terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Horóscopo

17/9/15 A 21/12/17

EFEITOS DE SATURNO EM SAGITÁRIO PARA TODOS OS SIGNOS



    Saturno ingressou definitivamente em Sagitário em 17/9/15, e ficará neste signo por exatos dois anos, até 21/12/17. Júpiter, o regente de Sagitário, forma com Saturno um par de opostos, uma vez que o primeiro acelera, expande e transforma, enquanto que o segundo freia, reduz e consolida. No entanto, ambos os planetas comungam fortes pontos em comum: são mestres, são justiçadores, defendem a ordem social e valorizam o conhecimento. De modo que Saturno não está exatamente à vontade em Sagitário, o que trará excessos e desvios, mas também terá muitas de suas qualidades melhor expressas do que nunca. Sagitário estimula Saturno a focar sua séria atenção em sistemas de crença que têm um propósito, e em eficientes objetivos sociais, enquanto Saturno evoca o lado mais profundo e filosófico de Sagitário.
    Com esse trânsito, todos poderemos sentir a necessidade de aprender uma lição, pois afinal, a humildade monástica nos ensina que quanto mais sabemos, mais sabemos que sabemos muito pouco. Assim, poderá surgir o desejo de voltar aos estudos, seja em que nível for, ou mesmo iniciar o aprendizado numa área que nos seja totalmente desconhecida.
    Os impulsos por segurança do ego se farão aqui pela construção de uma filosofia de vida e cosmologia abrangente e renovadora, porém podendo rapidamente evoluir para um código inflexível, estreito e sentencioso. Buscamos sobretudo a compreensão das leis do mundo e uma orientação para a vida, mas podemos recair facilmente na intolerância moral, religiosa ou política, generalizando conceitos antes amplos e condenando tudo o que difere desses mandamentos. Nossa tendência para converter arrasantes suposições e opiniões morais e sociais em crenças absolutas sobre a realidade pode se converter em uma armadilha maior. Em Sagitário, os assuntos relativos ao poder e ao controle de Saturno estão relacionados com as crenças intelectuais sobre o homem, Deus e o universo. Talvez nos sintamos tentados a ditar a lei e ter a última palavra com respeito à correta conduta para as pessoas. Assim, poderemos ver crescer o fundamentalismo redutor de possibilidades, a intolerância e o preconceito religioso, cultural, étnico e sexual, a xenofobia e o acirramento das questões políticas e morais. O extremismo e o radicalismo poderão vir tanto de um lado como de outro de cada posição política, religiosa, social e sexual.
    Podemos nos tornar defensivamente resistentes a todas as crenças ou teorias que vão contra nossas ideias firmemente entrincheiradas, acerca dos grandes temas como são Deus, o pecado, a política, a pena capital, o aborto, a manipulação genética, a homossexualidade etc. Nossa estreiteza mental (frequentemente agravada pela propensão a abrir a boca), sugere que costuma nos faltar uma profunda compreensão daquilo que atacamos com toda a força.
    Porém, o talento organizador de Saturno pode tornar mais viável o vibrante idealismo de Sagitário. Saturno pode ajudar-nos a sustentar um brilhante e fugaz entusiasmo mental, a ponto das aspirações serem enfocadas com maior maturidade e autoconfiança. O fluxo de inspiração de Sagitário se afirma melhor e se dirige com eficácia para metas concretas. Saturno entrega a este signo orientado para o futuro um quadro mais claro do presente, que ajuda em grande medida quando para nós é tempo de apontar e disparar nossas flechas de inspiração. Mas é preciso evitar que o potencial de Saturno para o pessimismo pode estourar e ficar desmedido, ou ser exagerado de maneira irrealista, então se impede que o princípio sagitariano funcione em níveis mais espiritualmente elevados.
    Buscando o devido equilíbrio entre o planeta e o signo, poderemos descobrir que Saturno ajuda a fornecer limites sensatos a nossos processos de pensamento, evitando que realizemos teorizações sem sentido ou difusas divagações. Sendo assim, uma meta importante para os tempos de Saturno em Sagitário é aceitar de bom grado a disciplina mental, além de açular um profundo respeito por todos os canais valiosos do conhecimento sério, além de um senso de dever e compromisso concernente à perseguição de tal conhecimento. Assim, poderemos estabelecer princípios morais e crenças espirituais baseados em um código estrutural firme e pragmático, porém eticamente honesto. Nem sempre podemos obter, a princípio, o significado ou a relevância de certos conceitos abstratos ("distantes"), porém, na dedicada busca por saber a verdade que subjaz em tudo, e na atenta observação dos fatos para deles extrair acertados conceito filosóficos, nossa compreensão total pode melhorar à medida em que amadurecemos e aprendemos a aplanar os obstáculos com paciência e responsabilidade. Portanto, é de grande importância o correto desenvolvimento e o uso sensato da mente "mais elevada" ou mente superior. Saturno, então, pode apreciar os nobres conceitos, ainda quando não tenham uma aplicação prática.
    Saturno fornece a Sagitário a ambição, a perseverança e a capacidade de planejamento a longo prazo, que nos ajudam a nos esforçarmos para conseguir a excelência na educação, além de favorecer a concentração nos estudos, a disciplina mental e uma compreensão das técnicas de meditação. No melhor dos casos, Saturno em Sagitário nos impele a buscar realizações mentais significativas, que ajudam nossa cultura, em vez de simplesmente assegurar o poder material e a posição social. Podemos chegar a sentir que nossa missão de vida é iluminar a mente da sociedade de uma maneira responsável e bem informada, reconhecendo a necessidade de nos tornarmos mais seletivos com relação à maneira e o lugar onde colocamos nossa fé intelectual nas pessoas ou nas coisas. No melhor dos casos, a imparcialidade saturnina nos ajudará a desenvolver a sabedoria.
    Em relação à notória fé religiosa sagitariana, Saturno introduzirá a dúvida e o questionamento, exigindo uma prova do tempo (ou a prova dos nove), fazendo os testes da reorientação dos princípos filosóficos da espíritualidade real, antes de estabelecer convicções, ou até mesmo abalando convicções e costumes herdados da família e do meio social, cavalgando na tropa de choque do "cientificismo" e do ceticismo que grassam pela cultura ocidental, impulsionados pela mídia e pela noção de estado laico. Para alguns, poderá mesmo haver uma decepção, crise ou desilusão quanto às respostas religiosas tracicionais, ao que se seguirá uma solitária, angustiante e apaixonada busca da verdade ou do significado profundo da vida. De qualquer maneira, e avaliando otimísticamente, teremos a oportunidade de fazer de nossa busca espiritual algo consciente e não exclusivamente o resultado de pressões sociais às quais temos de nos conformar, considerando que, sem certa medida de fé em algo maior além de nós, o mundo em que vivemos pode acabar parecendo um lugar pouco amigável e nada confiável.
    Saturno em Sagitário já não permite ilusões e equívocos no que diz respeito ao universo e ás leis universais e proporá também um retorno á grande sabedoria dos povos antigos que tão bem conheciam os ciclos da natureza humana e usavam esse conhecimento para criarem harmonia entre seus semelhantes. Aqueles, portanto, que não se renderem apressada e comodamente ao estreito ceticismo materialista do "ver para crer", por vezes tão fanático como os mais extremistas fundamentalistas, terão a oportunidade de se beneficiar do debruçar acurado e disciplinado de Saturno sobre os ensinamentos espirituais de milhares de anos para vislumbrar a estrutura invisível do processo de expansão da vida e da consciência, bem como os mecanismos da lógica evolutiva que subjazem nos meandros de nossas biografias que, afinal, são temas sagitarianos.




