sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Horóscopo




5/10/2012 a 18/9/2015

EFEITOS DE SATURNO EM ESCORPIÃO
 
PARA TODOS OS SIGNOS






    Saturno ingressa em Escorpião, e o mundo fica meio paranóico, preocupado com ameaças sociais, tanto econômicas como políticas (ou mais exatamente militares), medos muitas vezes irracionais, que criam um clima coletivo pesado, fazendo crescer o interesse pelas coisas ocultas (temas de ocultismo, profecias e de terror), pelo poder e pela corrupção, enfatizando o denuncismo e beirando o conspiracionismo. Porém, descontando-se os exageros, nessas épocas realmente acontecem coisas marcantes. Crises econômicas sérias em alguns países, já que Saturno é o veto, a impossibilidade, e Escorpião é o desejo, o poder aquisitivo; haverá recessão, corte de créditos, choques econômicos, contenção de dívidas e maior custo do dinheiro.
    As crises cooperarão para que haja mudanças em regimes fechados e militaristas, mas também a exploração econômica de massas beirando o trabalho escravo (como temos na China hoje), formação e consolidação de blocos econômicos e a intervenção militar das grandes potências para "policiar" o mundo. Os controles de fronteira para "manter à distância" populações mais carentes se tornarão mais rigorosos e eficientes.
    Na vida das pessoas, haverá mais interesse (ou necessidade) de se envolver em recursos corporativos, finanças conjuntas, cooperativas, compras coletivas e seguros. Os impostos terão um controle muito maior, tornando-se quase impossível a sonegação. A economia informal tende a ser absorvida pelo sistema econômico devido a novas e rígidas leis financeiras de que ninguém vai conseguir se furtar. Cada pessoa será menos "dono" do seu dinheiro, pois terá menos poder sobre ele, menos liberdade para utilizá-lo. O dinheiro em si será cada vez mais um conceito (uma cifra em uma memória de computador) do que algo palpável. Porém, isso não inibirá o crescimento do crime organizado, que ficará mais organizado e violento.
     As grandes corporações financeiras tendem a consolidar ainda mais o seu domínio sobre a economia mundial, e toda a riqueza do planeta será concentrada em poucos grupos. A publicidade, em especial a institucional, tende a ganhar ainda mais espaço e tempo nas mídias e também na paisagem urbana, ainda que às vezes de maneira simbólica (disfarçada). Técnicas de controle mental (como mensagens subliminares) serão ainda mais utilizadas.
    De modo resumido, por meio dos poderes econômico, policial, judiciário e militar (todos de Escorpião), as grandes corporações ou estados totalitários (Saturno) vão aumentar seu controle sobre o poder a riqueza do mundo. Nessa mesma época, estará havendo uma recepção mútua, porque Plutão (regente de Escorpião) transita em Capricórnio (regido por Saturno), o que confirma e corrobora essa previsão.
    O mundo do trabalho tende a se tornar mais rígido, competitivo e exigente e as pessoas que trabalham em empresas tenderão, imperceptivelmente a assumir essas características, tornando-se enérgicas, pragmáticas e determinadas, mas também duras, frias e egoístas. Haverá menos emoção e menos paixão, exceto para os que trabalham de maneira autônoma ou semi-autônoma. A intensidade desse rígido controle emocional poderá somatizar nos sistemas sexual e excretor dessas pessoas. Culturalmente, esse quadro vai fazer prevalecer o cinismo, o sarcasmo, o deboche e o humor-negro. Seriados com temas de vampirismo e ETs continuarão em ascensão franca.
    Finalmente, dado que Escorpião rege a sexualidade (não o sexo como prazer e diversão, que é associado aos signos de fogo, mormente a Leão, mas o sexo como fator de união cúmplice, intimidade e equilíbrio energético) tenderá a haver um extremismo cheio de contradições na cultura sexual humana. De um lado, uma superliberação do sexo-prazer, para todos os gostos, sexualidades e fantasias, de modo a manter as pessoas entretidas e felizes. Por outro lado, haverá repressões pontuais, específicas ou em territórios restritos, de modo a conservar a aura mística que a condição de pecado, coisa proibida e tabu dá ao sexo (valorizando-o assim tanto como mercadoria de consumo como de troca). Como se viu recentemente, mulheres reprimidas ao amamentar em público, ao lado da precoce sensualização de meninas pela mídia, e depois manchetes sobre pedofilia, e por aí vai, sempre se rezando pela cartilha do cinismo e da hipocrisia.
    Visto que Escorpião rege o psiquismo, coisa semelhante deve acontecer com as drogas: estimulação indireta ao uso pela mídia e repressão ostensiva das mesmas. Repressão às atividades esotéricas também deve acontecer, ao mesmo tempo em que sua simbologia é cada vez mais disseminada pela mídia visando a confusão dos valores e, em alguns casos, à propagação de valores antagônicos ao Bem.



