mulheres ainda vive na ilusão e não aceita essas verdades. Por isso vemos homens cuja mulher o deixa, e ele não aceita que ela tenha outro homem, chegando muitas vezes à violência. Por isso vemos mulheres que não se conformam com o fim de um relacionamento, como se fosse uma questão de honra, e apelam obsessivamente para todo tipo de tentativa de reconquistar o parceiro, até mesmo para a magia negra (quando se afundam mais e mais...).
    Enfim, Saturno em Libra traz a consciência de que os relacionamentos não servem apenas para se obter sexo e prestígio, senhores, e nem para se obter companhia e atenção, senhoras. Um relacionamento afetivo precisa existir em todos os planos da vida e ter a participação de todas as funções psicológicas: sexo, vontade, emoção, afeto, razão, intuição e espiritualidade. Notem que são sete funções, e Libra é o sétimo signo, não por acaso. No mapa astral, o setor dos relacionamentos é o sétimo. Um relacionamento amoroso existe para proporcionar a ambos os parceiros a oportunidade de crescer psicológica e espiritualmente, por isso dizemos que as relações são cármicas. Mas carma não significa castigo, e sim aprendizado. Libra é balança, equilíbrio, justiça, igualdade, amizade, fraternidade e compromisso. Não existe relacionamento saudável sem essas qualidades. Este é o sentido do comprometimento: comprometer-se consigo mesmo e com o ser amado a participar dessa jornada de crescimento psicológico e espiritual a dois. Que também incluirá, naturalmente, o crescimento material a dois, o crescimento intelectual a dois, o crescimento familiar a dois, e assim por diante, abrangendo todos os aspectos da vida sem, no entanto, coibir a liberdade de cada parceiro. Isto é, se seu homem gosta de jogar futebol aos sábados, mulher, você não precisa ir jogar com ele, ou ficar lá assistindo sem muita vontade, e nem ele precisa deixar de jogar bola, como você, no íntimo, adoraria...
    O que quero dizer é que não funciona evolutivamente um relacionamento no qual o casal se encontra duas vezes por semana para transar e só. Não funciona, mas eu conheço diversos que são assim, e que duram meses ou anos... As pessoas, especialmente as mulheres, precisam perder a esperança. Como digo, quem espera sempre cansa! Esperar que o parceiro vá melhorar com o tempo... Não vai! O relacionamento, desde o primeiro encontro, tem quatro meses para se estabelecer como namoro. Quatro meses, não mais; é tempo suficiente para se fazer as adaptações e ajustes necessários na sua vida se você estiver realmente disposto a ter um relacionamento de verdade. Veja bem, considero muito positiva a experiência do “ficar”, porque permite que o jovem conheça e faça um “test-drive” com vários outros jovens, sem compromisso e com segurança (espera-se!) até encontrar uma pessoa compatível. Note que eu usei a palavra “jovem”. Você, mulher de trinta, que quer ainda ter dois filhos, não tem tempo para “ficar”! E se o gajo estiver enrolando, caia fora! Quatro meses para firmar o namoro, conhecer amigos e familiares de ambos, viajarem passando uma semana inteira juntinhos pra sentir o baque do espelho do banheiro de manhã; e um ano aproximadamente para planejarem a vida em comum. Porque Saturno é razão e Libra é sentimento: então razão sobre os sentimentos, se você quiser um relacionamento estável e que apóie seus objetivos de vida, precisa colocar a razão em primeiro lugar. Precisa ser responsável!
   

    Portanto, aquariano, Saturno, que é o seu segundo regente, ficará durante quase todo o ano no seu setor intelectual. Como pode ver, aquariano, seu cérebro estará trabalhando a mil por hora. Saturno lhe dará concentração, persistência, determinação e resistência mental em seus estudos, pesquisas e trabalhos intelectuais. Você vai desejar obter um conhecimento muito sólido em determinada matéria ligada a sua profissão, o que certamente vai levá-lo a cursar uma faculdade ou fazer pós-graduação e assim por diante. Não é raro que Saturno transitando nesse setor represente a necessidade de um período no exterior, estudando e trabalhando.
    O mais importante, no entanto, é a seriedade e o perfeccionismo que vão permear sua vida intelectual neste ano: você vai querer conhecer as coisas a fundo, para ter certeza do que vai falar ou fazer. Todas as ciências humanas estão muito favorecidas por essa posição de Saturno, e os temas librianos, como justiça, humanidade e igualdade estarão evidenciados. Mais uma vez, é clara a consciência de que o objetivo final de todo conhecimento e de toda atividade que você estará fazendo é a promoção humana.