ÁRIES

Para os arianos, durante os próximos 2 anos, Saturno estará no seu setor intelectual, fazendo-os sentir a necessidade de consolidar um rumo, uma direção na vida, seja filosófica, religiosa ou profissional. Seu cérebro estará trabalhando a mil por hora. Saturno lhe dará concentração, persistência, determinação e resistência mental para os estudos, pesquisas e trabalhos intelectuais que se farão necessários nessa busca. Você vai sentir a forte necessidade de obter um conhecimento muito sólido em determinada matéria, provavelmente ligada à sua profissão ou à profissão desejada, o que certamente vai levá-lo a cursar uma faculdade ou fazer pós-graduação e assim por diante. Não é raro que Saturno transitando nesse setor o leve a viver um período no exterior, estudando e trabalhando.
    O mais importante, no entanto, é a seriedade e o perfeccionismo que vão permear sua vida intelectual neste ano: você vai querer conhecer as coisas a fundo, para estar sempre muito certo e seguro do que vai falar ou fazer. Todas as ciências humanas estão muito favorecidas por essa posição de Saturno, e os temas sagitarianos, como filosofia, política, sociologia, literatura, música, etc., são os mais destacados.
  De 16/10 até o fim do ano, conflito entre a razão e a fé: os novos conhecimentos que você vem adquirindo, pelos estudos ou pesquisas que vem realizando, entrarão em conflito com sua formação religiosa ou mística. Você estará questionando seus ideais religiosos e filosóficos, e isso será bom, pois esse questionamento vai revelar novas e poderosas verdades espirituais que complementarão sua sede de saber.
TOURO