 Áries

    Com Saturno em Escorpião, os arianos mudam de foco: duas coisas importarão a partir de agora e pelos próximos dois anos e meio.
    Primeiro, estabelecer objetivos para sanear completamente tudo o que diz respeito à vida material, seus bens, suas dívidas e seus recursos. Metas que incluirão comprar imóveis, fazer investimentos diversos, contratar seguro, obter crédito financeiro, ou seja, muita negociação. No caso de haver processos na justiça, financeiros, trabalhistas ou cíveis (nesse caso, resultado de possível divórcio devido à passagem de Saturno em Libra), será hora também de se dedicar com toda a concentração a resolver tudo isso. Se houver dívidas, terão de ser renegociadas; contratos poderão ser renovados e assim por diante, lembrando que o prazo predileto de Saturno é de 30 meses; portanto, esse é o tempo a considerar para investimentos, justiça, financiamento ou parcelamentos.
    Segundo, cuidar da sua energia física, mental e sexual. Para tal recomenda-se ingressar em programas de energização que utilizem técnicas de meditação, yoga, tantra e outras, orientais ou ocidentais. O objetivo é obter equilíbrio e uma melhor relação entre o que você ingere (alimento, ar, energias) e que você consegue produzir em termos de atividade física e mental. Nesse processo, o sexo pode se tornar muito importante. Para alguns arianos, se não houver esse equilíbrio, o sexo poderá até se tornar obsessivo, enquanto que para outros, poderá sofrer um bloqueio do fluxo energético, do prazer e do interesse. Estudar, conhecer-se, buscar terapias sérias e trabalhar isso em você é a maneira de conseguir esse equilíbrio que muito vai beneficiá-lo.
    No período de 2/11 a 1/12, Saturno sofre leve tensão de Urano, quando qualquer das coisas citadas sobre sua passagem por Escorpião poderá vir à baila, requerendo uma atenção urgente.
    De 14/11 até o fim do ano, Saturno será beneficiado por influência de Plutão, que dará concentração, coragem e capacidade de decisão, determinação e força mental para ajudar a resolver essas coisas e perseguir essas metas.

Touro

    Saturno ingressa no setor do amor e do casamento dos taurinos! Começando um período de três anos (até setembro de 2015), dentro do qual os taurinos solteiros têm grande possibilidade de se casar. Se você já está noivo ou namorando firme, este fim de ano pode ser o momento ideal para o casamento. Para os que estão sós, haverá muitas oportunidades de conhecer uma pessoa interessante, como vimos ao longo deste horóscopo. Mas Saturno em Escorpião está aí para lembrar você de que o objetivo do atual ou de um novo relacionamento, a médio prazo, é esse: casamento. Então, procure conhecer as intenções do seu parceiro!
    Mas o setor do amor e do casamento também é o setor das sociedades comerciais, então, pode ser esse o momento em que você estará formando sociedade, abrindo uma empresa ou mesmo estabelecendo uma sólida parceria de trabalho.
    Seja para amor ou sociedade, as pessoas envolvidas certamente terão destacados no mapa astral delas os signos de Capricórnio ou de Aquário, para verificar, é só conseguir a data de nascimento delas e fazer uma consulta rápida.
    O período de 2/11 até 1/12 pode apresentar uma dúvida, um mistério ou uma questão mínima atrapalhando essa relação, para esclarecer isso (que não deve atrapalhar muito, afinal) você precisa de algum tipo de auxílio espiritual.
    Já de 14/11 até o fim do ano, Saturno recebe influência leve mas positiva de Plutão, fornecendo a você determinação e coragem para concretizar a nova ou as novas alianças.
   