    Do início do ano até 3/4, Saturno recebe influência fortemente benéfica de Netuno, indicando que o estudo será motivado também pelas necessidades e ambições materiais, pois você vem alimentando muitos sonhos ligados a uma vida mais ampla, mais confortável, e esta é a oportunidade de transformar esses sonhos em metas e objetivos concretos.
    De 9/2 a 25/6, Saturno estará andando pra trás, levando você a refazer de maneira mais eficiente seu planejamento de estudos ou de viagens. Haverá alguma demora e talvez tenha de abrir mão de alguns projetos intelectuais para conseguir realizar o essencial.
    Em 6/10, Saturno ingressa em Escorpião e no seu setor da carreira profissional.

    Em 6/10, Saturno ingressa em Escorpião, e o mundo fica meio paranóico, preocupado com ameaças sociais, tanto econômicas como políticas (ou mais exatamente militares), medos muitas vezes irracionais, que criam um clima coletivo pesado, fazendo crescer o interesse pelas coisas ocultas (temas de ocultismo, profecias e de terror), pelo poder e pela corrupção, enfatizando o denuncismo e beirando o conspiracionismo. Porém, descontando-se os exageros, nessas épocas realmente acontecem coisas marcantes. Crises econômicas sérias em alguns países, já que Saturno é o veto, a impossibilidade, e Escorpião é o desejo, o poder aquisitivo; haverá recessão, corte de créditos, choques econômicos, contenção de dívidas e maior custo do dinheiro.
As crises cooperarão para que haja mudanças em regimes fechados e militaristas, mas também a exploração econômica de massas beirando o trabalho escravo (como temos na China hoje), formação e consolidação de blocos econômicos e a intervenção militar das grandes potências para "policiar" o mundo. Os controles de fronteira para "manter à distância" populações mais carentes se tornarão mais rigorosos e eficientes.
    Na vida das pessoas, haverá mais interesse (ou necessidade) de se envolver em recursos corporativos, finanças conjuntas, cooperativas, compras coletivas e seguros. Os impostos terão um controle muito maior, tornando-se quase impossível a sonegação. A economia informal tende a ser absorvida pelo sistema econômico devido a novas e rígidas leis financeiras de que ninguém vai conseguir se furtar. Cada pessoa será menos "dono" do seu dinheiro, pois terá menos poder sobre ele, menos liberdade para utilizá-lo. O dinheiro em si será cada vez mais um conceito (uma cifra em uma memória de computador) do que algo palpável. Porém, isso não inibirá o crescimento do crime organizado, que ficará mais organizado e violento.
     As grandes corporações financeiras tendem a consolidar ainda mais o seu domínio sobre a economia mundial, e toda a riqueza do planeta será concentrada em poucos grupos. A publicidade, em especial a institucional, tende a ganhar ainda mais espaço e tempo nas mídias e também na paisagem urbana, ainda que às vezes de maneira simbólica (disfarçada). Técnicas de controle mental (como mensagens subliminares) serão ainda mais utilizadas.
    De modo resumido, por meio dos poderes econômico, policial, judiciário e militar (todos de Escorpião), as grandes corporações ou estados totalitários (Saturno) vão aumentar seu controle sobre o poder a riqueza do mundo. Nessa mesma época, estará havendo uma recepção mútua, porque Plutão (regente de Escorpião) transita em Capricórnio (regido por Saturno), o que confirma e corrobora essa previsão.
    O mundo do trabalho tende a se tornar mais rígido, competitivo e exigente e as pessoas que trabalham em empresas tenderão, imperceptivelmente a assumir essas características, tornando-se enérgicas, pragmáticas e determinadas, mas também duras, frias e egoístas. Haverá menos emoção e menos paixão, exceto para os que trabalham de maneira autônoma ou semi-autônoma. A intensidade desse rígido controle emocional poderá somatizar nos sistemas sexual e excretor dessas pessoas. Culturalmente, esse quadro vai fazer prevalecer o cinismo, o sarcasmo, o deboche e o humor-negro. Seriados com temas de vampirismo e ETs continuarão em ascensão franca.
    Finalmente, dado que Escorpião rege a sexualidade (não o sexo como prazer e diversão, que é associado aos signos de fogo, mormente a Leão, mas o sexo como fator de união cúmplice, intimidade e equilíbrio energético) tenderá a haver um extremismo cheio de contradições na cultura sexual humana. De um lado, uma superliberação do sexo-prazer, para todos os gostos, sexualidades e fantasias, de modo a manter as pessoas entretidas e felizes. Por outro lado, haverá repressões pontuais, específicas ou em territórios restritos, de modo a conservar a aura mística que a condição de pecado, coisa proibida e tabu dá ao sexo (valorizando-o assim tanto como mercadoria de consumo como de troca). Como se viu recentemente, mulheres reprimidas ao amamentar em público, ao lado da precoce sensualização de meninas pela mídia, e depois manchetes sobre pedofilia, e por aí vai, sempre se rezando pela cartilha do cinismo e da hipocrisia.
    Visto que Escorpião rege o psiquismo, coisa semelhante deve acontecer com as drogas: estimulação indireta ao uso pela mídia e repressão ostensiva das mesmas. Repressão às atividades esotéricas também deve acontecer, ao mesmo tempo em que sua simbologia é cada vez mais disseminada pela mídia visando a confusão dos valores e, em alguns casos, à propagação de valores antagônicos ao Bem.