Os taurinos, durante os próximos 2 anos, com Saturno em Sagitário no setor financeiro, estarão focando em duas coisas.
    Primeiro, estabelecer objetivos para sanear completamente tudo o que diz respeito à vida material, seus bens, suas dívidas e seus recursos. Metas que incluirão comprar imóveis, fazer investimentos diversos, contratar seguros, obter crédito financeiro, ou seja, muita negociação. No caso de haver processos na justiça, financeiros, trabalhistas ou cíveis (nesse caso, resultado de possível divórcio devido à passagem anterior de Saturno por Escorpião), será hora também de se dedicar com toda a concentração a resolver tudo isso. Se houver dívidas, terão de ser renegociadas; contratos poderão ser renovados e assim por diante, lembrando que o prazo predileto de Saturno é de 30 meses; portanto, esse é o tempo a considerar para investimentos, aluguel, justiça, financiamento ou parcelamentos.
    Segundo, cuidar da sua energia física, mental e sexual. Para tal recomenda-se ingressar em programas de energização que utilizem técnicas de meditação, yoga, tantra e outras, orientais ou ocidentais. O objetivo é obter equilíbrio e uma melhor relação entre o que você ingere (alimento, ar, energias) e o que você consegue produzir em termos de atividade física e mental. Nesse processo, o sexo pode se tornar muito importante. Para alguns taurinos, se não houver esse equilíbrio, o sexo poderá até se tornar obsessivo, enquanto que outros poderão sofrer um bloqueio do fluxo energético, do prazer e do interesse. Estudar, conhecer-se, buscar terapias sérias e trabalhar isso em você é a maneira de conseguir esse equilíbrio que muito vai beneficiá-lo.
De 16/10 até o fim do ano, Saturno recebe tensão de Netuno, indicando que os compromissos financeiros assumidos em função de seus novos interesses sociais (sociedades, clubes, ongs, etc.) poderão comprometer seriamente suas finanças. Existe certo grau de idealismo nestes interesses, em comunhão com seus novos amigos, mas você deverá considerar que se não puder dispor dos recursos necessários por um período suficientemente longo, seus esforços terão sido em vão. O mesmo vale quanto a objetivos mais pessoais, como mudar-se de cidade, viajar, etc; tente conciliar os sonhos com sua realidade financeira.

GÊMEOS

Para os geminianos, Saturno está no setor do amor e do casamento, onde permanecerá pelos próximos dois anos, período no qual os geminianos solteiros têm grande possibilidade de se casar. Se você já está noivo ou namorando firme, este ano pode ser o momento ideal para o casamento. Para os que estão sós, haverá muitas oportunidades de conhecer uma pessoa interessante, como vimos ao longo deste horóscopo. Mas Saturno em Sagitário está aí para lembrar você de que o objetivo do atual ou de um novo relacionamento, a médio prazo, é esse: casamento. Então, procure conhecer as intenções do seu parceiro!
    Agora, para os geminianos casados, esse trânsito pode significar o fim do casamento, especialmente para aqueles cujo casamento dura em torno de 4, 7, 12 ou 21 anos. Se a crise puder ser contornada, esse é o momento de renovar e reforçar os laços que unem o casal; mas se o casamento sobrevive apenas por inércia, ou por conta das aparências, a separação pode ser a melhor coisa a se fazer.
    Porém, o setor do amor e do casamento também é o setor das sociedades comerciais, então, pode ser esse o momento em que você estará formando sociedade, abrindo uma empresa ou mesmo estabelecendo uma sólida parceria de trabalho. Como no caso dos casados, para quem tem sociedades de longa data, pode ser este o momento da dissolução.
    Seja para amor ou sociedade, as pessoas envolvidas certamente terão destacados no mapa astral delas os signos de Capricórnio ou de Aquário, para verificar, é só conseguir a data de nascimento delas e fazer uma consulta rápida.
De 16/10 até o fim do ano, todas as questões ligadas ao relacionamento, planos de casamento ou de separação, estarão intimamente envolvidas com as mudanças que você está promovendo na sua carreira profissional. Possivelmente a importância do seu momento profissional o leve a desejar retardar o casamento (ou a se separar de vez). Ou então, o fato de você desejar renunciar a uma carreira de muitos sacrifícios, para encontrar a felicidade algures, o leve a abrir mão também dos compromissos matrimoniais.
   
