quinta-feira, 30 de agosto de 2012


Astrologia e a Verdade sobre a Lua Azul



 



O ciclo sinódico da Lua dura aproximadamente 29,5 dias, portanto, em meses de 31 dias, podemos ter a ocorrência de 2 Luas Cheias no mesmo mês, o que estatisticamente acontece há cada 3 anos. Sendo um "fenômeno" raro, recebeu o nome de "lua azul", que é um termo anglosaxônico mais ou menos equivalente ao nosso "mosca branca", ou seja, uma coisa rara.

Mas qual o significado astrológico e mágico da "lua azul"? Nenhum! Uma vez que a referência para a Lua Azul é o calendário, que é arbitrário, sem qualquer relação com os ciclos da natureza ou dos astros.

Porém, alguns dirão: "Mas existe um ritual celta da Lua Azul"! Sim, existe mesmo. O ano celta era um ano lunar, com 13 meses de 28 dias, sendo o número treze mágico para essa cultura. Assim, a Lua Cheia do 13º mês, o último plenilúnio do ano, era celebrado com rituais de purificação, mais ou menos como fazemos no Ano Novo. Acontece que a Lua Azul só existe no calendário Juliano/Gregoriano, que é solar e tem 12 meses, e não é nenhum fenômeno astronômico, mas apenas uma coincidência no calendário.

Na Mitologia Celta a Lua Azul permite o contato com os seres da natureza, quando são invocadas as rainhas das fadas que levam seus adoradores a viagens reais e imaginárias às terras dos pequenos povos. Os celtas honravam a Lua Azul durante sete dias usando roupas leves e azuis, alimentando-se de frutas e enfeitando os ambientes com flores e velas. No início do cristianismo o culto à Lua Azul foi reprimido por ser considerado uma exacerbação da simbologia lunar, do poder feminino e do culto às deusas, assuntos que eram perseguidos e proibidos.

Se você quiser fazer um ritual semelhante, faça-o em dezembro, na última Lua Cheia do ano. Isso sim teria mais sentido de acordo com a simbologia original do mito. Por outro lado, toda Lua Cheia é um momento excepcional para rituais. Quando a Lua está em fase cheia é como se ela abrisse um portal entre os dois mundos: o denso e o sutil, deixando-nos mais sensíveis e abertos para a Luz Espiritual. Esotericamente os portais do centro da terra se abrem assim como os portais de nossos corpos físicos, etéricos e mentais. Por possuir qualidades curativas, a Lua Cheia potencializa os efeitos de qualquer medicação fitoterápica e é um bom período para manifestarmos o que desejamos.

No entanto, existe um outro fenômeno lunar que acontece, e esse sim tem um profundo significado astrológico, cósmico e mágico. É quando duas Luas Cheias ou duas Luas Novas seguidas acontecem no mesmo signo. Atenção: no mesmo signo e não no mesmo mês. Então todas as correlações desse signo então ficam extremamente enfatizadas durante todo o ano em que esse fenômeno ocorre. Isso é muito raro e não há um nome para esse tipo de fenômeno, embora alguns também acabem chamando de "lua azul", o que não tem sentido.

Lucas Aureli