    Para você, aquariano, Saturno entrou no setor profissional no qual ficará por dois anos e meio, enfatizando a importância essencial do seu trabalho profissional. Salientando que o objetivo mais importante desse mister, qualquer que seja sua profissão, não é o dinheiro que vai ganhar, nem o poder que talvez exerça e nem mesmo o status social que este lhe concede. A razão maior para o exercício profissional é a sua participação, utilizando todos os seus conhecimentos e se regulando pelos seus elevados ideais, nas transformações que vão acontecer na ordem econômica e política do planeta. Você, aquariano, tem por missão resguardar os direitos do ser humano em geral e das minorias em particular, dos animais, do meio ambiente, do planeta vivo Terra e ainda mais: também das verdades e realidades místicas e espirituais.
    Assim, aquariano, se você estiver fazendo a coisa certa, se estiver seguindo sua vocação, se ama o que faz e se aufere satisfação íntima pelo bem que seu trabalho traz ao mundo, então Saturno certamente vai promover seu crescimento profissional, dar-lhe estabilidade e reconhecimento. Caso contrário, Saturno só lhe trará mais obrigações, tarefas árduas e penosas. E haverá até a possibilidade de você mudar de emprego, o que seria uma oportunidade para procurar um trabalho, função, empresa ou profissão mais de acordo com seus anelos.
   
    De 2/11 a 1/12, Saturno recebe leve tensão de Urano, de modo que toda aquela atividade social e intelectual, contatos, deslocamentos, etc., estará atrapalhando sua concentração no trabalho, podendo ser chamada a sua atenção para esse fato por algum superior. Tente ter mais disciplina no período.
    E de 14/11 até o fim do ano, Saturno recebe ajuda de Plutão, indicando que neste momento o plano astral o estará ajudando a conseguir e manter funções e responsabilidades no trabalho. O descanso mental adequado também será decisivo para você conseguir ter a concentração e a disciplina necessárias.


3. JÚPITER

    Júpiter começa 2012 no seu setor familiar, trazendo muitas benesses, progresso, prosperidade e alegria para a sua família e a casa. A possibilidade de mudança de residência ou mesmo de cidade permanece até meados do ano. Poderá também haver uma reforma para ampliar a casa, de qualquer maneira, a mudança será para melhor, investimentos serão feitos para tornar a casa mais confortável. Na família, em função dessa boa fase, haverá mais união, entendimento e alegria entre todos. Pode ser também que haja aumento da família em decorrência de um nascimento ou de um casamento.
    De 8/2 até 6/4, Júpiter recebe influência fortemente benéfica de Plutão, de modo que o astral da família e da casa estará ótimo, e ambas vêm recebendo proteções e bênçãos do plano espiritual. Um nascimento pode ocorrer no período, alguém que virá para unir ainda mais a família.
    No período de 11 a  23/5, Júpiter recebe leve tensão de Saturno, indicando que sua dedicação à família e aos momentos agradáveis em casa podem comprometer sua atuação profissional, resultando em possível advertência de algum superior. Ou ainda que, uma vez tendo havido mudança de residência, novos caminhos poder estar gerando atrasos.
   
    Em 12/6, Dia dos Namorados, Júpiter ingressa em Gêmeos e no seu setor dos namoros...

    Júpiter em Gêmeos espalha ou dissemina a sabedoria para todos, porque está exilado, é como se os mestres saíssem das universidades e resolvessem ensinar no meio das ruas; é como se os gurus saíssem dos templos e viessem pregar em praça pública. Claro que isso gera confusão. Por isso, é preciso ter disciplina e planejamento para que esses novos conhecimentos possam ser assimilados corretamente.
    No mundo, haverá renovação e expansão da educação, das comunicações e também dos meios de transporte. A fantástica disposição de informações que temos hoje será ainda acelerada! O intercâmbio cultural também, todos os seres humanos, praticamente, ficarão conectados numa grande algaravia global. Porém, a superficialidade das informações trocadas, os boatos e a desinformação proposital serão o inimigo a se combater. Todos vão querer estar atualizados, e essa curiosidade muitas vezes se perderá na ilusão da casa dos espelhos e enveredará por extremos: delírios conspiracionistas, pânicos apocalípticos, arrebatamentos fundamentalistas, cooptações satânicas ou o simples e vulgar entorpecimento pela saturada exposição às mídias. Mídias que serão onipresentes.
    Devido a isso e também à melhoria nos transportes, longe e perto se confundirão, estaremos mais próximos de alguém em outra cidade, país ou continente que do vizinho ao lado. Conversas, consultas, cursos, conferências e debates à distância serão cada vez mais comuns. A mania de se ter centenas de amigos recrudescerá, e as relações também tenderão a se superficializar.
    No amor, a instituição conhecida como "ficar" será cada vez mais cultivada, inclusive para várias idades e até para as mulheres. A homo e a bissexualidade serão cada vez mais comuns e aceitas, os armários servirão só para as roupas mesmo.
    Concluindo e resumindo. No plano do conhecimento: multiplicidade rasa, sem direção e muitas vezes equivocada. Teremos de ter uma bússola, um norte e um ideal para não nos perdermos.
    No plano das relações humanas, quantidade e variedade muito mais que qualidade e compromisso. Precisaremos procurar entender a verdadeira serventia dos relacionamentos humanos, sejam de amizade ou amorosos.