CÂNCER

Desde o início do ano, Saturno está no setor do dia-a-dia profissional e doméstico de Câncer, onde permanecerá até dezembro de 2017, período durante o qual o principal foco, o principal assunto em toda a sua vida será a atividade profissional. Representa uma época de grande atividade e muitas responsabilidades no trabalho, muitas solicitações, e talvez acúmulo de tarefas. Pode-se dizer que você vai trabalhar por dois. Esse trânsito geralmente acontece quando alguém ingressa em um emprego novo, no qual vai precisar mostrar serviço por um bom tempo até conseguir uma promoção. Pode significar também que aquela promoção há muito esperada no seu emprego atual finalmente será obtida, porém, com ela virão mais trabalho e responsabilidades.
    Em outros casos, esse trânsito indica alguém que se casa ou vai morar só e trabalha, então, durante esse período, de qualquer maneira, terá de enfrentar uma jornada dupla. Uma vez que esse setor refere-se tanto às atividades no local de trabalho, como as atividades e responsabilidades domésticas. Incluindo os cuidados com crianças, uma vez que Saturno acaba de vir do setor dos filhos.
De 16/10 até o fim do ano, você sentirá que os esforços que está fazendo para estruturar sua rotina, especialmente no trabalho, o levam a se comprometer com condutas e procedimentos que vão de encontro aos ideais e convicções que está abraçando a partir de seus estudos e pesquisas. Conflito entre ter de se submeter às leis cruéis do capitalismo e o chamamento espiritual e filosófico que o leva a se sensibilizar com os infortúnios deste mundo.

LEÃO

Saturno está no setor das criações e recreações dos leoninos, e aqui, durante os próximos dois anos,  muita coisa vai acontecer. "Criações", porque se você for um artista, ou esportista, Saturno vai agora ajudá-lo a atingir metas específicas de produção, êxito e sucesso! Você terá concentração, vigor, determinação e capacidade de luta redobradas a partir de agora. Se você ainda não é profissional, este é o período em que isso se realizará. Se você já é profissional, este é o momento de obter reconhecimento e atingir metas bastante concretas!
    Criações também significa filhos, se você está planejando ter filhos, este período é indicado para tal. Por isso também é o momento de gradualmente começar a levar a vida amorosa mais a sério. Se você é daqueles que só gosta de ficar, agora vai se interessar em namorar; se você namora, mas seus namoros não duram mais que alguns meses, que tal encontrar a pessoa certa e começar um namoro estável e durável? Se você é daqueles que namora há anos (ou até mesmo está noivo), bem, agora pode ser a hora de pensar em se casar. Simplificando, Saturno no setor do amor pede objetividade para atingir uma meta no amor, até mesmo pensar em filhos. Reflita!
    "Recreações" porque, para alguns leoninos, mormente para aqueles que já fizeram tudo isso aí que citei acima, Saturno no setor do lazer pode simplesmente significar que agora você vai desfrutar a vida com mais dedicação, dar mas tempo para você mesmo! Se você sempre quis voltar a pintar ou escrever um livro, agora é a hora. Ou simplesmente fazer aquele cruzeiro tão sonhado. Ou tão somente dedicar mais tempo às atividades físicas, artísticas e também aos amigos e aos filhos.
E de 16/10 até o fim do ano,
Saturno recebe tensão de Netuno, então essas preocupações e tarefas poderão estar desequilibrando suas energias físicas e mentais, e também suas finanças! Cuidado com excessos em todos os sentidos, não queira provar nada, não tente ser mais do que é. Zele também pelo bem-estar na vida sexual. Você estará tentando estruturar ou formalizar um romance, ou planejando ter filhos, ou consolidar uma carreira e uma obra envolvendo arte, esporte ou administração, no entanto, as energias parecem se dissolver, a energia desaparece, o dinheiro não surge ou não basta, e você tem ímpetos de desistir de tudo. Esse momento é delicado, você precisa ouvir seu coração para compreender seus verdadeiros desejos. Nem sempre o que aparenta ser o certo para o mundo será adequado para você. Use a intuição, siga seus "insights", medite, ouça a voz interior para fazer o que tem de ser feito.
VIRGEM