Gêmeos

    Saturno ingressa no setor do dia-a-dia profissional e doméstico de Gêmeos, onde permanecerá por 2 anos e meio durante os quais o principal foco, o principal assunto em toda a sua vida será o trabalho. Representa uma época de grande atividade e muitas responsabilidades no trabalho, muitas solicitações, e talvez acúmulo de tarefas. Pode-se dizer que você vai trabalhar por dois. Esse trânsito geralmente acontece quando alguém ingressa em um emprego novo, no qual vai precisar mostrar serviço por um bom tempo até conseguir uma promoção. Pode significar também que aquela promoção há muito esperada no seu emprego atual finalmente será obtida, porém, com ela virão mais trabalho e responsabilidades.
    Em outros casos, esse trânsito indica alguém que se casa ou vai morar só, e trabalha, então durante esse período, de qualquer maneira, terá de enfrentar uma jornada dupla. Uma vez que esse setor refere-se tanto às atividades no local de trabalho, como as atividades e responsabilidades domésticas. Incluindo os cuidados com crianças, uma vez que Saturno acaba de vir do setor dos filhos.
    O período de 2/11 a 1/12 poderá trazer surpresas um tanto desagradáveis relacionadas a suas metas de vida, isto é, você vai descobrir que para atingi-las, terá de trabalhar muito, indo ao encontro daquilo que dizíamos acima. Certamente amigos e círculos que você frequentava mais vão se queixar da sua ausência.
    De 14/11 e até o fim do ano, Saturno receberá leve influência benéfica de Plutão, indicando que você está cheio de energia, vontade e determinação para encarar os novos desafios citados acima, e vai ter sucesso em fazê-lo.

Câncer

    Saturno vai para o setor das suas criações e recreações, e aqui, pelos próximos dois anos e meio, muita coisa certamente vai acontecer.
    Criações porque se você for um artista, ou esportista, Saturno vai agora ajudá-lo a atingir metas específicas de produção, êxito e sucesso! Você terá concentração, vigor, determinação e capacidade de luta redobradas a partir de agora. Se você ainda não é profissional, este é o período em que isso se realizará. Se você já é profissional, este é o momento de obter reconhecimento e atingir metas bastante concretas!
    Criações também significam filhos, se você está planejando ter filhos, este período de dois anos e meio que começa agora é indicado para tal. Por isso também é o momento de gradualmente começar a levar a vida amorosa mais a sério. Se você é daqueles que só gosta de ficar, canceriano, agora vai se interessar em namorar; se você namora, mas seus namoros não duram mais que alguns meses, que tal encontrar a pessoa certa e começar um namoro estável e durável? Se você é daqueles que namora há anos (ou até mesmo está noivo), bem, agora pode ser a hora de pensar em se casar. Simplificando, Saturno no setor do amor pede objetividade para atingir uma meta no amor, até mesmo pensar em filhos. Reflita!
    Para alguns cancerianos ainda, mormente para aqueles que já fizeram tudo isso aí que citei acima, Saturno no setor do lazer pode simplesmente significar que agora você vai desfrutar a vida com mais dedicação, dar mas tempo para você mesmo! Se você sempre quis voltar a pintar ou escrever um livro, agora é hora. Ou simplesmente fazer aquele cruzeiro tão sonhado. Ou simplesmente dedicar mais tempo às atividades físicas, artísticas e também aos amigos ou aos filhos.
    A dedicação às coisas citadas acima, no entanto, pode ser atrapalhada por fatos inesperados que venham a tomar um pouco mais do seu tempo no trabalho, até mesmo viagens, no período de 2/11 até 1/12. De 14/11 até o fim do ano, no entanto, Plutão está dando mais determinação e força de vontade para você se dedicar a esses projetos.