   
    Enfim, Júpiter no setor dos namoros, da arte e do esporte. Caso ainda esteja sozinho, é extremamente provável que venha a conhecer alguém muito interessante com quem começará um namoro. Essa pessoa provavelmente terá os signos de Sagitário ou Peixes proeminentes em seu mapa natal, será livre, desimpedida, alegre, culta, bem-humorada, talvez um profissional liberal ou pequeno empresário. Viverão juntos momentos de muito prazer e alegria, seus sentimentos e sua sexualidade ficarão muito estimulados.
    Caso você seja casado ou esteja namorando firme, Júpiter no setor do namoro trará uma renovação da vida afetiva e sexual do casal. Para que isso aconteça, poderão fazer alguma nova atividade juntos, pois novos desafios vividos a dois têm o dom de reaproximar o casal mesmo quando a rotina já está instalada no relacionamento. Assim, sugere-se que pratiquem junto um novo esporte, como por exemplo, vôlei, equitação, caminhadas ou uma arte marcial; ou então que façam um curso de arte como dança ou teatro; ou ainda, simplesmente realizem uma viagem no estilo aventureiro.
    No entanto, se o desgaste do casamento ou mesmo do namoro for grande, Júpiter poderá trazer a separação, e muitas vezes uma terceira pessoa estará envolvida nesse processo. Resumindo: é renovar ou começar algo novo.

    De 4/6 até 17/7, Júpiter recebe forte tensão de Netuno: o parceiro amoroso ou amigos próximos podem levá-lo a fazer despesas significativas ou a sofrer perda de dinheiro ou bens. Levado por eles, você poderá gastar demais em uma viagem, lazer, esportes ou artes, enfim, em divertimentos. Podemos também interpretar este aspecto como uma dificuldade que você terá em conseguir verbas para investir na arte ou no esporte.
    De 7/7 a 7/8, Júpiter é ajudado por Urano, de modo que, se você estiver sozinho, um novo contato social poderá resultar em namoro. Seus novos contatos sociais vão ajudá-lo muito, principalmente com divulgação, em suas atividades criativas, artísticas ou esportivas. Algum investimento descoberto em suas andanças e conversas poderá ser muito lucrativo neste curto período.
    Já no período de 10 a 28/7, Júpiter sofre leve tensão de Plutão, indicando fatores de ordem espiritual atrapalhando seu namoro, lazer, arte ou esporte. Não deixe que a grande dedicação às atividades criativas e recreativas impeça você de cuidar adequadamente da sua vida espiritual e do seu bem-estar mental.
    A partir de 6/10 e até o fim do ano, Júpiter anda pra trás, diminuindo o ritmo nos assuntos citados neste tópico, e você fará algumas escolhas e definições, enxugando suas atividades. De 9/12 até o fim do ano, volta a tensão de Plutão descrita no parágrafo anterior.