Para os virginianos, Saturno está no setor familiar e doméstico, que será agora o principal foco de atenção e preocupação até 2017. As mais claras interpretações desse trânsito astrológico são: 1. você vai se esforçar para comprar seu próprio imóvel, ou 2. você vai se casar e constituir família. Porém, se você já tem seu imóvel, pode ser o momento de reformar, trocar ou adquirir outro. Se você já é casado, pode ser o momento de fazer algo para melhorar e fortalecer o casamento e os laços familiares, ou, em alguns casos, se o casamento estiver com problemas, Saturno pode determinar seu fim. Saturno é o planeta que constrói onde o terreno está vazio, ou demole a construção existente se sua estrutura estiver comprometida, ou ainda, reforma, refaz e reforça. Isso depende do seu status na vida e também do dia e hora em que você nasceu. Para mais detalhes, faça uma consulta astrológica.
    Outra consequência possível desse trânsito que durará três anos (então os fatos podem acontecer agora ou só lá na frente) é obviamente uma mudança de moradia, portanto de bairro, cidade, estado, etc.
De 16/10 até o fim do ano, acontece um dos mais fortes aspectos astrológicos de 2015: quadratura (ângulo reto) entre Saturno e Netuno. Será um aspecto desafiante. Você estará empenhado em adquirir a casa própria, ou uma casa maior ou melhor localizada, pensando no bem-estar da família, mas as experiências pelas quais seu cônjuge vem passando poderão desviá-lo ou desmotivá-lo desse intento. Isso pode acontecer porque seu parceiro estará passando por experiências místicas ou dolorosas. No primeiro caso, seu companheiro está buscando uma transcendência espiritual, em contato com dimensões imateriais da vida e, portanto, pouca ou nenhuma importância está dando para as conquistas materiais. No segundo caso, uma experiência de forte dor pessoal pode acarretar um desequilíbrio emocional e antecipar ou acompanhar o envolvimento com álcool ou outras drogas, de modo que você não possa contar com um parceiro em condições de apoiar e partilhar de seus esforços.

LIBRA

Saturno está no setor dos contatos e deslocamentos cotidianos, onde permanecerá por 2 anos, dando foco total à necessidade de estabelecer, consolidar e selecionar seus contatos sociais. Assim, você precisará saber exatamente as seguintes coisas. Quais os lugares que realmente é importante para você frequentar? Quais as redes sociais que deve manter atualizadas porque lhe trarão de fato algum benefício ou amizade verdadeira? Ou seja, você terá de valorizar o sentimento, a confiança, a amizade, a honestidade e a justiça de todas as relações; e terá de desprezar tudo que não tenha uma finalidade ou seja útil para o crescimento mental e moral do ser humano.
    Essa influência também fará você refletir e trabalhar pelas suas formas de comunicação. Se for fraco em informática, que tal fazer um bom curso? Se lhe faz falta uma língua estrangeira, é o melhor momento para começar a estudar! O mesmo vale para meios de transporte: se precisa de um carro, comece a investir em um! Por outro lado, se você gasta horas no trânsito e vive sedentariamente, que tal pensar em transportes alternativos, ou em eliminar a necessidade de tanto trânsito?
De 16/10 até o fim do ano, Saturno estará em ângulo tenso com Netuno, aspecto que será um dos mais marcantes do ano. Você está tentando consolidar sua integração ao lugar onde mora (talvez um novo lugar para viver), fazendo contatos e amizades, procurando dominar a linguagem e os códigos de comportamento; no entanto, surgem problemas estranhos ou incomuns atrapalhando sua rotina, como mentiras, ilusões, colegas com algum tipo de sofrimento ou problema, como adição a álcool ou drogas, e assim por diante. Ou então, você está se esforçando para concluir um curso que lhe será importante profissionalmente, mas o ambiente e os colegas fazem de tudo para lhe desviar do caminho certo. Ou ainda, você está se empenhando em aplicar no trabalho aquilo que aprendeu na faculdade, da maneira correta, ética e técnicamente, mas percebe que, no dia-a-dia, na prática, tudo é diferente, existe uma cultura de fazer as coisas seguindo a lei do mínimo esforço, fraudando, negligenciando ou desleixando. Tudo isso lhe causa frustração, e o desafio implícito aqui é conseguir ser, você mesmo, responsável por estruturar seus ideais e suas metas.