Leão

    Saturno ingressa no seu setor familiar e doméstico, que será agora o principal foco de atenção e preocupação pelos próximos dois anos e meio. As mais claras interpretações desse trânsito astrológico são: 1. você vai se esforçar para comprar seu próprio imóvel, ou 2. você vai se casar e constituir família. Porém, se você já tem seu imóvel, pode ser o momento de reformar, trocar ou adquirir outro. Se você já é casado, pode ser o momento de fazer algo para melhorar e fortalecer o casamento e os laços familiares, ou, em alguns casos, se o casamento estiver com problemas, Saturno pode determinar o fim dele. Saturno é o planeta que constrói onde o terreno está vazio, ou demole a construção existente se sua estrutura estiver comprometida, ou ainda, reforma, refaz, reforça. Isso depende do seu status na vida e também do dia e hora em que você nasceu. Para mais detalhes, faça uma consulta astrológica.
    Outra consequência possível desse trânsito que, repito, durará dois anos e meio (então os fatos podem acontecer agora ou só lá na frente) é obviamente uma mudança de moradia, portanto de bairro, cidade, estado, etc.
     Entre 2/11 e 1/12, Saturno recebe influência levemente tensa de Urano, indicando conflitos com alguns parentes (embora distantes) ou ainda conflitos ideológicos ou religiosos que podem precipitar as decisões sobre os assuntos citados acima.
    E de 14/11 até o fim do ano, boas influências de Plutão vão lhe dar determinação, resolução e coragem para tomar aquelas decisões.

Virgem

    Saturno ingressou no setor dos contatos e deslocamentos cotidianos, onde permanecerá por dois anos e meio, dando foco total à necessidade de estabelecer, consolidar e selecionar seus contatos sociais. Assim, você precisará saber exatamente as seguintes coisas. Quais os lugares que realmente é importante para você frequentar? Quais as redes sociais que deve manter atualizando porque lhe trarão de fato algum benefício ou amizade verdadeira? Ou seja, você terá de valorizar o sentimento, a confiança, a amizade, a honestidade e a justiça de todas as relações; e terá de desprezar tudo que não tenha uma finalidade ou seja útil para o crescimento mental e moral do ser humano.
    Essa influência também fará você refletir e trabalhar pelas suas formas de comunicação. Se for fraco em informática, que tal fazer um bom curso? Se lhe faz falta uma língua estrangeira, é o melhor ano para começar a estudar! O mesmo vale para meios de transporte: se precisa de um carro, comece a investir em um! Por outro lado, se você gasta horas no trânsito e vive sedentariamente, que tal pensar em transportes alternativos, ou em eliminar a necessidade de tanto trânsito?
    Saturno recebe influência positiva de Netuno de 6/10 até 19/11, agregando à sua expressão uma aura de simpatia e poesia que vai atrair exatamente os contatos certos descritos acima. Seu parceiro amoroso lhe fará companhia e colaborará nesses assuntos.
    No período de 2/11 a 1/12, questões ligadas ao seu equilíbrio energético ou financeiras estarão atrapalhando a consecução dos objetivos descritos acima. Porém, de 14/11 até o fim do ano, sucesso com investimentos, arte ou esporte, ou ainda, simplesmente, amigos próximos, estarão ajudando você nessas coisas.

Libra

    Para você, libriano, Saturno vai a partir de agora e pelos próximos dois anos e meio trabalhar o setor financeiro. Isso significa que sua principal preocupação é organizar sua vida material e financeira, de modo a conseguir uma sólida estabilidade e um equilíbrio permanente que garantirá sua tranquilidade e sua paz de espírito. Deverá ter perseverança, persistência e resistência para trabalhar duro. Precisará ter muita responsabilidade com o trabalho, com as fontes de renda e com a maneira como utiliza seus recursos. Deverá também ter combatividade para exigir e defender seus direitos, desde os menores até os maiores. Seja trocando uma mercadoria que não veio como você queria, seja reivindicando todos os seus direitos trabalhistas. Deverá também ter coragem e determinação para fazer investimentos sólidos e de grande monta, como, por exemplo, adquirir um imóvel por meio de um longo financiamento, se necessário for.
    De 6/10 a 19/11, Netuno estará mostrando como que a dedicação e o amor às atividades do seu cotidiano profissional e domésticos colaboram para você ganhar dinheiro. É muito mais fácil, e metafisicamente funciona muito mais, ganhar dinheiro, e ganhar bem, fazendo aquilo que amamos fazer e amando aquilo que fazemos. Especialmente ao permitir que as relações humanas do trabalho, domésticas, etc. sejam harmoniosas, gentis e amorosas.
    No período de 2/11 a 1/12, Saturno recebe desarmonia de Urano, indicando que seu parceiro amoroso poderá lhe causar algum gasto extra ou prejuízo; ou ainda, que ele entrará em conflito com você, ou por sua parcimônia quanto a dinheiro ou pela excessiva dedicação ao trabalho.
    Já de 14/11 até o fim do ano, Plutão estará influenciando beneficamente, sugerindo que você poderá contar com uma importante ajuda financeira por parte da família, ou simplesmente que a família estará satisfeita com sua nova postura quanto às finanças. Pode também ser um momento em que sua melhora econômica permita ou mudar de residência, ou executar nela uma reforma necessária.