4. NETUNO

    No astral de 2012, esse é o trânsito mais importante para a Humanidade como um todo, porque o ingresso definitivo de Netuno em Peixes, signo que ele rege, marcará o início de uma nova consciência espiritual coletiva. Esse trânsito durará 14 anos. Acredita-se que durante essa época, e especialmente neste ano, o ser humano tomará consciência de outras dimensões da existência. Verdades como a existência da alma, a natureza de Deus e dos deuses e anjos, a consciência de que animais e plantas também são seres sencientes, com um tipo de alma e, portanto, com direitos. A constatação de que a vida não existe apenas neste planeta, mas se dissemina pelo Universo afora. Todos ou alguns desses conhecimentos serão revelados. A arrogância do ser humano que não concebe vida fora do seu planetinha, e nem vê alma e sensibilidade nas outras infinitas espécies deste planeta, vai, literalmente, por água abaixo.
    A arrogância da Ciência oficial, racionalista, que se considera a única detentora da verdade igualmente será desmascarada. Muitas coisas acontecerão nos próximos 14 anos, e algumas delas já neste ano, é difícil prever porque Netuno em Peixes só acontece a cada 168 anos, aproximadamente, e é claro que a cada vez encontra uma Humanidade com diferentes necessidades. Neste momento, a premência de rever este cientificismo radical que mantém ocultos muitos mistérios, inclusive sobre a história humana, e que é patrocinado pelo status quo político e corporativo, de um lado, enquanto que, em outro extremo, os fanatismos religiosos de todo tipo, que também de certa maneira labutam mais nas trevas que na luz. Essa cegueira em massa será desvelada pela influência sutil, porém poderosa, dos valores que Netuno levantará.
    Para mim, a busca da Espiritualidade (e não da religião, necessariamente) é uma de suas chaves. Sempre que historicamente, Netuno passa por Peixes, há importantes mudanças religiosas: religiões surgem, outras se transformam, devido a revelações científicas ou ideológicas que se propagam rapidamente pelo mundo. Assim, neste e nos próximos anos, Netuno promete revelações e revoluções de conceitos profundos capazes de mover massas e deixar marcas durante séculos e sua direção ideológica mais marcante seguirá um sentido global e universalista.
    Outra chave será uma concepção renovada do Amor e, portanto, da sexualidade; prevê-se não exatamente uma volta do romantismo, mas uma retomada e revalorização do sentimento amoroso, da união, da comunhão anímica e espiritual da qual o sexo será o coroamento, e não a motivação básica. E outra chave, ainda, será o resgate da verdadeira Arte, em substituição à falência dos divertimentos viciantes em que as artes foram tornadas, em função de uma indústria cultural que as utiliza como anestésico das massas.
    De 6/6 a 12/11, Netuno, o poeta e místico, caminha para trás, fazendo com que todos nós revisemos e reconsideremos os ideais espirituais, éticos e morais que orientam nossas ações e atitudes. Poderemos rever e mesmo abandonar crenças filosóficas e religiosas que permeiam nossa consciência, buscando desenvolver outras mais coerentes com nossa essência e mais condizentes com nossos verdadeiros valores espirituais. Nesse processo, poderemos renunciar à participação em determinados círculos, bem como deixar de frequentar certos ambientes.
    É um bom momento também para reavaliar nosso modo de vida, e aproveitar o impulso espiritual de Netuno retrógrado para desintoxicarmos nossa mente e nosso corpo. Por exemplo, se há tempos você está com vontade de parar de fumar, ou de comer carne vermelha ou qualquer outra coisa, esse é um bom momento cósmico para fazer essa renúncia. Hábitos intelectuais perniciosos também podem ser abandonados nesse momento como, por exemplo, assistir diariamente a jornalismo policial, novelas, histórias chorosas, tristes... todas essas coisas que perturbam a pureza espiritual da nossa criança interior. Vamos refletir sobre isso, pois praticar a renúncia e a purificação pode ser muito significativo para a melhoria da sua vida.


    Portanto, Netuno está no setor financeiro de Aquário, onde ficará pelos próximos 14 anos. À primeira vista, Netuno na casa do dinheiro pode significar instabilidade financeira e material, e realmente assim será se não houver uma nova consciência do que é o dinheiro e de como funciona a vida material. Netuno passando por seu signo (nos últimos 14 anos) lhe permitiu desenvolver diversos talentos que não são talentos comuns: são especiais, são inspiracionais, pois provem de sua inteligência e intuição em íntima ligação com a inteligência cósmica. Seja misticismo, arte ou ciência, é esse talento desenvolvido que vai lhe trazer o sustento e a riqueza. Seja qual for o seu trabalho, é importante compreender a qualidade de recepção e de doação em que ele implica. Você se torna um receptáculo do cosmo, ou do mundo espiritual, quando capta, pela intuição ou inspiração, sinais místicos para o mister esotérico, ideias artísticas ou descobertas e invenções científicas. Quando Netuno está envolvido, nunca podemos ter noção clara de onde termina o indivíduo e onde começa o coletivo; ou a mente individual e o inconsciente coletivo.
    Se sua fonte de renda virá desse tipo de trabalho, será um pouco instável, o que significa períodos de gestação intelectual pouco produtivos, seguidos de períodos de sucesso materialmente compensadores. Para compensar a instabilidade, você precisará compreender que dinheiro é uma energia em fluxo. Netuno é água: como a água que, quando você abre a torneira, escorre abundantemente, faz o seu “serviço”, vai embora pelo esgoto, rios, mar, vira chuva e volta à represa. Ciclo. Quando você abriu a torneira, mais água entrou da rua para sua caixa d’água, seu depósito; quanto mais você deixar a torneira aberta, mais água entra em seu depósito. É um fluxo constante e cíclico. Como a energia elétrica: você acende a lâmpada e a energia flui, e mais energia vai entrando em sua casa. O dinheiro é assim! Porém, desde que você tenha a consciência, a certeza, de que ele é uma energia que sempre está a seu dispor, assim como a inteligência cósmica sempre está a seu dispor para ajudá-lo a realizar seu trabalho.
    Vamos entender isso melhor: vemos “gastar dinheiro” ou “pagar contas” como coisas negativas e horrorosas. Não é assim, quando você entrega seu dinheiro a alguém, o fluxo de energia que é o dinheiro (sim, porque a cédula é só um pedaço de papel incrementado e cheio de números...) segue adiante, fazendo o bem. A empresa que recebeu seu dinheiro vai pagar os funcionários, o trabalhador vai comprar comida que vai cozinhar e servir aos filhos. Quando você compra um pão, está, no contrafluxo, ajudando o lavrador que plantou o trigo, o caminhoneiro que o transportou, o vendedor de farinha, o padeiro, e assim por diante. Assim, dinheiro não é uma coisa suja como consta no inconsciente coletivo (psicanaliticamente dinheiro está associado a fezes!). Dinheiro é uma energia que flui, e quanto mais flui, mais bem proporciona. Se você quiser ter prosperidade com Netuno no seu setor financeiro nos próximos 14 anos, terá de entender isso. Procure pesquisar sobre a metafísica da prosperidade. Entenderá que, com seu trabalho, sendo um intermediário da inteligência cósmica, você faz bem às pessoas. E a própria inteligência cósmica fará bem a você, suprirá todas as suas necessidades, trazendo a você uma energia fluente chamada dinheiro.