ESCORPIÃO

Para os escorpianos, Saturno vai a partir de agora e pelos próximos 2 anos trabalhar o setor financeiro. Isso significa que sua principal preocupação é organizar a vida material e financeira, de modo a conseguir uma sólida estabilidade e um equilíbrio permanente que garantirá sua tranquilidade e sua paz de espírito. Deverá ter perseverança, persistência e resistência para trabalhar duro. Precisará ter muita responsabilidade com o trabalho, com as fontes de renda e com a maneira como utiliza seus recursos. Deverá também ter combatividade para exigir e defender seus direitos, desde os menores até os maiores. Seja trocando uma mercadoria que não veio como você queria, seja reivindicando todos os seus direitos trabalhistas. Deverá também ter coragem e determinação para fazer investimentos sólidos e de grande monta, como, por exemplo, adquirir um imóvel por meio de um longo financiamento, se necessário for.
De 16/10 até o fim do ano, Saturno recebe ângulo muito tenso de Netuno, que será um dos principais aspectos astrológicos de 2015. Você estará tentando ganhar bem e construir seu patrimônio, seja trabalhando como empregado regularizado em uma empresa, seja montando construindo sua própria empresa, seja ainda com seu trabalho autônomo. Você estará lutando contra impostos que chegam a 40% de seus ganhos para equilibrar sua vida financeira e adquirir os bens que necessita e também os que deseja. Você estará imerso em um sistema capitalista consumista que instila em sua mente o desejos prementes e pressurosos de possuir uma série de bens que, bem pensado, são supérfluos. Pois bem, para isso você muito trabalha e se esforça com toda a determinação que consegue reunir em sua vontade.
    Por outro lado, Netuno no setor das criações e recreações, conforme veremos adiante, está lhe apresentando uma nova maneira de ver a vida: como desfrute e gozo, contemplação e indolência, descoberta e inspiração. Esse contraste pode levá-lo, para compensar toda a trabalheira, a excessos sensoriais: sexo, álcool, drogas, jogos, etc. A vida poderá lhe trazer amigos próximos ou um namorado presos a essas armadilhas, com alguma dose de sofrimento, melancolia ou depressão, e você se sentirá responsável por eles. Tais envolvimentos não só o distrairão do trabalho como também tendem a corroer suas economias. O desafio aqui envolvido é aprender a se estruturar para realizar suas metas e por meio de um trabalho no qual encontre um sentido transcendente e realizador, para evitar o risco de sucumbir à apatia e à desídia.

SAGITÁRIO

Tudo isso vale para todos os signos, mas é muito mais forte e especial para os sagitarianos. Saturno no seu signo solicita que você conserte, ordene e estabilize sua vida em todos os seus aspectos. Mudanças importantes e necessárias serão feitas nos quatro principais setores da vida: a própria consciência e personalidade, o relacionamento amoroso (ou as sociedades), família e moradia e, por fim, a carreira profissional. O trânsito de Saturno no nosso signo nos exige muito, mas se você cumprir o que ele pede, será recompensado com a estabilidade nos setores mais básicos da vida: equilíbrio psicológico e satisfação pessoal, casa e família, carreira profissional e casamento.
    No âmbito do próprio "eu", os sagitarianos são convidados a fazer o que for preciso para fortalecer a autoconfiança, o equilíbrio psicológico, o conhecimento e o respeito dos próprios limites. Precisará ser assim, pois para realizar mudanças tão importantes, e muitas vezes simultâneas, você terá de ter calma, clareza mental, determinação, persistência, prudência, frieza, autocontrole, coragem e responsabilidade. Com o tempo (esse trânsito dura 3 anos), você adquirirá uma forte auto-estima, uma grande satisfação em ser quem você é, e também ganhará o respeito e a consideração das pessoas.
    Quanto ao relacionamento amoroso, se você está só, nesse momento tende a surgir uma pessoa que será importante na sua vida, resultando numa relação estável e duradoura, enquanto namoro e com um forte viés de casamento. Se você já está numa relação estável, namorando ou noivando, então é chegada a hora do casamento! Você pode inclusive consultar um astrólogo confiável para solicitar um mapa de eleição, que elege o melhor momento astral para o casamento acontecer e vir a ser bem-sucedido. No entanto, se você já está casado há algum tempo, e se seu casamento vem passando por crises, ou está morno, tedioso e sem graça, pode ser esse o momento de optar pela separação. Isso tende a acontecer com casamentos que tem 4, 7, 12 ou 21 anos de duração, aproximadamente.
    A passagem de Saturno por seu signo poderá também coincidir com decisões sobre a moradia: comprar, reformar, mudar-se de casa, bairro ou mesmo de cidade. Possivelmente, esses processos incluirão oposições e discussões com a família. Para quem mora com os pais, pode ser o momento de optar por bater asas e voar.
    Finalmente, esse trânsito trará o desejo de consolidação da carreira profissional, e muitas vezes a insatisfação com o atual emprego ou com seus empreendimentos. Neste momento, você poderá optar por mudar de emprego, ou terá inconscientemente atitudes no trabalho que concorrerão para sua demissão. Poderá igualmente desmanchar uma sociedade ou mesmo abrir uma empresa. Alguns poderão até mesmo mudar de carreira.
De 16/10 até o fim do ano, Saturno recebe um ângulo muito tenso de Netuno, aspecto que será um dos mais importantes do ano. Você estará tentando, como vimos, aprimorar sua personalidade, ser uma pessoa melhor, de acordo com os ideias sagitarianos que adotou, sejam eles políticos, religiosos ou filosóficos. No entanto, a família como um todo ou um familiar em particular, critica, combate e até mesmo zomba de você e de seus ideais, corroendo sua autoconfiança e perturbando sua compostura. Ou você está se dedicando a construir um relacionamento sério e estável, mas a família se opõe, tenta impedir, deprecia e avilta a pessoa que você escolheu para ser seu par. Ou então, você está se esforçando para edificar uma sólida carreira profissional, mas um familiar insiste em menosprezar, questionar e desdenhar a empresa em que você trabalha, sua própria empresa ou mesmo a profissão escolhida, abalando assim sua autoconfiança e sua autoestima. A origem desses conflitos pode estar em um passado familiar de sofrimento, dor e carência ou, em alguns casos, você enfrenta o drama de ter um familiar, pai ou mãe doente, física, psicológica ou espiritualmente, ou até mesmo dependente químico. Seja como for, essas questões de família serão um dos focos a resolver nos próximos anos, como veremos adiante ao tratar de Netuno.