Escorpião

    Isso vale para todos, mas especialmente para os escorpianos. E Saturno em Escorpião também vai solicitar, em 2012, que você estabilize não só o relacionamento, mas também a vida familiar e a vida profissional. Mudanças serão necessárias, e para realizá-las você precisa ter calma, clareza mental, determinação, persistência, prudência, coragem e responsabilidade. O trânsito de Saturno no nosso signo nos exige muito, mas se você cumprir o que ele pede, será recompensado com a estabilidade nos setores mais básicos da vida: equilíbrio psicológico e satisfação pessoal, casa e família, carreira profissional e casamento.
    De 2/11 a 1/12, Saturno recebe leve tensão de Urano, indicando que surpresas desagradáveis e correrias no dia-a-dia profissional e doméstico estarão atrapalhando o seu esforço por arrumar e estabilizar os setores básicos da sua vida. Mas de 14/11 e até o fim do ano, uma influência benéfica de Plutão vai lhe dar mais determinação e poder de convencimento, podendo contar também com a ajuda da família neste período.

Sagitário

    Enfim, Saturno ingressa no seu setor espiritual e do subconsciente de Sagitário, onde ficará por dois anos e meio, estimulando seus nativos a se dedicarem à vida espiritual e buscar práticas que levem cada vez mais a um autoconhecimento profundo. Neste momento, a lição cósmica mais importante para os sagitarianos é que tudo começa no espírito, a essência precede toda existência e toda concretude material nada mais é que manifestação das energias espirituais. Em outras palavras, o que você é hoje é resultado de uma longa sucessão de vidas, perfazendo uma grande evolução, e esta evolução continua a acontecer neste exato momento, em todos os minutos do seu dia. Assim sendo, você vai buscar no conhecimento de si mesmo, que começa pela compreensão psicológica de seu subconsciente e de seu inconsciente profundo, o sentido e o significado da sua vida. Desta maneira poderá desenhar seu futuro, remodelando toda a estrutura da sua vida, inclusive a material.
    Este, portanto, é um excelente momento, que só se repete a cada três décadas, para você buscar uma terapia psicológica de qualquer tipo ou para ingressar em uma escola espiritual da linha que for mais compatível com seus ideais. Em termos mais simples, será grande a necessidade de viver a maior parte do tempo num ambiente calmo, silencioso e reservado, para repor suas energias e também para poder desenvolver suas faculdades mentais ao máximo.
    De 2/11 até 1/12, Saturno recebe leve desarmonia de Urano, indicando que seu parceiro amoroso (ou seus amigos mais próximos) poderão questionar o tempo que você vai dedicar às buscas psicológicas e espirituais. Mas não se deixe desanimar por isso.
    E de 14/11 até o fim do ano, Saturno recebe influência leve positiva de Plutão, indicando que a meditação e o relaxamento estarão possibilitando a você ter mais concentração no trabalho, e também que você vai prazerosamente investir alguma quantia na busca do autoconhecimento.

Capricórnio

    Portanto, Saturno vai se ocupar da sua vida social e a busca de suas metas de longo prazo pelos próximos dois anos e meio, dando ênfase à sua necessidade de se encaixar socialmente, encontrar os círculos dos quais deseja fazer parte, e fazer por merecer sua inclusão neles, além de brilhar e alcançar sucesso e destaque pessoal. Essa necessidade advem da sua grande consciência social, ética e política. Você deseja deixar sua marca no mundo, deseja participar, e esse é o momento para fazê-lo. A vontade de ser conhecido, de ser popular tornou-se muito comum atualmente, com o advento das mídias sociais, nas quais todos querem ter milhares de “amigos” ou de “seguidores”. Mas no seu caso, capricorniano, isso é uma necessidade para conseguir construir aquilo que você pretende, seja para si e sua família, seja para a sociedade.
    Porém, o setor agora ativado por Saturno também remete a outras metas e objetivos pessoais, de foro mais particular, coisas que você vem perseguindo há muito tempo, como ter sua casa própria, mudar-se para outra região ou outro país, fazer uma longa viagem e coisas assim. Tudo isso agora vai se encaixar num todo sinalizando qual é o rumo da sua vida.
    De 6/10 a 19/11, Netuno estará agregando idealismo, sede de conhecimento e paixão pela diversidade social e cultural do mundo, fazendo com que você se relacione cada vez mais multiplamente, em todos os tipos de interação social, presenciais ou virtuais.
    De 2/11 a 1/12, Urano faz leve tensão com Saturno, indicando que sua família irá implicar com tanta interação social, mas se deixe perturbas, só você conhece seus objetivos.
    E de 14/11 até o fim do ano, Saturno recebe apoio suave de Plutão, indicando que a transformação que ocorre dentro de você está fluindo muito bem e prazerosamente com seus novos caminhos e círculos sociais, e que suas metas de vida estão ficando mais claras.
   