5. PLUTÃO

    Plutão está em Capricórnio, trazendo novo ciclo de crescimento para as instituições sociais, políticas e econômicas. A tendência maior é pelo fortalecimento das empresas maiores e mais fortes (mas não necessariamente mais tradicionais), que irão absorver as menores e mais fracas. Assim, a economia globalizada tende a se consolidar e as grandes empresas e instituições poderão ficar mais fortes que as próprias nações.
    A crise econômica que já vemos acontecer, especialmente na Europa, permitirá essa reestruturação econômica em grande escala. Blocos político-econômicos regionais também se robustecerão e muitas decisões e planejamentos passarão a ser administrados em grupo. Já vemos hoje "agências" que emitindo uma "nota" conseguem parar ou desestabilizar a economia de todo um país. Sempre que Plutão, historicamente, passa em Capricórnio, vemos uma moeda única ser adotada universalmente (em algum contexto geográfico) e também um fortalecimento dos bancos e outras instituições financeiras. Dívidas soberanas são usadas como justificativa para decretar falências de grandes organizações e de países inteiros. São peixes grandes sendo engolidos por peixes maiores, e nessa guerra de gigantes, o operário, o empregado, o escriturário acaba por perder os poucos direitos que detinha. É só ver o que está acontecendo em Portugal e na Grécia, e que vai ser visto ainda em muitos países ao redor do globo.
    Essa nova ordem mundial terá inicialmente características muito fortes de uma verdadeira plutocracia (palavra que se origina de Plutão), de modo que até 2024 o planeta viverá uma tendência monopolizadora e centralizadora que fará a economia planetária expandir muito, mas as preocupações ambientais e sociais ficarão ainda - infelizmente - relegadas ao segundo plano (embora continuem sendo usadas e abusadas no discurso das empresas e dos governos). Aliás, no plano planetário, Plutão rege o magma e a atividade vulcânica, Capricórnio representa a estrutura da crosta; ou seja, terremotos e erupções vulcânicas serão muito mais frequentes nos próximos 15 anos.
    De 11/4 a 18/9, Plutão anda para trás, em movimento retrógrado, fazendo com que as instituições sociais e econômicas façam uma completa revisão de sua estruturação. É um passo para trás para depois se dar um salto à frente.
   

    Portanto, Plutão permanecerá todo o ano no seu setor espiritual, onde promoverá uma lenta e profunda transformação em você num nível bem profundo, a partir do inconsciente e do subconsciente. Essa influência vai durar ainda 12 anos, e neste período você vai desejar se conhecer melhor para poder evoluir e ficar à altura dos papéis que a vida está lhe trazendo no mundo, como vimos anteriormente. O autoconhecimento psicológico pode levá-lo a querer fazer uma terapia do tipo análise, psicanálise, rebirthing ou até mesmo terapia de vidas passadas. Se você tem tendências místicas, é possível que nos próximos anos deseje desenvolver seus potenciais estudando alguma ciência esotérica, até mesmo a magia ou ingressando em algum círculo esotérico.
    Em nome do autoconhecimento e da purificação íntima, aos poucos você vai renunciar a alguns hábitos alimentares, hábitos consumistas ou passatempos e distrações do tipo filmes, música, novela. Esse ano, essa disposição de renúncia ficará mais forte de 11/4 a 19/9.