CAPRICÓRNIO

Para os capricornianos, seu regente, Saturno, está no setor espiritual e do subconsciente, estimulando-os a se dedicar à vida espiritual e buscar práticas que levem cada vez mais a um autoconhecimento profundo. Neste momento, a lição cósmica mais importante é que tudo começa no espírito, a essência precede toda existência e toda concretude material nada mais é que manifestação das energias espirituais. Em outras palavras, o que você é hoje é resultado de uma longa sucessão de vidas, perfazendo uma grande evolução, e esta evolução continua a acontecer neste exato momento, em todos os minutos do seu dia. Assim sendo, você vai buscar no conhecimento de si mesmo, que começa pela compreensão psicológica de seu subconsciente e de seu inconsciente profundo, o sentido e o significado da sua vida. Desta maneira poderá desenhar seu futuro, remodelando toda a estrutura da vida, inclusive a material.
    Este, portanto, é um excelente momento, que só se repete a cada três décadas, para você buscar uma terapia psicológica de qualquer tipo ou para ingressar em uma escola espiritual ou mística da linha que mais o encantar. Em termos mais simples, será grande a necessidade de viver a maior parte do tempo num ambiente calmo, silencioso e reservado, para repor suas energias e também para poder desenvolver suas faculdades mentais ao máximo.
De 16/10 até o fim do ano, Saturno recebe um ângulo fortemente tenso de Netuno, que será um dos mais importantes aspectos do ano. Você está tentando seguir um caminho espiritual, buscando o recolhimento, a meditação e os estudos elevados, para evoluir e se aproximar mais do eu interior, do deus dentro de você; no entanto, a seu redor, as pessoas com quem convive, irmãos, colegas ou vizinhos, estão envolvidas com álcool, drogas e concupiscência, ou simplesmente imersas em uma cultura sórdida, devassa, dissoluta e cínica. Ou então, você está buscando numa terapia psicológica atingir um melhor conhecimento de si mesmo, para poder melhorar como pessoa e encontrar a paz e o equilíbrio psíquico e emocional; no entanto, a baixeza, a pequenez, a torpeza e a fatuidade das pessoas ao redor acabam por esmorecê-lo desses propósitos. O desafio aqui envolvido é não se deixar influenciar nem se abalar pelo que vê em seu entorno, e seguir firme rumo a suas convicções e ideais espirituais e morais.
AQUÁRIO