Aquário

    Para você, aquariano, Saturno entrou no setor profissional onde ficará por dois anos e meio, enfatizando a importância essencial do seu trabalho profissional. Salientando que o objetivo mais importante desse mister, qualquer que seja sua profissão, não é o dinheiro que vai ganhar, nem o poder que talvez exerça e nem mesmo o status social que este lhe concede. A razão maior para o exercício profissional é a sua participação, utilizando todos os seus conhecimentos e se regulando pelos seus elevados ideais, nas transformações que vão acontecer na ordem econômica e política do planeta. Você, aquariano, tem por missão resguardar os direitos do ser humano em geral e das minorias em particular, dos animais, do meio ambiente, do planeta vivo Terra e ainda mais: também das verdades e realidades místicas e espirituais.
    Assim, aquariano, se você estiver fazendo a coisa certa, se estiver seguindo sua vocação, se ama o que faz e se aufere satisfação íntima pelo bem que seu trabalho traz ao mundo, então Saturno certamente vai promover seu crescimento profissional, dar-lhe estabilidade e reconhecimento. Caso contrário, Saturno só lhe trará mais obrigações, tarefas árduas e penosas. E haverá até a possibilidade de você mudar de emprego, o que seria uma oportunidade para procurar um trabalho, função, empresa ou profissão mais de acordo com seus anelos.
    De 2/11 a 1/12, Saturno recebe leve tensão de Urano, de modo que toda aquela atividade social e intelectual, contatos, deslocamentos, etc. estará atrapalhando sua concentração no trabalho, podendo ser chamada a sua atenção para esse fato por algum superior. Tente ter mais disciplina no período.
    E de 14/11 até o fim do ano, Saturno recebe ajuda de Plutão, indicando que neste momento o plano astral o estará ajudando a conseguir e manter funções e responsabilidades no trabalho. O descanso mental adequado também será decisivo para você conseguir ter a concentração e a disciplina necessárias.
   
Peixes

    Portanto, pisciano, Saturno entra no seu setor intelectual onde permanecerá por dois anos e meio. Seu cérebro estará trabalhando a mil por hora. Saturno lhe dará concentração, persistência, determinação e resistência mental nos estudos, pesquisas e trabalhos intelectuais. Você vai desejar obter um conhecimento muito sólido em determinada matéria ligada a sua profissão, o que certamente vai levá-lo a cursar uma faculdade ou fazer pós-graduação e assim por diante. Não é raro que Saturno transitando nesse setor represente a necessidade de um período no exterior, estudando e trabalhando.
    O mais importante, no entanto, é a seriedade e o perfeccionismo que vão permear sua vida intelectual neste ano: você vai querer conhecer as coisas a fundo, para ter certeza do que vai falar ou fazer. Todas as ciências humanas estão muito favorecidas por essa posição de Saturno, e os temas escorpianos como psicologia, ciências ocultas, finanças, investigação, etc. estarão mais destacados. Mais uma vez, é clara a consciência de que o objetivo final de todo conhecimento e de toda atividade que você estará fazendo é a promoção espiritual da Humanidade.
    De 2/11 a 1/12, Saturno recebe leve tensão de Urano, indicando que certa instabilidade nas suas finanças vai atrapalhar seus estudos ou viagens, ou então que estes é que vão provocar a instabilidade.
    De 14/11 até o fim do ano, Saturno recebe ajuda de Plutão, portanto novos contatos sociais vão ajudá-lo em sua busca intelectual ou em viagens.