6. MARTE

    Marte começa 2012 no seu setor energético e da sexualidade. Toda a sua energia física, mental e psíquica estará em alta. Seria interessante você realizar algum tipo de atividade física e mental, como yoga, ginástica ou artes marciais, que ajude a direcionar essa energia toda. O interesse sexual estará mais forte do que nunca, mas muita atividade sexual poderá desgastá-lo se não houver algo que o ajude a manter o equilíbrio energético.
    Marte neste setor, onde ficará por tempo recorde, até julho, também poderá trazer cobranças e julgamentos. Caso você tenha dívidas, é bom resolver isso o quanto antes. Em 25/1, Marte começa a andar pra trás, de modo que o impulso energético se abranda, porém as cobranças recrudescem.
    De 2/3 a 1/4, Marte recebe forte influência positiva de Plutão, fornecendo-lhe força mental, paciência e determinação para resolver as coisas. Você terá mais senso estratégico também. Aproveite para negociar, caso haja dívidas ou outra situação que possa envolver a justiça. O plano astral também estará ajudando!
    No período de 20/3 a 12/5, Marte recebe tensão de Netuno, e então provavelmente, para resolver uma pendência, você terá (ou será obrigado) a abrir mão de um bem ou de uma boa quantia. De qualquer maneira, um problema terá sido resolvido.
    Marte volta a andar pra frente, ativando novamente sua energia mental e sexual em 15/4. De 26/4 a 29/5, volta a influência fortemente harmônica de Plutão, descrita acima.

    Finalmente, em 4/7, Marte vai para o seu setor intelectual, sua força diminui, mas cria alguns desafios e questionamentos intelectuais, você poderá questionar seus próprios ideais filosóficos ou religiosos e terá dificuldade em se concentrar nos estudos. Caso esteja viajando, cuidado com acidentes, cortes e queimaduras.
    De 3 a 30/7, Marte recebe forte influência positiva de Júpiter, indicando que o parceiro amoroso e os melhores amigos estarão incentivando enormemente para que você se empenhe nos estudos, concursos ou para uma viagem.
    Porém, no período de 8 a 27/7, Marte recebe fortes tensões de Urano e de Plutão, podendo ser esse um dos momentos mais críticos do ano. Sua enorme dedicação aos contatos sociais, seja no mundo real (visitas, encontros com amigos, pequenas viagens, etc.), seja no virtual (redes sociais, mensagens, telefonemas), além da sua sede desmesurada por informações (leituras, internet, música, cinema, etc.) vai com certeza distraí-lo dos estudos. Com isso você poderá ter resultados negativos mais à frente e, se for o caso, deixar de conseguir um emprego em um concurso. Por isso, aprenda a controlar seu tempo para conseguir ter disciplina e concentração.
    Além disso, dúvidas e questionamentos espirituais, ou até mesmo influências negativas no seu astral (caso você seja um dos raros aquarianos que não se cuida espiritualmente), ou ainda pressões mentais e psíquicas interiores, lembranças difíceis do passado que insistem em atormentá-lo, especialmente em sonhos... Alguma dessas coisas poderá deixar você nervoso e tenso impedindo a concentração e o empenho intelectual. Seria bom recorrer a algum tipo de ajuda.
    Mas Marte está no setor que rege também as viagens mais longas, e com Marte envolvido, e com esses trânsitos tão tensos, todo cuidado será pouco se você for viajar!
    Passando essa fase, de 6 a 24/8, Marte se junta a Saturno nos esforços de realização que este planeta está imprimindo à sua vida intelectual, em especial aos estudos. Agora sim, você conseguirá ter mais disciplina e concentração.
    De 19/8 a 4/9, Marte recebe forte aspecto benéfico de Netuno, indicando que você conseguirá a verba necessária para apoiar seus estudos, talvez uma bolsa. Isto poderá estar ligado a um novo emprego.

    Justamente, em 24/8, Marte fica exaltado e passa a atuar no setor da carreira profissional dos aquarianos. Haverá novidades, iniciativa e pró-atividade da sua parte, ajudando a conquistar uma nova posição no emprego. Mas também sofrerá críticas, pressões e desafios. Para alguns, indicará a obtenção de um novo emprego, relacionado aos estudos que você vem fazendo.
    De 29/8 a 9/9, Marte recebe ajuda de Plutão, dando mais determinação, autoconfiança e coragem para impulsionar sua carreira.

    Em 8/10, Marte ingressa no seu setor social: novas amizades surgirão, e você vai desejar ingressar em novos círculos, mesmo em meio a críticas e fofocas de pessoas conhecidas.
    De 9 a 22/10, Marte recebe influência fortemente benéfica de Urano, permitindo a você acelerar e multiplicar sua participação, especialmente pelas redes sociais e utilizando tecnologia de ponta. Vai acabar entrando em contato com as pessoas certas! Assim, você vai ficando cada vez mais perto de realizar suas metas de longo prazo. Viagens curtas são previstas neste período.
    De 22/10 a 3/11, Marte recebe leve tensão de Júpiter, indicando que tanta agitação social está deixando seu parceiro amoroso com ciúmes, o que vai gerar conversas difíceis.
   