Para os aquarianos, Saturno está transitando pelo seu setor da vida social e da busca de suas metas de longo prazo pelos próximos 2 anos, dando ênfase à sua necessidade de se encaixar socialmente, encontrar os círculos dos quais deseja fazer parte, e fazer por merecer sua inclusão neles, além de brilhar, alcançar sucesso e destaque pessoal. Essa necessidade advém da sua grande consciência social, ética e política. Você deseja deixar sua marca no mundo, deseja participar, e esse é o momento para fazê-lo. A vontade de ser conhecido, de ser popular, tornou-se muito comum atualmente, com o advento das mídias sociais, nas quais todos querem ter milhares de “amigos” ou de “seguidores”. Mas no seu caso, aquariano, isso é uma necessidade vital pois faz parte da sua natureza.
    Porém, o setor agora ativado por Saturno também remete a outras metas e objetivos pessoais, de foro mais particular, coisas que você vem perseguindo há muito tempo, como ter sua casa própria, mudar-se para outra região ou outro país, fazer uma longa viagem e coisas assim. Tudo isso agora vai se encaixar num todo sinalizando qual é o rumo da sua vida.
De 16/10 ao fim do ano, Saturno recebe um ângulo fortemente tenso de Netuno, que será um dos principais aspectos astrológicos de 2015. Você estará tentando consolidar sua presença e participação efetiva em determinados círculos sociais (clubes, associações, ONGs, etc.) mas a instabilidade de sua vida financeira atrapalha, pois o dinheiro parece escapar como água por entre seus dedos. Ou você está se empenhando em alcançar objetivos pessoais de longo prazo, como a compra de um imóvel, o financiamento de uma longa viagem, mas o trabalho que lhe dá o sustento não rende, ou você sente que está gastando seu tempo e sua energia em uma atividade sem sentido e em desacordo com seus ideais. Ou ainda você deseja ser visto como alguém bem sucedido, integrado, festejado pelos amigos e pelos iguais, no entanto, sente que os valores que o meio social sanciona e legitima não são aqueles que lhe falam ao coração. O contexto desses conflitos pode envolver um quadro de pobreza crônica, ou o escapismo por meio de álcool ou outras drogas. O desafio aqui encerrado é o de perseguir suas legítimas metas de vida, e não as metas da maioria, e buscar uma maneira de utilizar seus talentos produtivos em conformidade com seus próprios valores, obtendo assim um sentido transcendente para sua atividade laboral.

PEIXES

Para os piscianos, Saturno está no setor profissional onde ficará por 2 anos, enfatizando a importância essencial do seu trabalho. Salientando que o objetivo mais importante desse mister, qualquer que seja sua profissão, não é o dinheiro que vai ganhar, nem o poder que talvez exerça e nem mesmo o status social que este lhe concede. A razão maior para o exercício profissional é a sua participação, utilizando todos os seus conhecimentos e se regulando pelos seus elevados ideais, nas transformações que vão acontecer na ordem econômica e política do planeta. Você, pisciano, tem por missão evocar a importância das verdades e realidades místicas e espirituais.
    Assim, se você estiver fazendo a coisa certa, se estiver seguindo sua vocação, se ama o que faz e se aufere satisfação íntima pelo bem que seu trabalho traz ao mundo, então Saturno certamente vai promover seu crescimento profissional, dar-lhe estabilidade e reconhecimento. Caso contrário, Saturno só lhe trará mais obrigações, tarefas árduas e penosas. E haverá até a possibilidade de você mudar de emprego, o que seria uma oportunidade para procurar um trabalho, função, empresa ou profissão mais de acordo com seus anelos.
De 16/10 ao fim do ano, Saturno estará recebendo um ângulo muito tenso de Netuno, que será um dos mais importantes aspectos astrológicos de 2015. Você estará tentando construir uma sólida carreira profissional, seguindo todas as regras do livro, todos os códigos de conduta e ética da profissão escolhida; no entanto, há um forte sentimento de insatisfação dentro de você, como se, no fundo, você não quisesse fazer nada disso, como se quisesse estar bem longe, numa praia distante, sem nada para fazer. Ou então, você está se esforçando por obter sucesso e reconhecimento profissional, construindo uma persona profissional perfeita, o que é obviamente importante para ganhar dinheiro e ter uma vida bem-sucedida; no entanto, em seu íntimo, você não valoriza tanto o sucesso em si, a aparência, você tem consciência de que tudo isso é irrelevante e vazio, que o que realmente importa é a integridade e a paz que só encontra em sua verdadeira realidade espiritual. Ou ainda, você tem consciência de que os valores próprios da sua profissão não são verdadeiros, não são éticos ou não atendem às verdadeiras necessidades das pessoas, você se rebela e pensa em desistir. Possivelmente, essas contradições resultarão em renúncia e pobreza (por se recusar a fazer o que tem de ser feito), ou em atitudes escapistas como álcool ou outras drogas, misticismo, música, cinema, etc., que o transportam para uma realidade alternativa quando não está trabalhando, ajudando assim a suportar essa vida. O desafio aqui implicado é reavaliar sua vocação, decidir se é isso mesmo o que você deseja fazer nessa vida, se é isso que você tem para dar ao mundo. E, então, descobrir maneiras concretas de dar forma e sustentação a seus verdadeiros ideais.

Lucas Aureli - outubro de 2014