    Em 18/11, Marte ingressa no setor espiritual e do subconsciente de Aquário, fazendo com que você procure dispor de alguns momentos tranquilos, a sós, para ler e meditar. Hora de recarregar as baterias, cuidar do lado espiritual e da saúde, especialmente do sistema nervoso e da pressão arterial.

    Finalmente, em 27/12, Marte ingressa no seu próprio signo, Aquário, mas isso já será assunto para 2013.


7. LILITH

    A Lilith ficará a maior parte do ano no signo de Touro, trazendo para todos os signos situações apertadas, sufocantes, misteriosas e irregulares na vida financeira e na vida amorosa. No amor, as pessoas necessitarão sentir segurança, estabilidade e certeza dos sentimentos do outro no relacionamento, o que as levará a serem um tanto possessivas e controladoras; crises e brigas por ciúmes serão mais comuns do que nunca. Muitos recorrerão à magia para tentar "amarrar" a pessoa amada, o que provavelmente vai conduzir a um recrudescimento da crise. Com a Lilith, quanto mais se luta por controle, menos se consegue. Por isso haverá também muitas traições, amores ocultos e proibidos. Quanto à sexualidade, homens e mulheres desejarão ser sedutores a toda prova, usar o sexo para conquistar e talvez por causa dessa fixação, deverá haver uma predileção por "parafilias" sexuais.
    Nas finanças, algo semelhante, a obsessão consumista tão estimulada pela publicidade tende a tomar conta de todos, de modo geral; muitos se afundarão em dívidas no afã de ter coisas, de ter tudo, de ter a última versão, etc. Os bancos e instituições financeiras lucrarão muito com juros sobre juros. Essa obsessão também se verá na condição física das pessoas, muitos engordarão anormalmente, enquanto que outros emagrecerão exageradamente, ambos por doenças psicossomáticas ligadas às ideias de posse e controle.
   
    Portanto, a Lilith começa o ano no seu setor doméstico, onde se junta a Júpiter, colocando seu dedinho também nas mudanças que haverá na vida familiar, conforme descritas no tópico 3. Ocorre que o elemento introduzido pela Lilith não é nada agradável: fofocas, segredos (alguns escabrosos...), intrigas, raiva, mágoa, agressão. Tudo isso vai conseguir prejudicar um pouco as boas novidades na vida doméstica e familiar, mas apenas se você permitir! Não dê ouvidos nem sequência a nenhuma história mal explicada. Não recolha ofensas e não permita que elas saiam de sua boca. Será preciso cuidar rigorosamente do astral da casa, além de proteger-se espiritualmente. Utilize técnicas e rituais de limpeza e purificação do lar, aplique o Feng-Shui e assim por diante.
    Será conveniente também selecionar muito bem as pessoas que você permitirá que adentrem sua casa, evite pessoas invejosas e também aquelas que sempre estão reproduzindo histórias tristes: são vampiros de energia. Proteja sua casa com cristais e plantas benfazejas, e assim impedirá que a maldade da Lilith perturbe o progresso que haverá esse ano em sua família e residência.

    De 4/2 a 7/4, A Lilith recebe influência fortemente benéfica de Plutão que, em algumas mitologias é tido como seu companheiro, fazendo com que suas implicações negativas fiquem quase que neutralizadas. Em sua casa, haverá momentos de muita sedução junto à pessoa amada.
    De 21/6 a 11/8, a Lilith sofre leve tensão de Saturno, indicando que a dedicação ao lar e à família poderá tirar sua concentração para o trabalho, podendo ser chamado à atenção.
   
    Em 12/9, a Lilith ingressa no setor dos namoros, das artes e dos esportes. No namoro você correrá o risco de sofrer seduções inescrupulosas, com interesse puramente sexual, ou de ter seus desejos manipulados em função de interesses financeiros. Não acredite em tudo o que ouvir! Haverá inveja em torno de seu relacionamento amoroso, o que poderá resultar em fofocas e intrigas e na tentativa de armações para manipular seus ciúmes. Cuidado com a maledicência e também com o chamado “vampirismo”, desconfie de pessoas que o seduzem com elogios baratos, manipulando seu ego, que é uma forma de sugar suas energias. Devido a todas essas tentações, há risco de traição por parte da pessoa amada. Fique muito atento aos sinais.
    De 12/9 a 14/10, a Lilith recebe forte tensão de Netuno, portanto você poderá despender uma soma considerável em função de uma sedução, como descrito acima; ou mesmo, em aventuras sexuais e outros tipos de excessos em momentos de lazer e diversão.
    E de 17/10 a 13/11, a Lilith recebe influência boa de Urano, indicando que dos contatos com vizinhos, colegas de estudo ou conhecidos em geral, inclusive em redes sociais, poderá surgir uma paquera ou uma sedução, mas atente para os mesmos riscos citados acima.
    Bom ano para você, aquariano!